Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG erro no algoritmo:


Posts recomendados

 Eu preciso de ajuda, quando eu executo o algoritmo é acrescentado um zero afrente das perguntas feitas na 5ª e 7ª linha.

 

algoritmo "semnome"

var
   Emprestimo, Parcela: REAL
inicio
     
Escreva ("Qual é o valor do emprestimo? ", Emprestimo)
    
 Leia (Emprestimo)
     
Escreva ("Em quantas parcelas eu irei pagar? ", Parcela)
     
Leia (Parcela)
   
  Emprestimo <- (Emprestimo * 0.2 + Emprestimo) /10
   
  Escreva ("Eu irei pagar ", Parcela "parcelas de R$ ", Emprestimo)

fimalgoritmo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois por padrão no Visualg, quando você não atribui um valor para uma variável, ele automaticamente atribui para 0.

No primeiro comando para escrever, você mandou ele exibir a variável "emprestimo" assim como outras nas próximas perguntas. Somente tire o q você botou depois das aspas, pois é desnecessário.

 

Faltou uma vírgula depois da Parcela, na penúltima linha. E tbem exibir o empréstimo. Corrigido fica assim:

algoritmo "semnome"

var
   Emprestimo, Parcela: REAL
inicio

Escreva ("Qual é o valor do emprestimo? ")

 Leia (Emprestimo)

Escreva ("Em quantas parcelas eu irei pagar? ")

Leia (Parcela)

  Emprestimo <- (Emprestimo * 0.2 + Emprestimo) /10

  Escreva ("Eu irei pagar ", Parcela, "parcelas de R$ ", Emprestimo)

fimalgoritmo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

Creio que deveria se atentar no uso das variáveis... a variável Emprestimo está sendo usada como "valor do empréstimo" e também usada como "valor da parcelas". Acho que não deveria reutilizar a mesma variável, já que são objetos distintos. Recomendaria usar outra separada, ex.: valorParcela:real.

 

Outra coisa... O valor dessa parcela está com um pequeno erro, pois está dividindo sempre por 10, mas deveria dividir pelo número de parcelas!, ou seja, se o cara escolher dividir em menos de 10 vezes, você terá um belo de um prejuízo. (e se escolher mais, estará tendo ganhos indevidos também, rs)

 

 

ADENDO:

Recomendam-se tentar deixar a nomenclaturas das variáveis o mais sugestível possível. Ex.:

var
   valorEmprestimo, valorParcela :real
   qtdParcelas :inteiro

 

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!