Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para montar computador


Posts recomendados

Olá pessoal bom dia, sou mt leigo no assunto, mas pesquiso muito e converso com amigos que entendem, mas peço que me ajudem, quero montar um PC GAMER, irei jogar tb jogos não estão pesados, um GTA VICE CITY tipo assim, mas a finalidade mesmo é pra ter um PC bom pra fazer edições de video, usar programas que uso pra estudar música também, etc, mas não precisa ser o melhor dos melhores, minha intenção é uma placa-mãe boa, um processador i5 7ª geração, uma placa de vídeo Gtx 1050 ti 4gb, memoria: a principio um HD de 1tb e um ssd de 120gb para inicializar o windows e alguns programas, ram de primeira comprarei um 8gb e depois mais uma de 8gb ou as duas juntas dependendo do orçamento. Eu sei mais ou menos o que quero porém sei que tem algumas coisas que tem que ter compatibilidade, me ajudem por favor, a placa-mãe sei que tem que ser compatível com o processador no socket, mas e a ram e a placa de vídeo? Uma ram DDR4 ai a placa-mãe seria DDR4 tb? e a frequência da RAM? Exemplo: 2133 mhz tem que ser compatível também? E Quanto maior  a frequencia da ram ela é melhor? faz muita diferença uma de 1600 mhz para uma de 1800? vale a pena investir mais por 200 mhz por exemplo? mais o que deve ser compatível?  vou  montar o PC do zero, se puderem alem de esclarecer as dúvidas também me dar dicas fico muito grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jobson Fonseca Fala amigo, bom dia!

Vamos por partes. Primeiro vou testar responder suas perguntas, depois vamos para as recomendações.

3 minutos atrás, Jobson Fonseca disse:

placa-mãe sei que tem que ser compatível com o processador no socket, mas e a ram e a placa de vídeo?

A memória ram tem que ser compatível com a placa-mãe também. Exemplo: se sua placa-mãe for DDR4 suas memórias ram também deverão ser. A placa de vídeo é um caso à parte, elas não acompanham a placa-mãe e as memórias ram. As placas de vídeo mais novas são DDR5, se sua placa-mãe tivesse que ser DDR5 também pra essa placa funcionar, simplesmente não existiria uma placa apta a fazer isso. Aprofundando mais nessa questão da placa de vídeo, você vai ver que algumas são PCI Express x16 3.0 e você vai ver na sua placa-mãe que ela é 2.0. Não se preocupe, as placas de vídeo são retrocompatíveis.

 

7 minutos atrás, Jobson Fonseca disse:

Uma ram DDR4 ai a placa-mãe seria DDR4 tb?

Já respondi sem querer ali em cima.

 

8 minutos atrás, Jobson Fonseca disse:

e a frequência da RAM? Exemplo: 2133 mhz tem que ser compatível também?

Vamos lá, essa questão é mais chata. As frequências de pentes de memórias diferentes não precisam ser iguais e nem a quantidade de memória de cada pente. Você pode ter um pente de 4Gb trabalhando a 2400mhz e um pente de 8Gb trabalhando a 2133mhz sem problemas. Mas aí é que está a coisa. O sistema sempre vai se igualar por baixo, ou seja, a memoria de 2400mhz vai trabalhar a 2133mhz pra acompanhar a outra memória, sacou? E a coisa ainda fica pior. Se sua placa-mãe ou seu processador nao aceitam frequencia maior que 2133mhz, não importa se você colocou 2 pentes de 2400mhz, eles vão trabalhar a 2133mhz.

 

13 minutos atrás, Jobson Fonseca disse:

E Quanto maior  a frequencia da ram ela é melhor? faz muita diferença uma de 1600 mhz para uma de 1800? vale a pena investir mais por 200 mhz por exemplo?

Com certeza sim, quanto maior a frequencia melhor. A diferença não é tão significativa nos jogos, você vai ganhar cerca de 3~10 fps trocando a frequencia da memória, o que pra mim, não vale a pena o investimento se você já tem algum pente.

 

16 minutos atrás, Jobson Fonseca disse:

mais o que deve ser compatível?

Um ponto à se prestar atenção é a compatibilidade da placa-mãe com a 7ª geração dos processadores Intel. As placas mães mais básicas foram feitas para a 6ª geração com suporte à 7ª, portanto, devem ter a BIOS atualizada para funcionarem.

 

Um ponto crítico que você não mencionou é a fonte! É de suma importância que sua fonte suporte todos o seu sistema de forma segura. Acredite, investir em uma boa fonte é o melhor investimento que você faz! Nesse caso uma fonte de 430W daria conta tranquilo, mas se quiser uma margem maior pegue uma de 500W. Procure marcas confiáveis como Corsair e outras já renomeadas no mercado.

 

Ufa! Agora vamos à indicações.

 

A primeira pergunta é: o que você pretende com o seu computador?

Eu vi que você quer um PC Gamer e tal, mas o jogo que você mencionou já é bem antigo e roda em praticamente qualquer pc básico hoje em dia! O computador que você montou está completamente superdimensionado.

Um i5 da 7ª geração consegue aguentar até uma GTX1070, que combinados com os 16Gb de ram que você está querendo colocar, rodam QUALQUER jogo de hoje em dia em Full HD, na qualidade mais alta possível, com no mínimo 60fps.

 

Essa placa de vídeo que você mencionou (GTX1050Ti) é uma excelente placa, mas não está combinando com o resto dos componentes, visto que vai sobrar muito processador pra essa placa de vídeo, dando gargalo nela.

 

A segunda pergunta é: qual o orçamento disponível? Com base nisso podemos escolher peças mais equilibradas para não dar gargalo em nada.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa valeu demais por todas respostas, ajudou muito. Só pra deixar claro, ainda não montei o PC eu vou montar, falei o vice city mas jogaria o GTA 5 tb entende? Na Vdd é pra usar mais programas e ter um PC bom tb não MT caro. Eu qro usar o i5, a gtx 1050 ti 4gb, etc...

Gostei das dicas, e

 

respondendo as perguntas eu irei jogar tb, jogos como forza, etc, mas mais para ter um ótimo pc e rodar meus programas de edição de vídeo q não sao.estão pesados mas no meu PC trava, qro.rodar tranquilo, o Camtasia por exemplo...

 

Sobre o processador e placa de vídeo, o i5 pelo preço em relação ao i3 eu prefiro investir no i5, mas a placa de vídeo 1070 tá acima do meu orçamento, como.disse qro um PC bom mas em conta, queria combinar ele com a 1050 ti, e talvez em vez de 2 pentes de 8gb de ram eu use então 2 pentes de 4gb gastando menos, você acha q já me atenderia pelo q qro? Você acha q eu deveria pegar um i5 de geração inferior para rodar legal com a 1050 ti? porque a princípio eu ia montar o PC com a gtx 750 ti de 2gb q não vale a pena , ia ser menos memória ainda mas a 1050 ti 4gb tá otimo pra mim pelo valor. Cara por mais ou menos q cálculo tudo comprando os componentesna internet daria uns 3.000 ou até menos, depende de n fatores como marca e tal, na spot aí de 2.500 á 3.000 ou até menos, o que puder me ajudar mais ou menos nessas configurações e até mais barato.. E ajudou DEMAIS ja valeu mesmo cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jobson Fonseca Agora suas intenções ficaram mais claras.

Pelo que sei, os programas de edição de vídeo, na hora de renderizar, exigem muita memória ram. Se você for fazer edições pesadas e tal aconselho manter os 16Gb.

Pelo o que que eu vejo pelo fórum afora, o i5 não está compensando. O Ryzen 5 tem apresentado um resultado melhor quando o assunto é multitarefa, apesar de apresentar um fps levemente menor nos jogos. O pessoal tem recomendado bastante o Ryzen 5 1400, que é suficiente para a maioria dos usuários que pretender fazer várias tarefas diferentes no computador e acaba saindo, as vezes, até mais barato. Eu não aconselho você comprar um processador de geração anterior somente pela placa de vídeo, até por que trocar uma placa de vídeo depois é bem mais fácil. Você pode manter a GTX1050Ti por enquanto, mas tenha em mente que ela vai limitar o desempenho do seu processador nos jogos. Uma coisa eu tenho certeza, você vai ter um excelente computador que vai durar muitos anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renan Louys Ramalho disse:

@Jobson Fonseca Agora suas intenções ficaram mais claras.

Pelo que sei, os programas de edição de vídeo, na hora de renderizar, exigem muita memória ram. Se você for fazer edições pesadas e tal aconselho manter os 16Gb.

Pelo o que que eu vejo pelo fórum afora, o i5 não está compensando. O Ryzen 5 tem apresentado um resultado melhor quando o assunto é multitarefa, apesar de apresentar um fps levemente menor nos jogos. O pessoal tem recomendado bastante o Ryzen 5 1400, que é suficiente para a maioria dos usuários que pretender fazer várias tarefas diferentes no computador e acaba saindo, as vezes, até mais barato. Eu não aconselho você comprar um processador de geração anterior somente pela placa de vídeo, até por que trocar uma placa de vídeo depois é bem mais fácil. Você pode manter a GTX1050Ti por enquanto, mas tenha em mente que ela vai limitar o desempenho do seu processador nos jogos. Uma coisa eu tenho certeza, você vai ter um excelente computador que vai durar muitos anos.

pois é, aos poucos fica mais claro.para que quero o PC. Ok, mas não irei realizar edições tão pesadas, uso o Camtasia 8, faço vídeos no YouTube e tal, você acha q o Corew Draw rodaria legal com as configurações q falei e dois pentes de 4gb totaliza do 8gb de ram? Pensei em abaixar a RAM não apenas pelo valor mas por que consome mais energia quanto mais RAM ne, por isso temo gastar energia e esquecer mais o PC em vão. Mas por isso tô perguntando, se você achar melhor mesmo os 16gb me fale por favor.  Realmente gastaria mais energia e esquenta mais? E se caso eu coloque 2x 4gb elas sendo 1860 MHz por exemplo atende bem? Ou pegar logo de 2133 MHz é melhor? 

 

 

Vi esse Ryzen é até ia montar o PC com amd mas qro montar com Intel mesmo, valeu pela dica amigo. Entendi, quero mesmo em torno dessa configuração, uma placa mais cara q isso agora não posso, entendi... Mas para tarefas normais por exemplo roda legal sem gargalo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jobson Fonseca Pra tarefas normais essa configuração é mais que suficiente. Acredito que 8Gb dê conta. Em relação ao consumo de energia das memórias: sim, quanto mais pentes mais consumo terá, porém, o consumo de energia das memórias ram é baixíssimo, não fazendo uma diferença preocupante. A frequencias das memórias vai do seu bolso, se puder pegar uma frequencia maior, beleza. Se não puder não fará tanta diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jobson Fonseca A frequencia não interfere em nenhum componente, existem somente aquelas caracteristicas de compatibilidade que eu havia dito. A latência da memória é o quanto ela demora pra passar a informação pra frente ou o tempo que ela demora pra fazer a troca dos dados. Esse é um assunto bem mais complexo e que não faz muita diferença pra eu ou você, usuários comuns. O que precisamos saber é que quanto menor, melhor. Porém não se preocupe com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!