• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
vinidea

Problema com um ibm

32 posts neste tópico

<font color='#0000FF'>Ola amigos do forum, o problema é que eu tenho um ibm modelo ibm aptiva 2144 k 45 que é um pentium 100 com 32 mb som, modem...

 O problema é que o hd dele queimou e estou tentando instalar um novo hd, mas agora vou explicar passo a passo.

 Coloquei o hd e o cd rom e ele reconheceu normalmente mais ai quando eu vou dar o bot para colocar o cd de restauração para ele reinstalar o sistema ele não da o bot pelo cd e da o bot pelo disquete e aparece uma tela dizendo que eu tenho que instalar o 1º disquete sendo que são douze disquetes, já fiz de tudo para ele dar o bot pelo cd rom mas ele não da.

  Eu não sei se ele tem que ter um diquete de inicialização ou coisa assim, já fui no site da ibm e já baixei tudo o que se chama de disco de bot e nada deu certo.

  A unica coisa que não me lembro é se no outro hd era particionado igual os da compaq, ciseramente não sei o que fazer se alguem poder me ajudar eu ficarei muito grato. :(</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Cara, se não me engano esses modelos da IBM forçam você a instalar pelos discos (CD´s ou disquetes) originais que vieram com a máquina.

Você já tentou mudar a sequencia de boot na BIOS? Se essa função estiver disponível (infelizmente acho que no seu caso não está), mude de forma que o CD-ROM fique como primeira opção de boot.

Uma vez isso já aconteceu comigo e não consegui resolver tão facilmente, o jeito foi atualizar a BIOS.

Falou!</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Bom eu baixei a atualização da bios mas com eu vou atualizar a bios se ele nem entra na opção do dos, é que ele vai logo para a opção dos 12 disquetes.

  Como é a atualizxação de bios deste ibm?

  É dando bot pelo disquete?</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>AAAA lembrei de uma coisa na opção de bot ele não me da opção de de bot pelo cd rom a unica vez que consegui colocar o cd rom para dar bot el não deu nem sinal de vida e mais uma vez foi para a opção dos 12 disquetes.

  Lembrando que eu tenho o cd de restauração original.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>No IBM que eu peguei, eu conseguia iniciar o micro com um disquete de boot do DOS, e aí eu atualizei com um utilitário para DOS, mas não lembro mais o nome.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>O problema é que ele não inicia com um disquete de bot comum, eu não sei se o problema dele não iniciar com um disco de bot comum é porque eu estou tentando dar o bot com um disco de inicialização feito no win 98, eu ainda não tentei com um disco feito pelo win 95 sabendo que o sistema que estava neste pc era o win 95.

 Vou tentar com um disco do win 95, e se você tiver mas alguma dica ou me indicar algum site que fale sobre IBM desde já sou muito GRATO :D</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#008080'>O Aptiva da IBM? O micro chato para usar o Setup.

Eu tenho um... e o grande problema está no fato de que o setup dele não deixa você acertar as configurações na unha...

A propósito, estes discos que ele pede são criados pelo usuário pelos próprios utilitários do Aptiva instalado no micro. Pode ver o manual. Como você não tem mais os arquivos instalados (já que perdeu o HD) então temos que buscar outras alternativas...

O que fiz no meu aptiva? Simples! Ignorei o CD de restauração... parti para uma nova instalação. Perdi os utilitários do aptiva, mas nada que não pudesse ser baixado no site.

O micro não dará boot pelo CD. naquela época isto ainda não havia sido planejado. E sem os disquinhos, o CD não serve para nada. Portanto esqueça-o.

Faça o seguinte. Utilize o disk manager do fabricante do hd (Se for o caso da BIOS não detectar o seu HD completamente). Depois, com o disco de boot do win 98, instale o so normalmente. (Vai de win98)

Alguns drivers você terá que baixar no site da IBM, por isso tenha uma segunda máquina perto de você para esta tarefa.

Vai dar trabalho, mas funcionará melhor do que tentar fazer o CD funcionar...</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#348781'>Opa, eu tenho um 2144-k40. É o seguinte: os 2144 vêm com o win95, e eles têm um disco de restauração especial pro cd do aptiva. Sem ele dá mó pau, acho q até dá pra instalar outro sistema direto, eu fiz isso com o win98... se não me engano a bios dá opção de boot pelo cd sim... mas é complicado porque o cd teria q se auto-configurar..., o disco de restauração instala o driver antes de começar.

Tipo, procura alguém q tenha algum aptiva 2144 e crie um disco de restauração no painel de controle, porque senão depois pra pegar driver pro modem/som é mó trampo...

 Aqui em casa deu certo, acho q não vai ter muita diferença...

 O único problema é se ele não dá boot de nenhuma maneira no diskete, já tentou só com arquivos de sistema no diskete?</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Ola grande Ricardo primeiramente obrigado pela atenção mas vamos ao assunto, 1º opção - já tentei colocar tudo o quanto neste planeta o que chamam de disco de bot principalmente o feito no proprio win98se eeee ai ele continua me jogando para a mesma opção dos 12 discos malditos que já ta virando uma maldição na minha vida.

Ola Maluco do Aptiva tambem obrigado pela atenção olha rapaz o que eu já peguei de Compaq, ibm, na minha vida e sinseramente eu nunca vi isto mas vamos lá, eu tenho um amigo que tem um ibm igual a esse e eu já penssei em pegar o hd dele e clonar pelo gost e depois jogar na maquina e ligar o micro mas o unico problema é que ele é um cara super difícil de encontralo em casa por que ele trabalha muito, mas você me deu umas dicas que iluminou a minha mente de eu fazer um disco de bot diretamente do micro dele que vai ser um sufoco, vou montar barraca enfrente a casa dele.

E esta opção que você fala dos arqiuivos de sistema no disquete é aquele esquema de formatar o disco pelo dos já jogando os arquivos de sistema?

Bom amigos este micro virou para mim UMA QUESTÃO DE HONRA,

Mas desde já obrigado pela ajuda amigos! :D

Ahhh lembrando de uma coisa teve uma vez que consegui colocar o cd rom como primeiro a dar bot e ai ele tatatatatmmmmmm nem deu sinal de vida.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por vinidea@07 Mar. 2003,01:38

<font color='#000000'>"...ai ele continua me jogando para a mesma opção dos 12 discos malditos que já ta virando uma maldição na minha vida."</font>

<font color='#000000'>vinidea, não sei não!... Estou pensando... Pode ser até que eu esteja muito enganado! Mas será que esses 12 disquetes que sempre são requisitados e que você está achando uma "maldição", não serão os disquetes que o IBM quer criar como disquetes de restauração? Por que você não experimenta ver o que acontece, quando são pedidos os 12 disquetes, colocar um no drive A e dar um Enter! Se o PC começar a gravar alguma coisa... Então é isso que estou pensando!!

 :;):</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#008080'>

Postado Originalmente por Fragoso+07 Mar. 2003,03:55-->
vinidea@07 Mar. 2003,01:38

"...ai ele continua me jogando para a mesma opção dos 12 discos malditos que já ta virando uma maldição na minha vida."

vinidea, não sei não!... Estou pensando... Pode ser até que eu esteja muito enganado! Mas será que esses 12 disquetes que sempre são requisitados e que você está achando uma "maldição", não serão os disquetes que o IBM quer criar como disquetes de restauração? Por que você não experimenta ver o que acontece, quando são pedidos os 12 disquetes, colocar um no drive A e dar um Enter! Se o PC começar a gravar alguma coisa... Então é isso que estou pensando!!

 :;):

Quando fiz isso no meu Aptiva (velho...) estes disquetes eram criados através de um utilitário da IBM. E eu lembro que era dentro do Windows... não fora. De qualquer forma, a IBM sempre vive mudando estes cacarecos, vale a pena testar.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>É ate que eu não tinha penssado nisso vou tentar colocar o 1º disco formatado e ai vou ver o que da. Da mesma forma obrigado pela ajuda vou tentar e logo direi se consegui ou não.

Obrigado :D</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por vinidea@07 Mar. 2003,01:38

<font color='#000000'>E esta opção que você fala dos arqiuivos de sistema no disquete é aquele esquema de formatar o disco pelo dos já jogando os arquivos de sistema?</font>

<font color='#348781'>Intão é esse negócio de você formatar com os arquivos de sistema sim... (format x: /s). O disco de restauração desses aptivas são criados no próprio windows no painel de controle, seção ADICIONAR E REMOVER, em alguma aba q fala de disco de recuperação. Daí ele cria um pra você usar com o cd de recuperação do próprio aptiva, não serve um do windows normal... aliás ele já instala os drivers do cd quando dá o boot.

Mas só isso funciona quando qualquer disco de boot (aquele da formatação) dá boot normalmente.

Avisa nóis quando der certo q eu fiquei curioso. Valeu!</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Ok eu vou entrar en contato com o meu amigo que tim o micro e depois postarei uma mensagem.

Se você está curioso imagina eu.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Outra coisa este disco de restauração pode se feito em qualque aptiva ou tem que se no mesmo modelo que o meu?</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por vinidea@09 Mar. 2003,15:14

<font color='#000000'>Outra coisa este disco de restauração pode se feito em qualque aptiva ou tem que se no mesmo modelo que o meu?</font>

<font color='#348781'>Assim, deve ser feito em um aptiva da mesma família, q use os mesmos programas originais. Acho se você fizer em um K40, k45 esses mais pertos deve ser a mesma coisa... o meu (k40) por exemplo tem aquela placa de som e modem Mwave, daí ele já instala os drivers e o software de comunicação (q eu tiro fora depois).

Valeu!</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Eu tenho um outro amigo que tem um aptiva que eu não sei qual é a marca dele só sei que é um pentium 166 vou tentar para ver o que da.

assim que eu tentar eu digo o que aconteceu.

:D</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#008080'>Cara, a história deste aptiva provavelmente ainda vai longe.

Só para registro... o modelo ao Aptiva com Pentium 166 é o KJ66

A propósito, estou curioso também...</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Eu vou amanha na casa dele fazer o disco de restauração e vou ve o que da, eu não sei se vai dar problema.

Este problema ainda vai dar o que falar. :D</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Já tive dois aptivas e a solução é a seguinte:

1) jogue fora a placa Mwav (combo de modem+placa de som).

2) bote um modem e uma placa de som quaisquer.

3) jogue fora o cd de recuperação.

4) instale o windows normalmente, usando uma cópia que não seja da IBM.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>Tu acha que se eu podesse instalar o win sem o cd de restauração eu já não tinha feito!!! :D  

O prblema ta ai le desde o começo e tu vai ver qual ta sendo a minha dificuldade.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#348781'>E aê Vinidea? deu certo lá com o seu amigo do Aptiva?

Tipo, tá muito engraçado esse problema de ele não dar boot por um disket q não de recuperação... os q eu já mexi deram certo com qualquer disket de boot... até já instalei o OS 2/WARP nesse q eu tô agora... isso com um disco normal de boot, também já pus o w98 direto. Não tô conseguindo achar uma solução...

 falou aí boa sorte...ehgheheheh</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#0000FF'>tA BRABO FUI LA NO MEU AMIGO DO APTIVA E UM TECNICO FOI LA FORMATOU E INSTALOU O WIN 98 E ASSIM não TEM MAS NADA DA IBM LA.

A MINHA UNICA ESPERANÇA É O CARA Q TEM UM APTIVA IGUAL A ESSE VAMOS VER O QUE DA!

MAS VALEU A INTENÇÃO - BRIGADAO :D  :D  :D  :D</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0