• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
ferabreu

Banquei o detetive...

6 posts neste tópico

ferabreu    0

<font color='#000F22'>Buenas, galera. Tudo bom?

Bem, como tá na assinatura aí embaixo, eu tenho um XP1800+ com 128Mb de PC2700. Costumava usar uma Voodoo4 PCI que ficou do PC antigo, e desmontava a performance do micro inteiro: dava 1500 pontos no 3DMark2000. Nem ousei tentar o 2001.

Bueno, eu rodava com a memória a 166MHz com todos os timings no mais rápido possível e o interleave desativado (já que, com um banco só, não tem como fazer interleave), e o FSB também a 166 com o multiplicador do Athlon em 10. Um leve overclock sem mudança nas voltagens - e tudo OK.

Daí comprei uma Radeon 8500le de 64Mb da PortaldoPC...e só tive problemas. Bom, depois da instalação do CD, o Windows ficou uma mer#@ (típico)... Reinstalei tudo, com o DirectX9 e os últimos drivers (CATALYST 3.1). Parecia estar bom.

PARECIA. O 3DMark2000 sempre trancava. Baixei o 2001, mesmo problema. Baixei o FSB pra 133 e tirei o overclock. Reduzi nos timings da memória. Nada resolvia.

Reinstalei tudo de novo, mas com o DirectX8.1. E...nada, o problema continuava. Desliguei o AGP FastWrite no BIOS, não resolveu.

Já estava quase ligando pra loja pra trocar a placa quando rodei o HDTach. E...deu erro de FPU durante a leitura do disco, durante o teste de burst, bom, vivia trancando também. Foi daí que parei de prestar atenção na placa e comecei a pensar na memória...

Baixei ela pra 133 e botei os timings no mais rápido. Liguei o FastWrite. Funcionou TUDO perfeitamente...

Como paguei mais caro pela PC2700, e insatisfeito com ela rodando a 133, mudei de estratégia: voltei ela pra 166 sem ligar o AGP FastWrite, com todos os timings no mais rápido, e aumentei a tensão de 2.50V pra 2.55V. Não adiantou. Em 2.60V, os 3DMarks ficaram estáveis, mas o HD Tach continuou com problemas... E 2.70V também não resolve.

CONCLUSÃO:

1- Mesmo tendo só um banco de memória, ligar o Interleave sempre aumentou a instabilidade, e também um pouquinho a performance (tipo 100 pontos no 3DMark). Não sei como pode, já que não tem interleave com um banco só.

2- Com o FastWrite ligado no BIOS, o sistema fica muito mais instável, mesmo que o SMARTGART, no driver na RADEON, não ative o FastWrite nunca.

3- Aumentando a tensão da memo, os 3DMarks funcionam bem, mas o HD Tach continua soluçando.

4- A memória é mesmo PC2700, porque se eu deixo pro SPD configurar, ela se configura a 166MHz. Pra funcionar a 133, só no manual.

5- TODOS OS PROBLEMAS DESAPARECEM COM A MEMÓRIA A 133MHZ, POSSO FAZER TUDO QUE QUISER NO BIOS QUE A ESTABILIDADE CONTINUA COMO ROCHA.

E agora, o que dizer disso?

Prezados Moderadores, este tópico foi incluído nas áreas de Memórias e Placas de Vídeo, por se tratar de um problema "múltiplo". Se não for possível mantê-lo nas duas áreas simultaneamente, por favor apaguem apenas de UMA das seções. Obrigado.

:o</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ferabreu    0

<font color='#000F22'>Pois é, mas é como eu escrevi: se eu configuro a memória pra escolher automaticamente o clock ("by SPD"), ela se configura pra 166MHz.

O timing dela é 6ns.

Será possível que fizeram um módulo PC2100 com chip identificador de PC2700???</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ferabreu    0

<font color='#000F22'>Bom, como eu já disse, o BIOS é a última versão disponível. Também estou usando os últimos drivers VIA Hyperion, a última versão do Catalyst, etc.

A memória é PC2700 mesmo - está etiquetada como DDR333, e, além disso, antes de eu trocar a placa de vídeo, ela funcionava a 166MHz sem problemas. Apenas depois que eu troquei a Voodoo4 PCI pela RADEON 8500le que comecei a ter problemas. Inclusive, eu rodava o FSB a 166 junto com a memória...agora, só posso rodar tanto o FSB quanto a memória a 133, senão CRASH...

Acho que não tem jeito, vou discutir o caso com o Wellington da WAZ, mas não sei se ele vai querer trocar...

Como disse o JCELSO, o ideal seria testar com outro módulo de memória, mas não tenho amigos micreiros pra conseguir esse tipo de coisa...  :(</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso