Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
erique

C Sprite de fogo - Allegro 4

Recommended Posts

Voltando agora para a reta final, gostaria de adicionar esse sprite no game.

 

@TYSQUARE89 @Benjamin Breeg @devair1010

 

sprite_fire-copy.png

 

Era assim, pintei para poder utilizar.

 

sprite_fire.png

 

Jogo atualizado em anexo também.

 

1TCqh4j2Rzy0tpnKMJMx6w.png

 

Minha ideia é que seja disparado, aleatoriamente ou não, partindo de cada lado, uma bola de fogo chegando no outro lado ela some no mapa, não tem problema.

 

Se essa bola de fogo atingir o personagem ele perde o game, ai vai para a função perdeu();, está dentro do arquivo game.h

 

Vermelho  = Animação da bola de fogo caindo em cada coluna.

Verde        = Animação da bola de fogo saindo do lado esquerdo para o direito.

Rosa         = Animação da bola de fogo saindo de baixo para cima na coluna.

Preto         = Animação da bola de fogo saindo da direita para a esquerda.

 

Isso é possível de se fazer?

The Maze Escape.zip

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@erique Claro, no caso temos a partícula fogo que é 'acionada' aleatoriamente/condicionalmente.

Essa partícula precisa ser controlada, com velocidade, coordenadas e funções de colisão para com o personagem ou seu encerramento ao passar dos limites do mapa.

Mas para ter um exemplo básico, esse fogo precisa iniciar/movimentar/verificar/encerrar.

Tudo isso pode ser feito com class e struct. Lembrando que para dar o efeito de movimento ela precisa atravessar as coordenadas e trocar de frame.

Exemplo em rascunho:

//Estrutura de frames **
//cada frame é uma imagem separada de um mesmo objeto
//todas formam uma animação.
struct Frames{
	char img_file[200][100];
	BITMAP img[200];
	int count;
	Frames(){
		count = 0;
	}
	
	//adiciona frames
	void add_frame(const char *file,bool keepInBuffer){
		strncpy(img_file[count], file, sizeof(img_file[count]));
		img[count] = (keepInBuffer ? load_bitmap(file, NULL) : NULL);
		count++;
	}
}

//Usado para contar quando será o próximo frame
//Para não ficar tudo muito rápido.
struct FTimer{
  	int ms;
	int last_timer;
	int next_timer; 
  
	bool isActual(int actual){
      	//Se for hora de acessar novo frame...
      	if(actual < next_timer){
          	last_timer = next_timer;
          	next_timer = atual * ms;
          	return true;
        }
      	return false;
    }
}

//Propriedades de um objeto
struct Objeto{
   int x,y;
   int w,h;
}


//** Classe da particula de Fogo **
//bola > objeto 
//ativo > status do objeto no mapa
//frames > imagens 
//fCount > frame ativo
//fTimer > controlador de mudança de frame;
class PFogo
{
	private:
		Objeto bola;
		bool ativo;
		Frames frames;
		int fCount;
		FTimer fTimer;
	
	public:
		//Aqui basta adicionar as funções para 
		//acessar os objetos em private
  		//se der tudo certo, o objeto é exibido normalmente
		//...
}

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×