Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Edwin.Isensee

Quantas Partições? De que tipo?

Recommended Posts

Instalei um HD de 160 GB no meu PC. :palmas: . Ouvi dizer que é melhor particioná-lo em "HDs" menores para evitar perda de performance com fragmentação dos arquivos armazenados.

Qual a melhor forma de particionar (partições de que tamanho)? É melhor colocar somente uma como partição primária e as outras como extendidas? Por que? Como os sistemas de arquivos (FAT32, NTFS, ...) influenciam a performance?

Essas são as minhas dúvidas? Alguém pode me ajudar?

<span style='color:blue'>

Atlhon XP 2200+ @ 2.0 GHZ, 768MB, HD1 160GB, HD2 80GB, GeForce4 MX 440, Syncmaster 17"

</span>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
gu4r4n4rox    1

Instalei um HD de 160 GB no meu PC.  . Ouvi dizer que é melhor particioná-lo em "HDs" menores para evitar perda de performance com fragmentação dos arquivos armazenados.

Qual a melhor forma de particionar (partições de que tamanho)? É melhor colocar somente uma como partição primária e as outras como extendidas? Por que? Como os sistemas de arquivos (FAT32, NTFS, ...) influenciam a performance?

Essas são as minhas dúvidas? Alguém pode me ajudar?

quanto a perda de performance em arquivos fragmentados

você pode criar uma partição referente a 1500 mb de espaço em faT 16, e colocar para o windows fazer swap nesta... assim você impedirá a fragmentaçao de arquivos e perda de desempenho...

aí quanto ao tamanho das demais vai de sua preferência..

no caso eu usaria:

S.O - 40 gb

swap - 1 gb

backup - restante de gb....

A PARTIÇÃO PRIMÁRIA SERÁ ONDE você INSTALARÁ O S.O. E AS ESTENDIDAS SAO AS OUTRAS PARTIÇÕES ONDE você UTILIZARÁ COMO BACKUP POR EXEMPLO.

Quanto a velocidade entre fat32 e ntfs, há um tópico fixado aqui no cdh explicando isso, porém

FAT 32 usa um sistema de cluster menor, por isso ela é teoricamente mais rápida..

NTFS- usa um cluster maior, mas na minha opiniao não é notavel a diferença de performance entre uma e outra... porém eu optaria pela ntfs pois ela é mais segura...

valeu....

Compartilhar este post

Link para o post
PBJR    0
Postado Originalmente por gu4r4n4rox@05 nov 2004, 14:33

quanto a perda de performance em arquivos fragmentados

você pode criar uma partição referente a 1 gb de espaço em faT 16, e colocar para o windows fazer swap nesta... assim você impedirá a fragmentaçao de arquivos e perda de desempenho...

aí quanto ao tamanho das demais vai de sua preferência..

no caso eu usaria:

S.O - 40 gb

swap - 1 gb

backup - restante de gb....

entendi, eu fiz algo desse genero e achei que realmente a máquina ficou melhor.. No meu caso tenho 1 HD de 120 GB.. deixei 1 GB para SWAP, mas em FAT 32 (foi 1 GB porque era o dobro da memoria RAM da minha máquina, segundo recomedações aqui no forum mesmo), FAT 32 por ser mais rapida que NTFS. 40 GB para o SO e o restante deixei para meus dados, sendo que na partição do SO coloco apenas programas que precisam de reinstalaçao quando eu formatar o HD, como o OFFICE, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Edwin.Isensee@05 nov 2004, 13:39

Ouvi dizer que é melhor particioná-lo em "HDs" menores para evitar perda de performance com fragmentação dos arquivos armazenados.

Fragmentação de arquivos não dá pra evitar, principalmente se você instala e desinstala programas frequentemente, ou mesmo grava e deleta arquivos toda hora.

No caso de alguns arquivos de sistema (como por exemplo o pagefile.sys) até dá pra criar uma partição pra swap (como foi sugerido) e eu também faço assim, mas o restante dos arquivos (por exemplo, arquivos do s.o., programas, etc.) não há como evitar fragmentação.

É por isso que existem os programas para desfragmentação, inclusive para alguns arquivos de sistema que o defrag do Windows não desfragmenta.

Quanto ao restante das dúvidas, tá cheio de tópicos aqui sobre FAT32, NTFS, diferenças entre eles, etc... É só usar a ferramenta de pesquisa do Fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais