Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
pl4gio

Underclock no P4 3.0

Recommended Posts

Bom galera estava pesquisando algo do tipo aqui no forum mais só achei sobre athlonscom underclock e parece que não funciona da mesma maneira na minha placa-mãe.

Quero fezer underclock porque o processador ta esquentando de mais, mais mesmo com Artic Silver 5 e o cooler box lapidado tudo bonitinho ele ta atingindo 70º e fazendo aquele underclock do processador mesmo (thermal thotling algo assim né? reduzindo o clock pra 2.9). Enquanto não tenho grana pra compra um cooler decente vou ter que apelar pra isso.

Queria deixa-lo em torno de 2.7~2.8 mais não consegui ajustar isso na BIOS la tem duas opções CPU Frequency que ta em 200 e DRAM Frenquency que ta em 400, tentei baixar a CPU pra 180 mais a placa-mãe não deu boot. Acho que não sei configura mesmo xP.

Bom quem consegui da uma ajuda, qualquer ajuda é bem vinda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o problema é refrigeração, talvez seja melhor averiguar o que está acontecendo... Como está o fluxo de ar no seu PC? Tem entrada de ar pela frente? Com cooler? Atrás tem exaustor (cooler jogando ar pra fora)? E na ateral?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A refrigeração acho que está boa: 1 fan de 120mm atrás puxando ar pra fora; 1 fan de 80mm na frente puxando ar pra dentro e na lateral tenho um duto com 1 fan 80mm adaptado jogando ar pra dentro do gabinete fora a fan da minha fonte que é uma ST420BKV.

Inclusive aqui em casa não costuma fazer muito calor geralmente está por volta de 20º~25º e o lugar é bem ventilado.

Já tentei de tudo com esse pc só falta mesmo tentar colocar um cooler melhor que parece ser minha única alternativa de baixo custo.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes disso, tente abrir o PC e mandar ver com um ventilador do lado... Monitore também a velocidade do Fan, que deve estar por volta de 3000rpm...

Caso fores adiante com o underclock, tentar fazer via software (in-fly)é uma alternativa...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha algumas dicas pra você ver se consegue baixar a temperatura do seu processador sem fazer underclock:

- Organizar os cabos dentro do gabinete para uma melhor ventilação;

- Usar uma boa pasta termica entre o processador e o dissipador;

- Usar um bom cooler no processador;

- A temperatura do gabinete não pode ser mais q 10 graus da temperatura ambiente;

- Usar coolers no gabinete adicionais sendo q na frente e embaixo os coolers no sentido de ventilação e atras ou em cima no sentido de exaustão.

- De preferência aos gabinetes de 4 baias, pois a fonte deles não fica em cima do processador

Ah link de alguns artigos referentes a refrigeração do PC:

Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/991

Temperatura Máxima dos Processadores

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/645

Turbinando a Ventilação do Processador

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/474

Não Deixe seu PC Torrar no Verão

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/96

Diminuindo a Temperatura de Seu Processador

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/476

Escolhendo o Cooler Certo Para o Seu Micro

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/473

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1007

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A velocidade do cooler entá mais ou menos em 3600 rpm. To sem ventilador aqui em casa então liguei um pouco o ar condicionado e deixei o pc na frente da saida de ar a temperadura foi pra 23º :ahh:. Vou procurar o programa que você mencionou e qualquer coisa posto aqui novamente.

Postado Originalmente por giovannifilipe@12 de março de 2006, 19:28

Olha algumas dicas pra você ver se consegue baixar a temperatura do seu processador sem fazer underclock:

- Organizar os cabos dentro do gabinete para uma melhor ventilação;

- Usar uma boa pasta termica entre o processador e o dissipador;

- Usar um bom cooler no processador;

- A temperatura do gabinete não pode ser mais q 10 graus da temperatura ambiente;

- Usar coolers no gabinete adicionais sendo q na frente e embaixo os coolers no sentido de ventilação e atras ou em cima no sentido de exaustão.

- De preferência aos gabinetes de 4 baias, pois a fonte deles não fica em cima do processador

Então:

- A maioria dos são aqueles rounds cable e estõa presos direitinho de um lado do gabinete.

- A pasta térmica que eu to usando é uma Artic Silver 5.

- To sem grana pra um cooler decente agora :( .

- Como eu vejo a temperatura do gabinete? no MBM monitor é aquele que fica em preto? (em full fica uns 48º).

- Sim os coolers eu tenho como disse num post anterior.

- O babinete é 4 baias e a fente n fica em cima não.

A maioria dos artigos eu já tinha lido, foi assim que eu decidi pegar um duto de ar e montar o sistemas de fans aqui no PC. Minha última anternativa é tentar comprar um cooler bom mesmo porque eu não sei mais o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

sei que poder parecer bobo, mas o cooler á instalado certo ?? se instalar ao contrário (jogando o ar pra cima) aí o processador frita mesmo. E acredite, isso acontece.

A pasta térmica poder ter sido mal "intalada".

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Sim ta certinho puxando ar pra cima do processador e a pasta térmica foi passada como mostra no tutorial aqui do clubedohardware.

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por pl4gio@13 de março de 2006, 09:53

A maioria dos artigos eu já tinha lido, foi assim que eu decidi pegar um duto de ar e montar o sistemas de fans aqui no PC. Minha última anternativa é tentar comprar um cooler bom mesmo porque eu não sei mais o que fazer.

Quanto a temperatura do seu gabinete eu não sei te dizer porque não uso este programa, eu uso o ASUS PC PROBE.

Um duto de ar é ótimo e se você seguiu todos os artigos citados anteriormente seria melhor você trocar o cooler do processador. (Eu aconselho um ZALMAN, tudo bem sao caresimos mas dao conta de resfriar o processador e sao silenciosos).

Agora seu processador esquenta mesmo se le ficar em torno de 50ºC esta ótimo. porém a você tem que manter a temperatura do gabinete (No caso do seu processador) maior no maximo 8ºC da temperatura ambiente.

Resumindo tente diminuir a temperatura do gabinete, se não resoler ai sim troque o cooler do processador.

Quando ao underclock eu particularmente não sei fazer...

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por pl4gio@13 de março de 2006, 11:45

Sim ta certinho puxando ar pra cima do processador e a pasta térmica foi passada como mostra no tutorial aqui do clubedohardware.

Como assim puxando? Noa seria jogando ar em cima do processador?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais