Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Patrick Weber

VisualG Média de alunos com vetores

Recommended Posts

Olá! Estou fazendo um trabalho para o meu curso, onde tenho que indicar o número de alunos de uma sala, a cidade, nome , idade e as notas com a sua média, estou conseguindo fazer, mas me atrapalho na hora de calcular a média, se alguém puder me ajuda agradeço desde já! Segue meu algoritmo:

algoritmo "semnome"
// Função : Calcular a méida de um número determinado de alunos.
// Autor :  Patrick Renan Weber
// Data : 08/11/2017

var
numeroalunos: inteiro
nomes: vetor [1..100] de caractere
notas: vetor [1..4] de real
media: vetor [1..100] de real
loopnomes: inteiro
loopnotas: inteiro

inicio

para loopnomes de 1 ate numeroalunos faca
     escreva("Digite o nome do aluno(a) de número ", loopnomes, " de ", numeroalunos, " : ")
     leia(nomes[loopnomes])
     escreva("Qual a idade do aluno(a) ", (nomes[loopnomes]), " : ")
     leia(idade)
     escreva("Em qual cidade ",(nomes[loopnomes]), " mora? ")
     leia(cidade)
     PARA loopnotas de 1 ate 4 FACA
          escreva("Digite a nota ",Loopnotas," do aluno(a) ", nomes[loopnomes], ": ")
          leia(notas[loopnotas])
     FIMPARA
media[loopnomes]:=(notas[loopnotas,1] + notas[loopnotas,3] + notas[loopnotas,3]  + notas[loopnotas,4])/4
         se media>= 6 então
         escreva ("O aluno foi aprovado com a média ", media, " parabéns!")
         senao
         escreva ("O aluno foi reprovado com a média ", media, " não foi desta vez")
         fimse
         limpatela
fimpara

fimalgoritmo

Editado por Simon Viegas
Inserir tag CODE; Ajuste no título
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Patrick Weber     para calcular a média você está usando o vetor de forma errada,  pois no visualg não se usa esse formato para vetores mas sim para matriz, então você pode fazer esse cálculo assim :

media[loopnomes] := (notas[1] + notas[2] + notas[3]  + notas[4])/4
se media[loopnomes] >= 6 ENTÃO

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 57 minutos atrás, devair1010 disse:

@Patrick Weber     para calcular a média você está usando o vetor de forma errada,  pois no visualg não se usa esse formato para vetores mas sim para matriz, então você pode fazer esse cálculo assim :

media[loopnomes] := (notas[1] + notas[2] + notas[3]  + notas[4])/4
    se media[loopnomes] >= 6 ENTÃO

Consegui resolver já amigo, muito obrigado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @Patrick Weber.

Por favor, poste seu código para analisarmos e também poder servir de bases para futuros visitantes.

Adendo:

Esse é o enunciado completo?:

15 horas atrás, Patrick Weber disse:

Olá! Estou fazendo um trabalho para o meu curso, onde tenho que indicar o número de alunos de uma sala [1], a cidade [2], nome [3], idade [4] e as notas [5] com a sua média [6].

Alguns pontos:

- O item 1 não foi solicitado; (creio que já verificou isso, caso contrário não teria resolvido)

- O item 2 foi solicitado, mas não foi utilizado E nem foi armazenado;

- O item 3 foi solicitado, mas não foi utilizado ;

- O item 4 foi solicitado, mas não foi utilizado E nem foi armazenado;

- O item 5 foi solicitado, foi utilizado, mas não foi armazenado;

- De um modo geral, o que é armazenado são as notas, não a média. A média se trata apenas de um cálculo, ou seja, teoricamente o vetor media ("medias") não deveria existir, ao mesmo tempo que deveria ter um vetor de notas para cada aluno (notas seria uma matriz, ex. [100][4]). Perceba, um aluno tem as 4 notas, quando é necessário ter a média, acessaria essas notas, faz o cálculo e exibe. Se só armazenar a média, como um professor vai saber a nota que teve na segunda avaliação por exemplo? ao mesmo tempo, se já tenho as notas para calcular a média, para quer armazenar ela? seria redundante.

- Não foi especificado o valor da média para ser aprovado, nem que a média deveria ser verificada. (ou você não citou isso, ou isso não precisaria ser feito).

Outro detalhe... Da forma que você fez o algoritmo, não precisaria de vetores, pois está "lendo, usando e descartando"... talvez apenas para as notas (facilitar a leitura), ou seja, se for usar vetores, para os outros dados além das notas, teria que de fato "usá-los". Por exemplo, primeiro você ler todos os dados. Só após, faz os cálculos e exibe os resultado. Se for para "já exibir o resultado ao ler os dados do aluno", não precisa de vetor.

No aguardo.

Editado por Simon Viegas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais