Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Criação de MMOSG em C++


JoseCicrano

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite amigos, estou precisando de ajuda. Quero criar um jogo MMOSG usando a linguagem de programação C++, mesmo que demore muito ou de trabalho não tenho pressa, e o jogo vai ser simples e 2D. Ouvi falar do Allegro mas ele serve?? Se não e possível fazer em C++ qual a linguagem de programação indicada?? Quais são as outras coisas que eu preciso aprender?? Obrigado.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseCicrano É possível fazer em C++ sim, mas para um projeto para MMOSG precisa de muito planejamento, uma pessoa só levaria anos e anos para terminar. A não ser que você tornasse público o projeto e outros programadores poderiam dar uma cooperada. Allegro é uma ótima escolha, mas antes de escolher, estude todos setores do jogo e veja se o Allegro irá suportar todos.

Segue um jogo 2d de 2005 inspirado em Ragnarok e Open Source:

https://github.com/themanaworld

 

Lembrando que no jogo é preciso criar a parte back-end do server assim como o front-end, o client.

Aconselho a usar SQL para Banco de Dados, muitos jogos já mudaram para o SQL e é mais seguro e amplo.

 

Ac...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseCicrano Allegro é uma biblioteca gráfica não padrão, ela não está relacionada com banco de dados. Para usar banco de dados em C++, basta usar uma biblioteca externa(tem várias) para conectar/inserir/alterar/etc  no banco de dados.

 

Então, primeiro Allegro é a biblioteca que irá mostrar o gráfico do cliente, como mapas, a janela do cliente, personagem, etc...

Mas você pode escolher outras, como unity2d, SDL, SFML, etc...Prefiro SDL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei os termos back-end e front-end, apenas como um trocadilho, para servidor e cliente. Quando digo cliente, é o jogo que o usuário baixa e executa.

Então você precisa trabalhar o servidor, para automatizar todos setores relacionados a conexão com o cliente, geralmente os servidores de jogos são resumidos em 3 executáveis:

 

= LoginServer =

Responsável pelo login e cadastro de logins.

Lida direto com bando de dados e está ligado ao Char Server, para autenticação de login.

<No socket usa packets apenas de logar,registrar e recuperar conta>

 

= CharServer =

Responsável pela criação de personagens. 

Envia autenticação ao MapServer.

<No socket usa packets apenas de criar,deletar char,desconectar>

 

= MapServer =

Responsável pelo controle de: mapas, npcs, personagens, e a lógica dos npcs.

É preciso tomar muito cuidado com esse já que pode ser muito vulnerável a duplicação de itens e packets. 

Por isso é preciso usar criptografia.

<No socket usa packets variados, para npcs, mapas, gms, adms, controle, etc>

 

Após trabalhar no server e saber como será feito toda comunicação com o cliente, comece a trabalhar no cliente, e toda sua formação. Desde o socket até a parte gráfica.

P.S: nesse momento, não vai pensando que você vai começar a criar items, mapas, npcs, etc., só no final do jogo ou quando tiver uma base para tal, você começara a criar os gráficos. Planejamento e foco é tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoseCicrano Acho que você não está entendendo, você precisa PROGRAMAR toda estrutura do servidor, usando a linguagem C/C++ com socket, libcurl, ODBC, etc.

Mas no servidor você não precisa usar Allegro, pois o SERVIDOR só serve para mostrar o verbose no terminal, etc...

 

Segue um tutorial de programação de Socket em C++:

http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~jeansimao/Fundamentos2/APITCPIP/Tutorial - Programacao C++ TCP-IP - Marcelo Hiroshi Sugita.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!