Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gabriel Bellussi

Problema com ganho do Amplificador Operacional

Recommended Posts

Salve!

 

Estou desenvolvendo um projeto de eletrônica cujo objetivo é monitorar de forma inteligente o consumo de energia elétrica de uma residência.

 

Meu problema está na conversa do sensor com o microcontrolador que utilizarei. Basicamente a leitura do microcontrolador, para ser precisa, deve ter a variação de 0-5V, porém, a saída do meu sensor é setada na variação de 0-1V.

Uma solução óbvia que encontrei é utilizar um amplificador operacional não-inversor para jogar essa tensão em um valor 5 vezes maior que o de saída do sensor, para então enviá-lo ao microcontrolador. Porém, ao procurar sobre, encontrei uma dúvida:

 

As fórmulas de diversos livros me dizem que o ganho (que para o meu caso precisa ser 5,0) é 1 + (R2/R1) para o seguinte circuito:

 

m0251_01.jpg

 

Porém, ao procurar sobre esses amplificadores encontrei o ganho mínimo de 100.000x (LM741).

 

Alguém poderia me indicar uma possível saída para o problema? Ou talvez me explicar como funciona esse ganho e como eu poderia transformar meus 0-1V em 0-5V utilizando o tal LM741..

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ganho mínimo se refere ao ganho que o amplificador terá se não tiver resistências limitando o ganho. Olhando para o circuito postado, se R2 for retirado, então R2 = infinito, certo? Qualquer valor infinito dividido por R1 nos daria infinito como resultado. De forma prática, ao selecionar as resistências, pense no seguinte: valores muito baixos = alto consumo tanto por parte de operacional como do sensor que te dará os 0-1V, talvez ele não suporte a corrente necessária. Valores altos demais deixam o circuito sensível a interferências externas.

Para seu circuito sugiro 3k e 12k.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×