• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
UMARIZAL

Você conhece algo sobre os Pentium 3 Coppermine?

6 posts neste tópico

Olá.

Estou para comprar um Pentium 3 1.0Ghz Coppermine e resolvi perguntar...

O que eu preciso saber sobre os processadores Pentium 3 socket 370?

Tipo, qual deles é melhor ou pior (pois há vários "sSpec Number" com o mesmo clock)

e quanto ao "Core Stepping" , qual devo escolher?

falou...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei um processador Coppermine, mas era Slot 1 (750mhz).

A diferença do seu processador atual para o q você pretende pegar: 400mhz a mais, metade da memória cache L2 (o Katmai possui 512k e este cache opera na metade da freq. do processador ou seja 300mhz, enquanto q o Coppermine possui 256k e opera na mesma frequência do processador, ou seja, no caso deste, 1ghz).

você pode encontrá-lo com fsb 100 ou 133mhz.

Se vai valer a pena ou não, depende do preço. Quando troquei meu P2 400mhz pelo P3 750mhz, me decepcionei. A placa mãe não ajudou muito (video onboard fraco). Mas pode ser q no seu caso seja diferente. Qual é o preço do P3 Copper? Ou a diferença entre ele e o seu?

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o meu processador é um P3 550Mhz... estou rodando em overclock e ele está a 605Mhz.

Tenho desde R$ 180,00 usado até R$ 250,00 "novo" se é que existe né.

Na verdade, não acredito que tenha P3 1.0 novo, acho que é um usado, bem conservado e limpinho... aí falam que é um OEM novo... Acho que vou comprar um de R$ 180,00 usado que esteja bem conservado. O meu processador, o P3 550Mhz slot 1 vale +/- R$ 100,00 com cooler. Esses preços são os que tenho visto no MercadoLivre e Arremate.com.br

Bem, minha dúvida é a seguinte:

tenho uma tabela que peguei no http://users.erols.com/chare/elec.htm se não me engano. E nela, vi que a diferença de consumo de energia é muito grande entre processadores de mesmo clock. Por exemplo, os 1.0Ghz de 1.7V consomem 26.1W... e os de 1.75V consomem até 33.9W, ou seja, 25% a mais de energia para o mesmo clock.

No meu caso, o meu 550Mhz, com core Katmaï, rodando a 100Mhz de FSB, consome 30.8W pois trabalha com vcore a 2.0V... arquitetura de 0.25 microns... ao passo que os Coppermine utilizam arquitetura de 0.18 microns.

Ah, muitos vão me dizer: Troca esta placa-mãe, processador e memos por um Athlon ou até mesmo por um Duron que já sai no lucro.

É, quanto a performance sim. Processador mais rápido, Memos DDR ao invés de DIMM, o HD rodando a UATA 100, etc.

O problema é que não estou com grana sobrando! Já pensou, ter que trocar placa-mãe, memos, etc. E não quero sair da minha Asus para uma PC-Chips da vida... E além disso, os processadores P3 1.0Ghz gastam muiiiiiiiito menos energia e são muiiiiiito menos esquentadinhos que os AMD Duron e Athlon. Como podemos ver no teste do Tom's Hardware... o P3 1.0Ghz quando tirado o cooler (isso mesmo, tirado o dissipador com ventoinha e tudo de cima dele) ao invés de queimar, pára o aplicativo que está rodando e trava tudo... mas não queima... é só colocar o cooler de novo e tá tudo certo. Já os AMD, tanto Duron quanto Athlon XP, pegam fogo literalmente... ou seja, Intel é mais segurança para o dinheiro a ser investido.

Pois é pessoal... por essas e outras que eu preciso saber mais sobre os P3... principalmente sobre os de 1.0Ghz, que eu estou comprando.

Qualquer coisa, postem aí.

Abraços.

Editei para mudar a URL que estava errada.

Compartilhar este post

Link para o post

O consumo do Processador não é tão relevante para mim, já q não pesa tanto no consumo geral e não vou ter q pagar muito mais por isso. :D

Quanto a queima dos processadores Duron e Athlon, as MBs de marcas boas vem com sensores q detectam a temperatura e desligam o fornecimento de energia do processador, impedindo q o mesmo queime.

você deveria se informar um pouco mais sobre os preços por aí. Pode ser q não seja tão cara a mudança para um AXP. (é só uma sugestão). Já mudança de performance é boa. As memórias SDRam e DDR possuem quase o mesmo preço e o HD Ultra ATA 100 funciona beleza.

Eu também suei para trocar meu antigo P3 Copper pelo atual (vide assinatura). Fui levando no pontapé, passei um tempo sem PC, fui insultando o vendedor, e finalmente consegui. Se você reparar, ainda estou usando meu velho HD de 10gb :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Constrator, vou te dar alguns argumentos para você pensar em um Athon 1700+ TBred 1.5V (DLT3C).

O consumo típico dele é um pouco acima de 40W (uns 43W). Ou seja, apenas 10W acima que um dos modelos de P3 1GHz e 17W que o de menor consumo (mas não esqueça que a Intel não indica o consumo máximo do processador).

17W a mais, usando o micro 8 horas por dia, todos os 7 dias da semana, dá uma gasto de 4 kWh no mês. O que aqui em SP resulta em pouco mais de R$1,50 pro mês, já incluindo ICMS. Convenhamos que por 50-60% mais desempenho, isso se justifica, já que além de tudo você pode terminar o que quer fazer antes e desligar a máquina.

Vamos a alguns fatos. Alguns TBred B 1700+ DLT3C (o de 1.5V) funcionam até com tensões menores, e isso faz o consumo cair bastante. Precisa é que a placa permita usar tensões mais baixas. Eu tinha um e minha placa permitia usar até 1.1V. Com 1.2V ele ficar estável como uma rocha e até com 1.125V ele entrava no Windows numa boa. Com 1.2V, provavelmente o consumo era tão baixo quanto de um P3 1GHz.

Existem muitas placas antigas, que usam memórias PC133, são de boas marcas e tem bom desempenho. Te recomendaria placas com chipset VIA KT133A e KT266A. Algumas tem na mesma placa slots para memória PC133 e para DDR (neste caso o ideal são placas com KT266A). Assim você poderia usar PC133 agora e quando puder comprar DDR (ganho entre 10-15%).

Da Asus eu sei que a A7V133 você encontra por preço baixo (usada), e tem até controladora RAID para HDs. Já placas com slots para memórias DDR e PC133, tem as da ECS, que são boas quando usam o chipset KT266A, como a K7VTA2. Existem outras. Só evite as com chipset ALI Magik1.

Eu pelo menos considero um absurdo o preço que pedem nesses componentes usados que você citou.

Quanto aquilo do Tom's Hardware, esqueça. Tenho certeza que você não vai arrancar o cooler. E quanto ao cooler parar, outro dia aconteceu isso comigo. Com a cadeira eu atropelei o controle de rotação da ventoinha do cooler, que estava jogado e ele parou e eu não percebi. Fiquei usando por um bom tempo assim. Depois deixei rodando o DVD Shrink (conhece?) e fui para a cozinha fazer um lanche. Voltei com ele apitando :D

Ok, minha placa é nova, mas o meu processador é um 3200+, esquenta muito mais (o cooler é adequado a ele, mesmo sem ventoinha demorou muito esquentar)., mas tem várias dessas placas antigas que já tinha proteção bem razoável e em várias com chipset KT333 já era a mesma proteção que tem no P3 (você só precisa de um Athlon XP e uma placa dessas). Mas mesmo sem essa proteção, a chance de você queimar algo é pequena. Quanto tempo já usei máquinas sem proteção alguma, processadores vitaminados e nunca tive qualquer problema.

Dê uma consultada nos preços, que você vendendo o seu conjunto, você compra algo muito bom e razoavelmente atual.

Compartilhar este post

Link para o post

Pentium 3 DE 1,00 GH

eu acabo de comprar algumas (15) maq em um leilão e elas são servidores (HP NETSERVER E 200)A CONFIGURAÇÃO DELAS É P III DE 1,0GB(slot 1 copertine) com 256 de mem ECC REG,para ser bem sincero ,acabei trocando a minha maq (um athlon 1,2 com 256 dimm, asrock)por uma destas maq e não estou achando ela mais lenta ,embora seja de clock inferior,e eu acho que esta maq esta bem mais estavel que a anterior rodando os mesmos aplicativos .

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0