• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Gifted

controlar brilho de led

9 posts neste tópico

glr, estou com uns projeto aqui ... deixa eu explicar ...

tenho uma iluminação de led's, azul alto brilho, a ideia partiu de um controlador vantec, que tinha um botão que controlava a intensidade do brilho da cold ...

q q eu quero:

sabe aqueles radios, de pilha que usa potenciomentro, aí a gente gira um pouquim ele liga, mais um pouco vai aumentando o volume ... queria fazer a mesma coisa no led (controlando assim o brilho dele, desde ligar, até o maximo de brilho).. só que com um dimmer ou potenciomentro, queria saber qual é mais aconselhá-vel fazer, e se alguem tem o esquema do circuito ....

grato,

Gifted

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer isto com apenas o potenciômetro.

Nem precisa de ser potenciômetro com chave, pois, eles vão praticamente apagar quando o cursor do potenciômetro estiver na posição de máxima resistência.

Mas, o valor da resistência do potenciômetro e sua potência, dependem de quantos LEDs são e de que forma estão ligados. (em paralelo ou em série), pois, precisa saber o valor da corrente total.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá claudomirorl,

são 10 led de 3mm, azul ultra brilho, ligados todos em paralelo ... ligados em 12v ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, então deve haver um resistor ligado em série com cada LED destes, limitando a tensão, pois, eles funcionam com 3,5v. Estes resistores devem ser mantidos para que a corrente máxima de operação em cada LED não exceda os 30mA que é a máxima recomendada, quando o potenciômetro estiver na posição de mínima resistência.

10 LEDs em paralelo consomem uma corrente total de 300mA.

Com este valor de corrente, não é possível usar um potenciômetro comum, que suporta no máximo 1/8W de dissipação. E você poderá ter até cerca de 0,5W de dissipação.

Recomendo, então, que você compre um potenciômetro que suporte, no mínimo, uma potência de 1W, que é o dobro do máximo que será dissipado, por medida de segurança. Estes potenciômetros são chamados de "potenciômetros de fio"

Quanto ao valor da resistência do potenciômetro, recomendo 2K, que praticamente irá apagar os LEDs quando o cursor dele estiver no ponto de máxima resistência (de acordo com meus cálculos a corrente será de cerca de 6 mA e o brilho será bem pequeno). Você poderia usar valores maiores, tipo 5K, 10K, conseguindo o apagamento total dos LEDs, mas, neste caso, o brilho irá cair rapidamente conforme você girar o potenciômetro, ou seja, o ajuste será menos fino.

Nesta loja tem destes potenciômetros para vender:

http://www.brasitone.com.br/ecommerce/prod...=&pag=3&ordem=1

A ligação do potenciômetro é simples:

%7Boption%7Dhttp://www.brasitone.com.br/ecommerce/banco_de_imagens/19046g.jpg' border='0' alt='' />

Há três pinos, você vai soldar um fio no pino do meio e outro fio em qualquer dos outros dois pinos.

Depois, você corta o fio de alimentação positiva do conjunto de leds e liga cada um dos dois fios do potenciômetro em uma das duas pontas do fio que acabou de cortar e o outro fio na outra ponta. Isole as emendas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu aí amigo,

claro eles todos tem resistores ..

vou procurar o potenciometro e o resistor pelas lojas de eletrônica aqui de fortaleza, caso num ache compro dessa loja aí ...

ah sakei agora, tava falando com uns amigo meu sobre isso (slap), e ele me contou uma negorcio que tava com duvida ... mas como você falou alí, posso instalar em qualquer um dos polos do potenciometro ??

mais uma vez, obrigado pela atenção...

falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O importante é ligar um dos fios no pino do meio. O outro pode ser em qualquer um dos outros dois.

A diferença é que em um deles, o brilho vai aumentar à medida que você rode o eixo no sentido horário e no outro o efeito vai ser o contrário. Aí você decide de que forma quer que fique.

Olhando o potenciômetro na posição como está na figura, se ligar no pino da direita, à medida que você rode o eixo no sentido horário, o brilho vai aumentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, alguem sabe qual é o minimo de corrente para um led azul 5mm de alto brilho acender.

Obrigado

Fernando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

claudomirorl valeu aí fera,

já tirou todas minhas duvidas .. quando for no centro aqui de fortaza vou compra o potenciometro pra fazer isso ... quandos quando acabar te mando um mp falando se prestou ..

grato,

Gifted

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0