Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Eliza Lima

HD Seagate SSHD placa logica queimada

Recommended Posts

Boa tarde! Fui viajar quando voltei meu PC não ligou mais... foi verificado que uma descarga elétrica queimou a placa-mãe e a mesma queimou a placa logica do meu HD Seagate SSHD modelo ST1000DX001. Tenho documentos importantes dentro dele e levei para uma empresa avaliar. Foi diagnosticado que o chip da placa logica foi danificado e por isso não haveria como recuperar a placa logica e também não haveria possibilidade de trocar a placa logica por outra igual pois cada placa possui um codigo que só funciona naquele HD e que mesmo se encontrar outra placa idêntica não ha possibilidade de recuperação dos meus dados. Alguem já passou por isso? Conseguiu resolver? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ouvi falar muito do procedimento de substituição da placa controladora do HD por outra idêntica para recuperar um dispositivo danificado, mas nunca me aprofundei muito. Procurando informações na net pude verificar que se trata de um procedimento arriscado. Por quê? Vejamos.

 

O controlador do HD tem informações a respeito da maneira como os dados estão distribuídos no disco magnético, incluindo aí setores realocados. Trocar a placa controladora poderia implicar numa leitura errada do conteúdo do disco, além de gravações inapropriadas. Em suma, substituir uma placa lógica poderia comprometer os dados contidos no disco. Nas fontes que busquei não encontrei informações a respeito de "um código" específico, mas essa rotina pode explicar o nome que deram ao explicar a situação para ti.

 

Apesar do caso provavelmente ser de danos na placa controladora, não dá para se ter certeza de que seja apenas isso. Pode ter havido algum dano interno e recolocar em uso o disco pode comprometer a integridade dos dados contidos nele.

 

Trocar a placa controladora é um procedimento possível. Deve-se escolher o mesmo modelo de HD, com o mesmo layout, mesma revisão, tudo idêntico, e então substituir a placa danificada pela outra. Depois retorna-se ao computador para verificar se o dispositivo é reconhecido pela BIOS/UEFI e se os dados são acessíveis. Como a empresa de recuperação te deu certeza de que os dados não são recuperáveis, tentar proceder dessa forma pode ser o teu último recurso. ATENÇÃO: antes de fazer isso, procure outra empresa de recuperação de dados. Talvez haja quem faça esse trabalho, mas os custos podem ser bem elevados. O quanto valem seus dados só você poderá avaliar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Zeca Pagodinho muito obrigada pela atenção... bom... acho q eu não tenho muita escolha... porque se a placa não vai voltar a funcionar, mesmo os dados estando intactos dentro do HD eu não consigo acessa-los ..logo já perdi eles.. Então já q eu já perdi meus dados não tenho nada a perder em tentar.... só gostaria de saber se pelo fato de ser SSHD tem alguma diferença no risco...porque vi varias pessoas trocando a placa e dando certo mas nenhum era HD SSHD.

    Editado por Eliza Lima

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    7 minutos atrás, Eliza Lima disse:

    @Zeca Pagodinho muito obrigada pela atenção... bom... acho q eu não tenho muita escolha... porque se a placa não vai voltar a funcionar, mesmo os dados estando intactos dentro do HD eu não consigo acessa-los ..logo já perdi eles.. Então já q eu já perdi meus dados não tenho nada a perder em tentar.... só gostaria de saber se pelo fato de ser SSHD tem alguma diferença no risco...porque vi varias pessoas trocando a placa e dando certo mas nenhum era HD SSHD.

     

    Pois então... desculpe-me não ter procurado informações específicas sobre o modelo do dispositivo. Não tinha me dado conta de que se tratava de um HD Híbrido. Neste caso a troca da placa lógica substituirá também o cache em SSD, mas não deve diferir em nada em relação ao procedimento com um HD. Vide a imagem a seguir:

     

    Seagate-Desktop-SSHD-Circuit-Board-editado.jpg.c126c315d16c6b2d1dd6d4760e87e6ce.jpg

    Fonte (imagem editada): http://www.storagereview.com/seagate_desktop_sshd_review

     

    A parte em destaque é o chip de memória NAND que faz o papel de cache de disco. Essa placa é aquela que deverá ser substituída, mas como o teu SSHD é produto recente, talvez não seja fácil encontrar uma placa controladora disponível: geralmente elas vêm em produtos avariados, mas cujo problema tenha sido com o disco e não com o circuito impresso (de nada vai adiantar se pegares um disco com placa controladora queimada, também).

     

    Observe essa outra imagem:

     

    StorageReview-Seagate-Desktop-SSHD.thumb.jpg.db1f97b52ef4284c8017f4029dde563e.jpg

    Fonte: http://www.storagereview.com/seagate_desktop_sshd_review

     

    A imagem é do modelo de 2TB, mas a tampa do teu SSHD tem essas mesmas informações. Atentar para as linhas MODEL e FW. Precisarás de uma placa lógica de um dispositivo com esses mesmos números (do teu SSHD, é claro). Alguns dizem que não é importante que o FW seja o mesmo, mas essa informação é controversa, melhor que seja o mesmo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Zeca Pagodinho muito obrigada!!! vou tentar mais uma opinião... se realmente não der ..ai tento fazer isso. 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Estive pensando... talvez o conjunto cache + HD seja inseparável, ou seja, compartilhem um código identificador dessa unidade, de modo que trocar a placa impossibilite acessar o conteúdo do HD da forma como ele era: não aparecerá o conteúdo do disco, o sistema operacional não terá acesso ao sistema de arquivos. Entretanto, tendo acesso ao HD, daria para rodar algumas aplicações para recuperar arquivos gravados lá. Enfim, acho que se encontrares um pessoal capacitado, tens como recuperar os arquivos, seja com o uso de uma placa lógica em substituição ou acessando o disco diretamente (via laboratório ultra clean + material especializado).

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×