• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
inicprog

particionando e Formatando HD's com o FDISK

2 posts neste tópico

bom, estou postando esse tópico pois vejo muitas dúvidas na formatação de hds; lá vai:

Formatando e Particionando HD com o FDISK

Formatar fisicamente um HD ou, de outra forma, fazer uma formatação de baixo nível, significa demarcar as trilhas e setores com um sinal elétrico para que possam ser gravados e localizados mais tarde.

Atualmente os HDs são do tipo IDE e SCSI e são formatados fisicamente uma única vez na fábrica mas muitos HDs IDE que aparentemente estão danificados são recuperados usando uma formatação de baixo nível (existe um programa da Seagate chamado Disk Manager que faz formatação de baixo nível).

A polêmica de formatar ou não fisicamente vai durar por muito tempo, pois se de um lado os fabricantes dizem que a formatação de baixo nível não pode nem deve ser realizada (por prejudicar performance, durabilidade e confiabilidade devido à eliminação de mapas de erros e tabelas de translação) por outro lado muitos usuários que aparentemente "perderam" seu HD tentam este tipo de formatação algo que às vezes pode dar certo.

Vamos ao que interessa. Obs.: este processo só poderá ser feito em um HD novo pois você perderá todos os seus dados ali contidos.

Como o HD ainda não possui nenhum sistema operacional, vamos precisar de um disquete de boot para inicializar a máquina: é recomendável usar um disco de boot do Windows 98 pois ele inclui os drivers para que seu CD-ROM IDE ou SCSI possa ser acessado sem necessidade de alterar os arquivos de inicialização. Coloque o disquete de Boot e ligue o computador ...

Coloque para iniciar com suporte a CD-Rom.Vai cair em um prompt de Dos como: "A:\". Digite fdisk e dê <Enter>. Irá aparecer uma tela como esta :

aperte enter 3 vezes seguidas:

O programa irá perguntar se você deseja que a partição gerencie todo o seu HD (100% de uso). Diga <Sim>

Agora chegou a hora de formatar o HD para que o computador reconheça a nova partição: para realizar a operação use o programa Format.com que está no disquete de boot que usou para começar o processo. Quando aparecer na tela do prompt, "A:\" digite o seguinte comando Format C: /S

"Format C:" = Este comando irá formatar o HD . Compreende na criação de uma tabela de partição (Informações de onde começa e termina a partição), de uma área de boot (MBR - Master Boot Recording), de duas tabelas de alocação de arquivos (FAT, que contém informações de cluster livres e usados) e de uma área de diretórios (aonde estão armazenados o nome dos arquivos, marcando o setor de início e informações adicionais do arquivo).

"/S" = Este comando irá colocar os arquivos necessários para que você possa inicializar o computador para instalar um O.S.

Após este processo (que deve demorar alguns minutos, sendo que quanto maior o HD maior será a demora) você deve retirar o disquete da unidade e reiniciar o pc. Agora só falta instalar o sistema operacional.

espero ter ajudado!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você devia de ter postado essas informações dentro desses tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=119972

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=129680

O pessoal já discutiu bastante sobre isso, bom mas a dica valeu a pena ficou boa mas ela deveria ficar lá em cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0