Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programação, T.I, Ciência da computação, etc. Facul ou tecnólogo? Qual inicio?


Posts recomendados

Boa noite senhores, venho aqui pedir 'ajudas ao mestres louva-a-deus sênseis hokages das trevas da ilha ninja da arte da computação. 

Minha situação é o seguinte ... 

*senta que lá vem historia * 

!!ALERTA DE TEXTÃO!!

Eu atualmente estou em uma área na qual não obtive sucesso, uma area que sinceramente me decepcionou, larguei uma faculdade de Engenharia Mecatrônica na PUC-RJ para seguir uma carreira que simplesmente me deixou decepcionado . Meu pai sempre foi aquele tipo de pai que quis escolher minha carreira, ''você vai ser aquilo e fim de papo'', sendo que na verdade eu sempre quis ir para o ramo de informatica, mas nunca obtive apoio, tudo sempre tinha que ser do jeito dele, mas atualmente eu tenho meu dinheiro que é razoável pois não sou de gastar, tenho apoio da minha mulher, minha mãe e já posso ''deixar de lado'' essa birra do meu pai, então eu decidir finalmente seguir o que eu quero. 

Hoje tenho 22 anos (fazer 23 daqui a 2 meses), e queria começar a dar inicio a minha carreira. Não sei se estou numa idade ''boa'' e nem por onde começar.

Eu sempre tive facilidade em hardwares, já montei mais de 50 computadores nessa minha vida, isso chutando e se bobear já foram muito mais, só quando eu me alistei eram 100 computadores para cuidar, fui de ordenança do coronel e só eu mexia no computador dele, aprendi bastante sobre linux pois era o que usávamos, programava o básico, aprendi sobre segurança de rede, sem contar que pegava vários ''bizus'' e tive uma micro empresa só de montagem, manutenção de computadores, redes etc, sem contar as vezes que eu ganhava micharias quando era pequeno, la pelos 15 anos ,fazendo manutenção em lan house e já me sentia o cara .


Nunca fiz cursos de informatica, aprendi tudo em fórum, trocando experiencias, lendo e vendo videos aula, fiz uns cursos no quartel mas eram cursos uns meio ''né'', outros até que bons e o pior de tudo não são reconhecidos pelo MEC, ou seja, aqui fora é só estatista .

Resumo da opera, gosto muito desta área, ultimamente ando ajudando minha mulher na matéria de prog dela da faculdade e comecei a gostar, ao ponto de pegar exercícios dela e fazer por fazer . 

Então senhoras e senhores, eu queria conhecer mais o mercado, saber por onde começar, estava vendo cursos online de programação, li vários tópicos, vi os ''classificados'' para vê como é o mercado de trabalho e cheguei as seguintes conclusões:

- Não basta só curso, faculdade é um grande diferencial a mais, não que seja obrigatório, mas vai me ajudar a ter uma base e ajudar ainda mais nas entrevistas.

- Inglês, fundamental, apesar de eu ter o intermediário, é fundamental eu me aperfeiçoar ainda mais.

- Café, muito café !

- O mercado de trabalho em T.I é saturado, mas na parte de programador, anda meio carente, ainda mais em determinadas linguás.

Enfim ... eu cheguei a isso, agora vamos as minhas duvidas:

Eu invoquei vocês senhores lordes, para saber se eu estou certo nas minhas conclusões, qual faculdade fazer, por onde começar, se minha idade é saturada demais, se tiver alguém que atua na área e pode me passar algum bizu, quais faculdades aqui no RJ podem me indicar, enfim, queria conselhos de profissionais e manjadores do assunto.

Desde já obrigado pela ajuda de todos e por tirarem um tempinho para lê o que eu escrevi, Deus abençoe a todos, paz.

 

Obs: Moro no RJ, atualmente moro com meus pais mas tenho uma casa minha, que infelizmente meu tio veio a falecer terça passada e me deixou a casa dele com moveis e tudo :'( , trabalho e ganho ''bem'', se meu trabalho fosse algo fixo eu permaneceria nele, mas da maneira que o estado do RJ estar, posso durar 30 anos lá, como também posso durar 20 anos, 10 anos, 1 ano e afins. São informações que poderão ser uteis talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@MEGATTON Fala meu querido! Muito bom dia.

Inicialmente, gostaria de dizer que tudo que falarei aqui, é uma opinião, onde existe uma mescla de pessoal, experiência e leitura.

Sobre suas conclusões:

Tudo depende do que voce quer fazer! Se você quer ir pra area acadêmica / de pesquisa, obviamente que a formação acadêmica ira contar, e MUITO! Mas se você quer ser programador , sua conclusão está correta. A faculdade não é necessária, mas será um diferencial muito grande, pois o pessoal quer saber o que voce sabe fazer e não onde você se formou / ou se é formado.

Inglês. Obviamente. Esse não precisa nem de levantar a importância, e não somente para aprendizado, mas para toda sua vida ( Aconselho o aprendizado de uma terceira ou quarta lingua).

A questão do mercado é uma coisa complicada. Por que tecnicamente, nos "olhos da galera", um cara que se forma em Ciência da Computação na UFSCar ( uma das mais conceitudas na area), tem o mesmo "valor" de alguem que faz um curso técnico numa cidade do interior, entrando toda aquela história de "ah, tudo isso? meu sobrinho faz por um terço deste preço!" e derivados...( Não tenho opínião formada sobre a regularização da profissão)

Mas acredito que tudo isso, depende muito do profissional. Como você sabe, a área da computação, necessita que o profissional esteja sempre atualizado, desde sua metodologia de implementação, até seus conhecimentos técnicos, então o que importa mesmo, é a vontade e disponibilidade de aprender tudo e sempre. Uma coisa que vejo muito nas faculdades, é que a galera não tem vontade de aprender por fora, acha que o que a faculdade ensina, é aquilo e pronto. Saiu da sala de aula, já elvis.

Nunca esqueça duma frase:

Você pode não conseguir volta no passado, e refazer tudo o que voce acha que foi errado para recomeçar, mas você pode começar agora, um novo fim.

Então se você tem vontade e motivação para fazer qualquer uma das opções voce irá se sair bem.

Como não sou do RJ, não sei te falar localmente o que é bom ou qual curso em determinada faculdade ou centro de ensino é boa ou não. Mas tenha bem em mente ( se optar por um curso de graduação ) , a diferença entre os cursos na area da computação ( até mesmo a diferença desses em lugares privados ou publicos ). a partir de tudo isso, pode decidir qual lugar deseja fazer qual curso.

Espero que tenha contribuido de alguma forma.

Qualquer dúvida ou ajuda, estaremos ai.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2017 às 18:57, Nicolas Porto Campana disse:

@MEGATTON Fala meu querido! Muito bom dia.

Inicialmente, gostaria de dizer que tudo que falarei aqui, é uma opinião, onde existe uma mescla de pessoal, experiência e leitura.

Sobre suas conclusões:

Tudo depende do que voce quer fazer! Se você quer ir pra area acadêmica / de pesquisa, obviamente que a formação acadêmica ira contar, e MUITO! Mas se você quer ser programador , sua conclusão está correta. A faculdade não é necessária, mas será um diferencial muito grande, pois o pessoal quer saber o que voce sabe fazer e não onde você se formou / ou se é formado.

Inglês. Obviamente. Esse não precisa nem de levantar a importância, e não somente para aprendizado, mas para toda sua vida ( Aconselho o aprendizado de uma terceira ou quarta lingua).

A questão do mercado é uma coisa complicada. Por que tecnicamente, nos "olhos da galera", um cara que se forma em Ciência da Computação na UFSCar ( uma das mais conceitudas na area), tem o mesmo "valor" de alguem que faz um curso técnico numa cidade do interior, entrando toda aquela história de "ah, tudo isso? meu sobrinho faz por um terço deste preço!" e derivados...( Não tenho opínião formada sobre a regularização da profissão)

Mas acredito que tudo isso, depende muito do profissional. Como você sabe, a área da computação, necessita que o profissional esteja sempre atualizado, desde sua metodologia de implementação, até seus conhecimentos técnicos, então o que importa mesmo, é a vontade e disponibilidade de aprender tudo e sempre. Uma coisa que vejo muito nas faculdades, é que a galera não tem vontade de aprender por fora, acha que o que a faculdade ensina, é aquilo e pronto. Saiu da sala de aula, já elvis.

Nunca esqueça duma frase:

Você pode não conseguir volta no passado, e refazer tudo o que voce acha que foi errado para recomeçar, mas você pode começar agora, um novo fim.

Então se você tem vontade e motivação para fazer qualquer uma das opções voce irá se sair bem.

Como não sou do RJ, não sei te falar localmente o que é bom ou qual curso em determinada faculdade ou centro de ensino é boa ou não. Mas tenha bem em mente ( se optar por um curso de graduação ) , a diferença entre os cursos na area da computação ( até mesmo a diferença desses em lugares privados ou publicos ). a partir de tudo isso, pode decidir qual lugar deseja fazer qual curso.

Espero que tenha contribuido de alguma forma.

Qualquer dúvida ou ajuda, estaremos ai.

Abraço!

Amigo, sua resposta foi a mais completa até agora, fui em outros foruns e ninguem me respondeu algo completo assim, muito obrigado !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!