Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATI Tray Tools (by Ray Adams)


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

O FUTURO RIVATUNER DAS RADEONS

Já escrevi um tópico comentando sobre o programa Rage3D Tweak e este programa, mas neste estarei dando uma atenção especial ao ATi Tray Tools.

O programa começou bem simples, cheguei a utilizar uma de suas primeiras versões e ela praticamente só possuia opções para overclock, porém, o soft recebe atualizações constantes, é versão atrás de versão, e esta última já conta com opções bem interessantes, e creio que com o fôlego do autor, dentro em breve teremos um programa tão completo quanto o RivaTuner é para as placas nVidia, mas nesse caso será para as placas ATi.

Vejam abaixo uma screen das opções do programa, que podem ser facilmente acessadas via ícone do tray, que na realidade já é o próprio soft, pois ele não dispõe de interface em janela, o que deixaria até sem sentido o seu nome.

%7Boption%7Dhttp://img149.exs.cx/img149/802/att1xf.jpg' border='0' alt='' />

Para quem já utiliza o programa vai notar que falta a opção Hardware, que tem por subcategoria as opções Overclock, que conta com opções avançadas de memory timings (extremamente perigosa se mal utilizadas), System Information e mais outra que não recordo. Eu escondi a opção propositalmente, porque não faço uso dela. Vejam abaixo outra imagem:

%7Boption%7Dhttp://img149.exs.cx/img149/3506/att27xn.jpg' border='0' alt='' />

Interessante notar que nas opções Pixel Shader Version é oferecida também a versão 2.1, que a título de curiosidade, se ativada, mostra a versão como sendo Pixel Shader 3 no 3DMark 2005, porém totalmente inoperante, o programa não roda os testes, que ficam com a informação Not Supported ao lado.

O programa conta com algumas opções interessantes, como as otimizações do Anisotropic Filtering, Trilinear Filtering e Código do Pixel Shader, além de possibilitar o uso das resoluções não-padrões como por exemplo 848x480, 720x576, etc.

Vejo esse como o melhor programa do gênero para as placas ATi, um outro que eu gostava muito era o Rage3D Tweak, porém ele perdeu suas funcionalidades desde a versão 4.11 do Catalyst.

Quem quiser ver mais detalhes sobre o ATi Tray Tools, pode visitar a Página Oficial do programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu uso este programa esporadicamente mas tb achei ele bem completo.

Estou testando em conjunto com o ATITool, que marca a temperatura da placa além de gerenciar o cooler.

Sem dúvida se o ATI Tray Tool marcasse a temperatura, seria a minha primeira opção.

Ele já vem integrado nos drivers da DNA inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por JosimarCerqueira@15 dez 2004, 22:25

...aquela opção de detectar artefatos, ela é confiavel?

Eu particularmente não confio em nenhum desses programas que escaneiam artefatos, a não ser um em que podemos delimitar uma área do próprio desktop para ver se ocorrem artefatos, mas não lembro que programa é esse.

Na minha opinião, o melhor para testar a estabilidade do overclock em placas de vídeo é o rthdribl v.1.2 (Real-Time High Dynamic Range Image-Based Lighting), que não é apenas mais um soft com nome extenso, com ele, overclocks que não geram artefatos em programas, benchs como 3DMark 2003 e jogos, aparecem. Quer dizer, o que parece estar normal visualmente em outros jogos, não passa por esse teste, somente o mais estável dos overclocks passa batido por ele.

Quem tiver interessado nele, pode baixá-lo em sua Página Oficial clicando abaixo:

rthdribl v.1.2 (Real-Time High Dynamic Range Image-Based Lighting)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns dizem que, se misturados vários programas de overclock, podem ocorrer problemas devido a conflitos de software, e realmente, se você colocar todos ao mesmo tempo para iniciar junto com o Windows, pode ser que nenhum deles realmente tome conta da situação e isso pode acabar em problemas de desempenho/estabilidade.

Para resolver isso basta deixar apenas um ou nenhum habilitado para iniciar com o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!