Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC trava/tela escura ou dá tela azul


Maike Mota

Posts recomendados

Olá, amigos! 
Vou começar descrevendo o meu setup:
Setup atual:

placa-mãe: AM3+ Gigabyte GA-78LMT-S2 DDR3 
Processador: AMD Phenom II X4 850
Memória RAM: 2x 4GB 1333MHz
Placa de Vídeo: PNY GTX760 2GB
Fonte: XFX PRO 450W Core Edition P1-450S-XXB9
HD: 1TB 7200rpm

Setup antigo:

placa-mãe: PCWARE apmcp68
Processador: AMD Phenom II X4 850 (atual)
Memória RAM: 2x 4GB 1333MHz (atual)
Placa de vídeo: onboard
Fonte: genérica 300W


Há um tempo atrás meu pc sofreu sobrecarga, queimou a antiga fonte. Ok, troquei a fonte e coloquei a XFX. Com a troca da fonte ele funcionou, mas desligava sozinho. Ou a tela escurecia ou dava tela azul. Coloquei a placa de vídeo e o problema continuou. Chegou a um ponte que ao conectar na tomada ele iniciava sozinho e não dava vídeo (com e sem a placa de vídeo). Resolvi então trocar a placa-mãe... com a troca, ele ligou ficou um tempão ligado, mas quando eu menos esperava tornou a desligar. 
Peço a ajuda de vocês porque eu já não sei mais qual peça eu posso substituir ou qual a peça que está causando isso. O que não foi trocado foi o processador, a RAM e o HD. Fiz os testes de RAM e HD mas aparece que eles estão bons. Não sei qual é a confiabilidades desses testes. Nessas trocas de placas eu formatei ele inumeras vezes, instalei Win7 e Win10 várias vezes. Também monitorei a  temperatura do processador desde o começo e ela sempre ficou entre 40ºC e 55ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, E. Soares disse:

@Maike Mota minha sugestão seria testar as peças, começar primeiramente resetando a BIOS, e ir retirando as peças pra ver quando a placa-mãe bipa ... eu estou com a mesma configuração que a sua e nunca mais tive esse problema ...

Com a mobo antiga da pcware eu tinha feito a atualização da bios e resetado a bios e nada. Com essa nova placa da Gigabyte eu olhei para atualizar mas só tem uma atualização de 2011 que bem provavelmente já está instalada.

adicionado 26 minutos depois

ontem o pc travou deu uma zoada no vídeo e voltou a funcionar, mas como sempre, desligou depois.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, André Manzano disse:

Pode ser incompatibilidade de memória...que mesmo sendo DDR3, talvez a sua placa-mãe para esses pentes em especifico esteja fazendo essas telas de erro acontecerem. Tente com outros pentes de memória!

A placa-mãe suporta DDR3 até 1333MHZ, e essas minhas memórias entram perfeitamente nas especificações. Mas pelo fato de ter havido uma sobrecarga na rede, elas podem ter ido pro saco.
Se não for as memórias, a última alternativa é o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador com problema sua máquina nem liga. Pode descartar ele. Essa semana consegui resolver problemas de tela azul durante a inicialização, ou travava, reiniciava durante o carregamento ou quando aparecia o windows, ou desligava o PC. Fazendo testes e com informações de outros colegas, percebi que minha Mobo não aceita 24GB em 2X8GB e 2X4GB! Tirei as duas de 4GB 1333mhz, que mesmo estando boas, e as as telas de erro pararam. Agora vou ter que me desfazer delas ou trocar em outra de 8GB, pois ela só aceita 4X2GB, 4X4GB ou 4X8GB!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, André Manzano disse:

Processador com problema sua máquina nem liga. Pode descartar ele. Essa semana consegui resolver problemas de tela azul durante a inicialização, ou travava, reiniciava durante o carregamento ou quando aparecia o windows, ou desligava o PC. Fazendo testes e com informações de outros colegas, percebi que minha Mobo não aceita 24GB em 2X8GB e 2X4GB! Tirei as duas de 4GB 1333mhz, que mesmo estando boas, e as as telas de erro pararam. Agora vou ter que me desfazer delas ou trocar em outra de 8GB, pois ela só aceita 4X2GB, 4X4GB ou 4X8GB!

Pô, @André Manzano . Obrigado por compartilhar tua experiência. Tomara que seja isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2017 às 17:57, André Manzano disse:

Processador com problema sua máquina nem liga. Pode descartar ele. Essa semana consegui resolver problemas de tela azul durante a inicialização, ou travava, reiniciava durante o carregamento ou quando aparecia o windows, ou desligava o PC. Fazendo testes e com informações de outros colegas, percebi que minha Mobo não aceita 24GB em 2X8GB e 2X4GB! Tirei as duas de 4GB 1333mhz, que mesmo estando boas, e as as telas de erro pararam. Agora vou ter que me desfazer delas ou trocar em outra de 8GB, pois ela só aceita 4X2GB, 4X4GB ou 4X8GB!

Troquei a memória RAM e continua travando . O depois de um tempo pc trava e dá tela preta. Já troquei pasta térmica.

A única peça que não foi trocada foi o processador, só pode ser isso... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Maike Mota disse:

Troquei a memória RAM e continua travando . O depois de um tempo pc trava e dá tela preta. Já troquei pasta térmica.

A única peça que não foi trocada foi o processador, só pode ser isso... 

 

Nao é processador colega. Do jeito que você disse pode ser video com problema, o ou driver dela. Tente entrar no modo segurança, remova o driver e instale o mais atual e ve se resolve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, André Manzano disse:

 

Nao é processador colega. Do jeito que você disse pode ser video com problema, o ou driver dela. Tente entrar no modo segurança, remova o driver e instale o mais atual e ve se resolve!

Ok, como eu instalei uma RAM nova, vou formatar e reinstalar os drivers para ver o que acontece. Será que o HD pode influenciar nesses travamentos e tela preta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode, se ele estiver com algum problema, geralmente Bad Block! use um programa HDD Regenerator, entre na opção "health" e veja se tem alguma coisa anormal, poste a imagem aqui!

adicionado 1 minuto depois

Tem escutado algum barulho anormal vindo do HD ultimamente? Se estiver fazendo algum ruido, também é sinal de problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, estou fazendo o download já! valeu.
Eu formatei ontem e agora quando o pc inicia a tela fica piscando por um tempo, daí ela para e o pc funciona normalmente, e do nada ele trava, dá tela preta e reinicia.

 

Ontem a tela ficava piscando o tempo todo, executei o "indice de experiência do window" daí ela parou e só pisco no iniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, André Manzano disse:

Isso está cheirando a problema na placa-mãe! Tem outra para testar? Está na garantia ainda?

adicionado 0 minutos depois

Problema na BIOS é o mais provavel!

Eu tinha outra placa-mãe e apresentava o mesmo problema, agora na nova placa-mãe o problema continua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Maike Mota disse:

Eu tinha outra placa-mãe e apresentava o mesmo problema, agora na nova placa-mãe o problema continua

 

só pode ser as memórias então. Você testou cada pente? use o Memtest86+, faça o procedimento pelo PenDrive e um pente de cada vez para ver se os pentes não apresentam problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Maike Mota disse:

A memória que estou usando é nova. Estou usando 1 pente de 4GB.

adicionado 1 minuto depois

Eu estava utilizando o PC e a tela escureceu, como sempre, mas voltou dizendo que o driver de vídeo tinha se recuperado. Um tempo depois tornou a travar e a reiniciar

 

o fato do pente ser novo não significa que ele não possa estar bom. Eu já recebi memória e placa-mãe com defeito da loja e tive que acionar a garantia. É bom você testar essa memória, e constatado o problema, acionar a garantia!

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, André Manzano disse:

 

o fato do pente ser novo não significa que ele não possa estar bom. Eu já recebi memória e placa-mãe com defeito da loja e tive que acionar a garantia. É bom você testar essa memória, e constatado o problema, acionar a garantia!

 

Não significa que ele esteja bom. É difícil, mas pode acontecer, ainda mais que as lojas não costumam testar os componentes antes de enviar ao cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aparentemente meu pc não deu mais problemas. Fiz um downgrade no driver da placa de vídeo e já faz mais de 2h que o pc não desliga. Agora estou utiliz ando a versãodo driver de 2014. A tela não piscou ao reiniciar e não travou nem deu tela preta.

 

image.png

adicionado 7 minutos depois

Este foi o driver que eu instalei:

Driver File Version: 9.18.0013.4052 (English)
     Driver Version: 9.18.13.4052
        DDI Version: 10.1
       Driver Model: WDDM 1.1
  Driver Attributes: Final Retail
   Driver Date/Size: 7/2/2014 17:48:32, 17555104 bytes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!