Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Informações em tempo real em uma página web


Posts recomendados

Olá a todos e já agradeço a disponibilidade para ajudar! Estou precisando muito saber pelo menos se existe tal tecnologia e qual seria o nome dela para que eu possa pesquisar mais e entende-la. 

 

Então eu trabalho com certos hardwares que me trazem informações, são diferentes tipos, então para não dar muitas voltas vou dar um exemplo:

tenho um cliente que instalei certas coisas que me mandam informações como temperatura, umidade e possibilidade de chuva. Certo, o que eu preciso é o seguinte: eu quero criar uma página web bem simples com alguns ícones para ilustrar isso, então ficaria assim: 

 

Temperatura - 37ºC

Ilustração: :cool: o dia está ótimo para pegar sol. 

 

Então ficaria atualizando esses dados a cada 10, 15 ou 20m mostrando sempre a temperatura e com diferentes ilustrações.

 

Deu para entender? Alguém pode me ajudar? Preciso urgentemente!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joao3332 Olá, seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

Então, isso é possível sim. Mas é preciso saber por onde você recebe estes dados.

No caso você pode pegar estes dados recebidos e registrar em um banco de dados. A medida que vai recebendo estes dados, faz uma atualização na tabela do banco de dados.

 

Pode-se fazer com ajax(requisição assíncrona). Mas o importante é primeiro saber como recebe estes dados. 

Se for por exemplo via e-mail, você teria que inserir manualmente no BD.  Caso ele tenha um serviço online, emitindo em JSON, seria muito mais prático.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Obrigado pela atenção. É enviado direto em php, uma query que insere os valores automaticamente. Está ligado no bando de dados, praticamente tudo que tenho é em php. Seria isso a resposta? 

Qual seria o nome desse tipo de "tecnologia", existe algum nome?

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joao3332 Então, seria isso mesmo a resposta. Se você tiver acesso ao banco de dados, basta fazer uma consulta na tabela, definindo um tempo.

O nome dessa "tecnologia" é Ajax(requisição assíncrona) como mencionei ali em cima. 

Ela é feita com javascript.  Mais fácil de desenvolver usando o jQuery. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joao3332 Não tenho um tutorial específico... mas podes seguir este exemplo de definir um tempo para executar algo:

 

http://jsfiddle.net/dife/6cu5ooyu/

 

Note que é só um exemplo. A função que você vai chamar dentro do setTimeout() será o $.ajax()

 

O uso dele é bem simples: 

$.ajax({
     url: "processaDados.php",
     dataType: "HTML"
}).done(function(retorno){
     $("#lugar-onde-será-inserido-os-dados").html(retorno); 
});

Isso vai trazer os dados do banco de dados via Ajax.  Ou seja, ele vai estar trazendo os dados cadastrados no momento.  Então se não for atualizada a tabela lá, não vai mudar!

 

Como você disse, você recebe os dados por php, que insere os valores automaticamente. O código acima,  faz a requisição assíncrona neste arquivo php.  No caso, você poderia definir por exemplo que a cada 10000 ms(10 min) faria uma requisição ao banco de dados.

 

Só tenha em mente que, a cada 10 min ou o valor que definir, vai fazer a requisição. As vezes isso prejudica o desempenho se fosse em um sistema com muitas pessoas.  :thumbsup:

 

Um exemplo disso é o feed do facebook.  a cada segundo ou minuto é atualizado. Ao meu ver, trava bastante heheheh 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Olá novamente, agora já compreendi bastante coisa e dei uma estudada em tudo que tinha também. Agora preciso saber sobre o processo de colocar a imagem no lugar das informações. O gateway manda informações em tempo real e fica atualizando a cada tanto tempo... como posso colocar ilustrações no lugar desses valores? Tentei procurar algo no google, mas não achei nada parecido.

 

Deve ser feito através do MYSQL? Devo criar uma nova tabela lá dentro para isso?

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joao3332 Tem diversas formas... a mais fácil é sim usar o MySQL. Você vai armazenar o nome da imagem no banco de dados e a imagem em um diretório no servidor. 

O retorno de dados, é o mesmo para textos em tabelas... só que no fim você  pega o nome da imagem e poe na tag img retornada na função ajax.

 

Sugiro buscar no google exemplos de  busca e listagem de imagens com php e mysql. a partir disso, você vai achar bastante conteúdo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...