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Sombra_XXI

Opengl Extensions Viewver

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Tenho um pedido a fazer aos donos de placas nVidia, especificamente de alguém que possua placa GeForce FX 5700 ou superior.

Através de um programa chamado Open GL Extensions Viewver é possível saber os recursos do OpenGL que sua placa suporta nativamente, o programa mostra desde as extensões da versão 1.1 até a 2.0.

Alguns pensavam que a ATi estava mentindo ao informar que suas placas eram compatíveis com a versão 2.0, pois a primeira placa com esse suporte foram as Radeons 9500/9700 Series, que foram lançadas a mais de 02 anos atrás, sendo que a versão 2.0 do OpenGL só foi lançada recentemente.

Por incrível que pareça ela não estava mentindo, quer dizer, não totalmente, pois segundo o programa minha placa dá suporte a 71% dos recursos da API (suporta 5 de 7 extensões), dando suporte de 100% nas demais versões, conforme podem ver na figura abaixo:

%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/OpenGL_EV.png' border='0' alt='' />

Gostaria de saber detalhes das placas nVidia, pois a empresa informa que suas placas dão suporte até a versão 1.5 do OpenGL, só que desconfio que ela também suporta recursos da versão 2.0, pra falar a verdade até mais do que as placas ATi, mas queria comprovar. Para tanto, basta fazer o download na página do programa clicando link acima.

Curiosidades:

1 - É possível ativar duas funções na aba Registry do programa, uma delas é um tal buffer_region, que segundo informações é um recurso que atualiza mais rapidamente as movimentações feitas nas janelas, ou seja, não serve pra nada.

2 - Também através da aba Registry, dá pra ativar o suporte a um recurso que é utilizado pelas placas nVidia, chamado de N-Patch. Se não me engano, é um recurso semelhante ao TruForm da ATi (se estiver errado, me corrijam). Vai ver o VPU trabalha da mesma forma utilizando tanto um quanto o outro recurso.

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Até queria tentar mas não consigo fazer o download ta dizendo que o arquivo não foi encontrado. :(

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Guest Red King

agora ja troquei a minha 9800pro por um 6800nu, mas quanto tava com a minha 9800pro dizia nesse mesmo programinha que suportava 100% openGL 2.0

so o que falta quando chega a minha 6800 ela não ter 100% de suporte

a opengl 2.0 :angry::angry:

ate postei aqui perguntando como a 9800pro podia suporta um coisa que nem existia ainda mas ninquem, pra varia, respondeu :(

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  • Autor do tópico
  • ***ATUALIZADO***

    Inserida screen com a nova versão do programa, que de acordo com a atualização, minha placa não suporta 56, mas sim 71% dos recursos OpenGL 2.0.

    Nessa nova versão foram retiradas as informações das antigas versões da API (a anterior informava desde a versão 1.1), mas em todas elas o suporte era de 100%.

    CCS1201 escreveu:

    Até queria tentar mas não consigo fazer o download ta dizendo que o arquivo não foi encontrado.
    É que você tem que selecionar seu tipo de arquivo em Select Your File e seu sistema em Select Your System, eu também apanhei nas primeiras tentativas de baixar o programa, só depois percebi que aqueles campos em branco podiam ser selecionados, mas a gente olhando parece mais uma caixa de texto feita no Word, só pra dar informação.

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    Cara aqui a 5200 suporta 5 das 7 instruçoes do 2.0 e 11 das 12 do 1.4, o resto suporta tudo.

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    De qualquer forma sombra, acho uma sacanagem da ATI estampar lá OpenGL 2.0 e não suportar 100%.

    É tão enganoso quanto aquelas placas que vem estampado Directx 9 na caixa, ai você lê melhor e é só compatibilidade...

    Edit:

    To achando que esse programa varia de acordo com o driver, meio estranho. Uma FX 5200 lá só deu suporte a 1 extensão, a outra a 5. O outro disse que a 9800Pro deu 100%. Aqui deu o resultado igual ao seu sombra, 71% do Open GL 2.0.

    Outra coisa, tem um teste legal no programa, começa no OpenGL 1.1 e vai até o 2.0, é interessante. Não achei essa opção do N-Patch, aqui não tem nenhuma das duas opções citadas no primeiro post na aba registry, tem outras duas diferentes.

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    Postado Originalmente por Spider_Rap@23 out 2004, 01:45

    De qualquer forma sombra, acho uma sacanagem da ATI estampar lá OpenGL 2.0 e não suportar 100%.

    É tão enganoso quanto aquelas placas que vem estampado Directx 9 na caixa, ai você lê melhor e é só compatibilidade...

    Edit:

    To achando que esse programa varia de acordo com o driver, meio estranho. Uma FX 5200 lá só deu suporte a 1 extensão, a outra a 5. O outro disse que a 9800Pro deu 100%. Aqui deu o resultado igual ao seu sombra, 71% do Open GL 2.0.

    Pois é...é uma "quase verdade" que suporta OpenGl 2.0, pois o hardware suporta e os drivers não, hehe.

    Quando a Radeon 9700 foi lançada ela também não suportava DirectX 9 com os primeiros drivers, o suporte foi introduzido ao longo do tempo...

    Mas seria bom que um driver com suporte ao OpenGL 2.0 saísse já, daria tempo para a ATI ir melhorando até sair os primeiros jogos usando esta especificação...

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  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Spider_Rap@23 out 2004, 01:45

    De qualquer forma sombra, acho uma sacanagem da ATI estampar lá OpenGL 2.0 e não suportar 100%.

    Bom, pra dar suporte a mais de 70%, pode-se dizer que ela dá suporte, pelo menos na minha opinião, tendo em vista que nem as placas ditas como DirectX 9 dão suporte a TODOS os recursos dele, sempre tem um ou outro que ficam de fora.

    To achando que esse programa varia de acordo com o driver, meio estranho. Uma FX 5200 lá só deu suporte a 1 extensão, a outra a 5. O outro disse que a 9800Pro deu 100%. Aqui deu o resultado igual ao seu sombra, 71% do Open GL 2.0.
    O que acontece é que o OpenGL, ao contrário do DirectX, que nós instalamos permanentemente no micro, na verdade vem junto com o pacote de arquivos do driver da placa de vídeo, o que significa que cada fabricante de VGA tem autonomia para decidir como incluirá a API OpenGL em seus drivers, por isso é que ocorrem diferenças desse tipo, até mesmo porque os usuários nem sempre usam a mesma versão de driver. O carvalhoso, por exemplo, deve usar uma versão diferente do Gusporti, e que pelo visto, é bem mais antiga.

    No caso do Red King creio que ele tenha feito alguma confusão, pois o programa só acrescentou o suporte à informação do OpenGL 2.0 recentemente, ele deve ter visto uma antiga que tinha apenas até a versão 1.5, daí deve ter se enganado.

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    Guest Red King

    Postado Originalmente por Sombra_XXI@23 out 2004, 01:59

    No caso do Red King creio que ele tenha feito alguma confusão, pois o programa só acrescentou o suporte à informação do OpenGL 2.0 recentemente, ele deve ter visto uma antiga que tinha apenas até a versão 1.5, daí deve ter se enganado.

    ba tirei ate um SS e postei aqui e no adrenaline so que faz tempo.

    vou ver se acho de novo e posta aqui pra mostrar mas tenho certeza que dizia que tinha 100% de suporte.

    não achei :(

    acho que o topico é tão veio que ja foi deletado.

    mas tenho certeza que suportava 100%.

    não tenho mas a SS quando eu tava com a 9800pro mas tenho a versão do programa copiado aqui no HD de quanto eu instalei a versão que eu tinha instalado quando deu 100% openGL 2.0 na 9800PRO.

    notem que agora não tem 100% porque eu to com uma geforce 4mx

    GL.jpg

    tamanho real http://img66.exs.cx/my.php?loc=img66?=GL.jpg

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    Agora eu reparei aqui, tem 1 recurso do OpenGL 1.4 que ficou de fora aqui, só ele, o 1.1, 1.5 estão 100% e o 2.0 71%.

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    Tenho uma MSI ATI Raedeon 9800 PRO com Softmod para XT através do Omega Driver mais atual. 100% de Compatibilidade.

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  • Autor do tópico
  • E o pessoal da FX 5700 pra cima? Não querem postar seus resultados aqui?

    Vamos lá gente, tiremos logo essa dúvida de uma vez por todas, pois segundo a base de dados do programa, as placas da nVidia possuem suporte a mais extensões do que as da ATi, são 160 contra 130, respectivamente.

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    Postado Originalmente por Sombra_XXI@22 out 2004, 21:29

    CCS1201 escreveu:

    Até queria tentar mas não consigo fazer o download ta dizendo que o arquivo não foi encontrado.
    É que você tem que selecionar seu tipo de arquivo em Select Your File e seu sistema em Select Your System, eu também apanhei nas primeiras tentativas de baixar o programa, só depois percebi que aqueles campos em branco podiam ser selecionados, mas a gente olhando parece mais uma caixa de texto feita no Word, só pra dar informação.

    Fiz isso, o problema tava no FTP deles, que não começava o download nunca, vou tentar de novo.

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    Bom, estou usando o driver 8.07 beta (Catalyst que fixa o bug de alocação das placas com 256MB)...

    glview1.jpg

    glview2.jpg

    glview3.jpg

    Bom, espero que isto seja de alguma utilidade para vocês, hehe. :-BEER

    EDIT: Droga, as imagens foram redimensionadas dentro do tópico, aqui estão o link pra quem estiver com dificuldade pra visualizar:

    glview1.jpg

    glview2.jpg

    glview3.jpg

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  • Autor do tópico
  • Ichigeki, com esse seu post já deu pra concluir que as ATIs, pelo menos desde os chips R300, dão suporte a 71% da versão 2.0 do OpenGL, agora só falta saber o suporte das placas top da linha GeForce FX e também da série GeForce 6x00 da nVidia, vamos esperar alguém que esteja disposto a testar e postar.

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    Guest Red King
    Postado Originalmente por Sombra_XXI@25 out 2004, 12:04

    Ichigeki, com esse seu post já deu pra concluir que as ATIs, pelo menos desde os chips R300, dão suporte a 71% da versão 2.0 do OpenGL, agora só falta saber o suporte das placas top da linha GeForce FX e também da série GeForce 6x00 da nVidia, vamos esperar alguém que esteja disposto a testar e postar.

    bom "teoricamente" dentro de 13 a 18 dias uteis é pra eu ta com a minha 6800 aí eu posto aqui.

    vou fica monitorando o topico e quando chegar eu posto.

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    Postado Originalmente por Sombra_XXI@25 out 2004, 12:04

    Ichigeki, com esse seu post já deu pra concluir que as ATIs, pelo menos desde os chips R300, dão suporte a 71% da versão 2.0 do OpenGL, agora só falta saber o suporte das placas top da linha GeForce FX e também da série GeForce 6x00 da nVidia, vamos esperar alguém que esteja disposto a testar e postar.

    O estranho é que apesar de não suportar todas as instruções ele passa no teste do OpenGL 2.0...não sei quais são os critérios adotados no teste, mas é um tanto estranho, não?

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  • Autor do tópico
  • Não tem nada de estranho Ichigeki, repare que o teste efetuado na versão 2.0 é com o Shading Language, correspondente à extensão shading_language_100, perfeitamente suportada por nossas placas.

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    Sombra, fiz uma pequena pesquisa agora pouco sobre isto, as Radeon realmente não suportam as extensões GL_ARB_draw_buffers e GL_ARB_texture_non_power_of_two.

    Sobre o GL_ARB_draw_buffers, parece que o comando que a Radeon suporta é o GL_ATI_draw_buffers, que é semelhante, senão complementar a este em alguns aspectos (mas limirtada em outros). Parece que ainda será incluído na especificação de acordo com este relatório.

    O GL_ARB_texture_non_power_of_two parece ser uma extensão que facilita em alguns casos por poder gerar automaticamente o mipmap, porém a documentação sugere que pode ser escrita de outra manira.

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  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por Ichigeki@03 nov 2004, 09:45

    Sobre o GL_ARB_draw_buffers, parece que o comando que a Radeon suporta é o GL_ATI_draw_buffers, que é semelhante, senão complementar a este em alguns aspectos (mas limirtada em outros). Parece que ainda será incluído na especificação de acordo com este relatório.

    O ARB_texture_non_power_of_two parece ser uma extensão que facilita em alguns casos por poder gerar automaticamente o mipmap, porém a documentação sugere que pode ser escrita de outra manira.

    Bom, então nesse caso podemos até dizer que as placas suportam 100% dos recursos, pois pelo que você disse, o primeiro está presente mas com uma extensão da própria ATi, e o segundo, apesar de não ser suportado como está compilado agora, pode ser se escrito de outra forma.

    A questão que acho interessante no OpenGL é o fato dele ser bem eclético no que diz respeito às extensões, e uma placa pode usar várias delas de empresas diferentes, além de poder escrever sua própria "maneira" de fazer o processador gráfico entender como processar este ou aquele recurso.

    CCS1201

    Bom tai as SS da minha 5900XT.
    Demorou mas alguém postou. Pelo que podemos ver ATi e nVidia possuem a mesma porcentagem no suporte ao OpenGL, ou seja, a nVidia mentia para menos quando dizia que suas placas suportavam somente até a versão 1.5, ou até mesmo nem sabia que daria suporte para a versão 2.0, o que é muito bom. Isso porque ela parece ser mais "chegada" do pessoal do OpenGL que a ATi.

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    Postado Originalmente por Sombra_XXI@03 nov 2004, 13:37

    A questão que acho interessante no OpenGL é o fato dele ser bem eclético no que diz respeito às extensões, e uma placa pode usar várias delas de empresas diferentes, além de poder escrever sua própria "maneira" de fazer o processador gráfico entender como processar este ou aquele recurso.

    É bom neste sentido, o ruim é que há uma dependência do desenvolvedor para que a extensão seja plenamente suportada, o que nos deixa, de certa forma, na "mão" deles... :unsure:

    Percebam que as Radeon (no caso estou vendo pela minha) suportam 3 extensões da Nvidia, o GL_NV_blend_square, o GL_NV_occulion_query e o GL_NV_texgen_reflection. Porque só 3 instruções? Meu palpite é que estas 3 extensões sejam usadas no Quake 3, que era muito usado em referências nos benchmaks.

    A Nvidia suporta 3 extensões da ATI: GL_ATI_draw_buffers, GL_ATI_texture_float e GL_ATI_texture_mirror_once. Não faço a menor ideia porque suporta estas 3.

    A grande desvantagem de tudo isto é que na hora de programar, devido a limitações no suporte e hardwares diferentes, será necessário escrever um renderpath específico pra cada fabricante de hardware... :ahh:

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    Isso é ruim pro programador certo?

    POis pra nós usuarios isso se torna irrelevante pois em tesse o game ira detectar o Hardware a aplicar a melhor config, logico se o renderpath estiver disponivel.

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