Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
tongabilonga

Windows XP não formata

Recommended Posts

Aí galera, beleza??? Tentei formatar o meu PC que tá lento como uma tartaruga e não consigo. Estou usando o disco de boot do Windows 98 SE para formatar o XP SP2 e dá a seguinte mensagem: "o Windows 98 detectou que sua unidade C: não contém uma partição FAT ou FAT32 válida. Há várias causas possíveis:

- você pode estar usando um software de particionamento de terceiros;

- Alguns vírus podem impedir que sua unidade C: não seja registrada;

- e etc... e etc...

Gostaria de saber como resolver esta questão já que formatei outras vezes e deu certo e agora não tô conseguindo. Será que o XP SP2 ou um vírus tem influenciado nisso? Ou tem outra forma de eu formatar com disco de boot do próprio XP? Já passei o antivírus e não encontra nada. Tô querendo instalar o XP SP1 novamente...

Meu PC é :

ATLHON AMD XP 2000+

384 MB

HB 30 GB

BITDEFENDER PROFISSIONAL

WINDOWS XP SP2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tem uma partição, quer formatar tudo.

O cd na hora de instalar já faz isso ta c/ algum outro problema

Compartilhar este post

Link para o post

tongabilonga,

Pode ser que você formatou a partição em New Tecnology File System (NTFS) e o 98 não entende isso... tens que dar o boot pelo próprio CD do XP e formatar, se você quiser... lá no Setup da BIOS a prioridade de boot tem que estar configurada para CD-ROM primeiro e HD segundo...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olá, pessoal, belezura???

- alexffox, o cd instala o XP normalmente, porém quando vou em "arquivos de programas" os antigos programas estão estão lá, só que não funcionam e aí dá pra perceber que a máquina não foi formatada e sim instalado um sitema em cima do outro, entende? E eu quero zerar tudo, pois alguns programas não querem funcionar com SP2 como funcionava no SP1.

-Aamirati, aí eu não sei se é NTFS ou FAT. Tem algum jeito de eu saber? Como eu dou boot pelo CD do XP sem usar os 6 disketes de instalação. Desculpe se não entendi a sua pergunta, ok?

É uma coisa simples, contudo, estou encontrando dificuldades em fazê-la. Obrigado pela força de vocês e aguardo resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes o windows dá uns problemas de formatação mesmo ou se você estiver usando um disk manager.

Crie um disco (disquete) de boot c/ o comando format /s e copie os arquivos format e fdisk que estão na pasta system do windows.

Dá o boot pelo disquete e execute o programa fdisk, delete a partição antiga e crie uma nova c/ o tamanho total do HD e reinicie o computador e pelo disquete execute o format p/ formatar o hd. Reinicie novamente c/ o boot pelo CD e instale o win xp sp1.

Eu tenho guardado m disquete de boot c/ o format e fdisk p/ no caso de haver algum problema como o seu. Este é o metodo das antigas e funciona em todos os casos.

Compartilhar este post

Link para o post

olá, execute o fdisk, e exclua partição não dos, depois crie uma fat32 sem formatar, e com o boot do xp, voce escolhe NTFS ou FAT32, e executa, as vezes é necessário desligar a máquina alguns minutos para descarregar e limpar.

Compartilhar este post

Link para o post

tongabilonga,

FAT 16, FAT 32 e NTFS são as maneiras que o Windows pode formatar seu HD ou partição do mesmo, para depois transeferir os arquivos da instalação, etc...

A primeira, FAT 16, ou simplesmente FAT, atendia as versões iniciais do DOS e WINDOWS em face aos recursos de hardware existentes na ocasião... placa-mãe, tamanho de HB, etc... com a evolução da coisa, surgiu a FAT 32, capaz de atender HD maiores de 32 Gb e perdura até hoje, com algumas limitações... por exemplo, o tamanho máximo de uma arquivo é de 4 GB... a NTFS extendeu esse limite de tamanho de arquivo para um valor tão grande que ainda não existem HD para saturá-lo...

Por trás disso tudo, está a árvore e ramificações com as pastas e arquivos... existe uma tabela lógica no HD para dizer onde estão fisicamente gravadas as informações de cada arquivo, nome do arquivo, tamanho, restrições (atributos), data, localização, etc... é a partir dessa tabela que o sistema acessa o que queremos... FAT quer dizer FILE ALLOCATION TABLE, ou TABELA DE ALOCAÇÃO DE ARQUIVOS e o NTFS é uma nova tecnológia ou aprimoramento da velha FAT...

Ambas funcionam com o win 2000, NT, XP... e o nome NTFS veio do windows NT que tinha, a época de seu lançamento, um sistema de arquivos próprio, diferente da FAT, Sistema de Arquivos do windows NT... ou NT FILE SYSTEM ou ainda, NEW TECNOLOGY FILE SYSTEM...

Para concluir a aula de hoje (hehehe) as mídias de CD ou de DVD tem também uma FAT, mas de nome TOC, Tabela de Conteúdo ... da mídia !!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Aí pessoal, beleza??? Até que enfim consegui. Foi meio que por "osmose", mas fui seguindo as dicas que vocês me passaram e deu certo. Valeu galera, até a próxima...

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico Bloqueado, caso resolvido.

Caso o autor necessite reabrir o tópico, entre em contato com a moderação

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais