• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
inacio98

110 ou 220 volts

28 posts neste tópico

Fala, galera, minha curiosidade é a seguinte: qual é a vantagem de uma cidade ter sua rede de energia domiciliar de 220V em vez de 110V? Ah, e qual é mais perigosa em caso de choque elétrico? Um abraço a todos e aguardo resposta. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala brother.....

Na verdade não existe vantegem nenhuma na minha opinião. Se esta se referidno ao consumo, é o mesmo pois se a tensão for menor 110 volts por exemplo a corrente é maior compensando assim 220 volts.

Com relação a choque elétrico, sem sobra de duvidas a 110 volts é a mais perigosa, pois alem da corrente ser maior, você fica grudado do fio, diferentemente da tensão 220, aonde na maioria das vezes você é arremessado para longe.

Abraço e cuidado....

:D:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre ouvi dizer que a tensão de 220V era muito melhor, tem porque?

Sou 220% leigo em eletrônica...haha

Muito Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

a principal vantagem é sobre a corrente, que em 220V ela é menor, o que faz com que se utilize fios mais finos do que em 110V. quanto a potencia vai ser a mesma nas duas.

quanto ao choque nem sempre 220V te "joga pra longe" o choque vai depender de como você leva ele, por quais regiões do seu corpo a corrente vai passar.

um conselho: não tome choque em nemhuma das tensoes, experiencia propria.

já levei choque tanto de 220V quanto de 110V e para mim o 220v foi muito pior, a condiçao em que levei o choque foi quase a mesma, descalço no cimento. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

A rede 110Vac vai ter o dobro da corrente para um mesmo tipo de equipamento, porque a potência é mantida, para ter a mesma potencia em 110Vac é preciso o dobro da corrente.

Em caso de choque, a resistência do corpo seria fixa e a corrente que passaria pelo corpo seria a metade do que na rede 220Vac, logo,o choque é menor.

Compartilhar este post

Link para o post

a vantagem de um rede 220v é que a espessura do fio é menor do que uma de 110v para equipamentos de mesma potencia já que "P=IxU"

e esse negocio 110v gruda e 220v joga a pessoa não tem nada a ver depende da cituaçao :tantan:

e o choque em 220v a corrente é maior "U=RxI" :ahh:

tem um negocio sobre isso em http://www.cfaraujo.eng.br/choque.html

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior a tensão, mais fácil sera de condusi-la e ser trabalhada, pois a corrente diminui tornando o custo mais baixo para a rede de transmisão, por esse motivo saem os 300 mil volts das hidreletricas, na diferença dos 220v e 110v acho que não teve ser estão grande a diferença de aproveitamento, deve ter algo relacionado a regiao também

quanto ao xoque dizem que é o 110v pois a corrente é inferior(xoke mais fraco),

porém isso ocasiona que a pessoa não leva um tranko suficiente para libera-la do da proeza desastroza

já levei xoque em um aparelho de cerca eletrica que joguei um alicate pela janela da casa onde eu estava sem perceber, hehehe, é muito rápido o tranko, mas não é nada bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vou entender :bravo::angry:

Se tomar mos um choque de 380V, podemos morrer. CORRETO????

Se tomarmos um choque de cadeira elétrica (5000V), não temos escapatoria...

Alguém pode explicar?

ahh, se tomarmos um choque de uma pilha, não no acontecerá nada :P 1,5V

Compartilhar este post

Link para o post

O que mata não é a tensão mas sim a corrente que passara pelo seu corpo.

por EX: uma tensão de 1000V e uma corrente de 10mA é bem menos perigosa do que uma tensão de 220V e uma corrente de 200mA.

a pele até isola uma certa tensão por EX uma pilha (1,5V) (faz com que nos nem sentimos nada)

Geralmente tensoes acima de 50V se tornam perigosas, pois ai começa a passar mais corrente pelo noso corpo e sentimos o XOKE :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

e assim q funciona.

numa toma da 110v você tem 1 fase q passa 110v e um neutro.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força.

em qualque lugar você pode ter rede 220v(isso não e questao de regiao)

basta pedir a mudança da sua rede para bifasica (ai você monta a rede de sua casa usando as duas fases em toda a insatalaçao,ao contrario doq a maioria faz q e aproveitar uma fase em uma parte da casa e uma parte na outra).

Compartilhar este post

Link para o post

e assim q funciona.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força.

não é assim que funciona amigo, tensão é uma diferença de potencial,

é uma medida relatita e não absoluta como você diz,

um fiu não tem 110V, isso na verdade é relativo a um outro potencial,

esse seu fiu pode ser -12V em relaçao a um potencial, e +600.000V a um outro potencial

quanto a corrente, isso depente do circuito consumidor que exige um determinado fuxo de eletrons(A)

Compartilhar este post

Link para o post

QUOTE(marquimvfs @ 05 de maio de 2006, 20:48)

"e assim q funciona.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?"

Lamento discordar mas esta afirmação não esta totalmente completa:

F= Fase ; N=Neutro

Existem regiões em que entre a F e o N se tem 110V, nessa regiao entre duas F se tem 220V.

E Existem regiões em que entre F e o N se tem 220V, nessa regiao entre duas F se tem 380V

quanto a isso:

"já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força."

não esta correto afirmar que 110V +110V = 220V (numa tomada) o que ocorre é que existe uma diferença de potencial entre as fases que é de 220V.

Se entre fase e neutro a diferença de potencial é 110V a corrente é menor do que uma diferença de potencial 220V. e esta corrente menor causa um xoke mais fraco.

diferença de potencial é outra forma de expressar tensão elétrica

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, galera. Eu quero primeiramente agradecer a todos que responderam meu questionamento. Viajei esta semana e não pude entrar pra responder de imeditado. Mas já tive algumas conclusões, me corrijam se estiver errado. Quanto ao choque me parece que na verdade ele é maior em 220V e não em 110V, pois se nosso corpo for considerado como uma resistência e levarmos em conta a lei de ohm, que diz que I = E/R, com E=220V teremos uma corrente maior circulando pelo nosso corpo no caso de choque, certo? Quanto às vantagens de se utilizar uma ou outra tensão, a tensão de 220V permite economia para instalação da rede por permitr uso de fios mais finos. Estive pensando na questão do consumo. Segundo o marquimvfs, o consumo é menor em 220V. A questão da diferença de potencial entre as fases também é muito interessante, porque eu também tinha a ideia de que "em 110v você tem 1 fase q passa 110v e um neutro.

em qualque lugar você pode ter rede 220v(isso não e questao de regiao)

basta pedir a mudança da sua rede para bifasica (ai você monta a rede de sua casa usando as duas fases em toda a insatalaçao,ao contrario doq a maioria faz q e aproveitar uma fase em uma parte da casa e uma parte na outra)." e pelo que vejo o que há na verdade é uma ddp entre F e N. Eu gostaria de receber opiniões sobre essas questões. Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

voce esta certo inacio98, o choque é maior em 220V, e a unica vantagem de se optar por uma rede de 220V é a redução de corrente.

onde se optem 220V através de F + N até se usa mais fases em uma residencia, mas é so na questao de dividir a carga da residencia.

pois a tensão de 380V só é usada em industrias (motores grandes etc...)

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

:blink::wacko:

eNTÃO...

SE A tensão 220, TEM MENOS CORRENTE que a 110, porque 220 é mais forte?

foi o que disse o cara aí em cima...

Compartilhar este post

Link para o post

:blink::wacko:

eNTÃO...

SE A tensão 220, TEM MENOS CORRENTE que a 110, porque 220 é mais forte?

foi o que disse o cara aí em cima...

isso vai depender do que estiver no circuito consumidor, por exemplo um aparelho de 1000W:

A = 1000w/220v = 4,5A (um aparelho de 1000W em 220v)

A = 1000w/110v = 9A (o mesmo aparelho de 1000W em 110v dobrou a corrente)

isso acontece que para um determinada "carga" fazer o mesmo serviço, a potencia final tem que ser a mesmo,

então se você tirar na tensão, tera que diminuir a resistencia e aumentar a corrente neste caso, afim de manter o circuito em equilibrio, mantendo uma mesma potencia

agora quanto ao corpo suponhamos qeu o corpo tenha um resistencia de 10M ohns

A = 220v/10000 = 0,022A (xoke de 22mA em 220V)

A = 110v/10000 = 0,011A (xoke de 11mA em 110V)

formulas:

P=AxV

V=A.R

espero ter esclarecido, mas qualquer coisa poste a nova duvida

Compartilhar este post

Link para o post

Quase tudo já foi falado, mas não esclareceu a questão do amigo!

O problema do choque:

Vamos entender uma coisa.....quem mata não é a TENSÃO e sim, a corrente! Não lembro agora, a intensidade de corrente que é suficiente para matar uma pessoa, mas explico o processo. Vejamos a questão do 110V e 220V.

Precisamos deixar claro que a corrente que circulará pelo corpo dependerá da resistência oferecida pela pele ou seja, numa pele molhada, a corrente fluirá bem mais facilmente(maior intensidade) do que numa pele seca! Como quem mata de fato, é a corrente, muitos acham que em 110V, por ter corrente maior, numa determinada carga, seria mais letal. Não é bem assim.....suponhamos que o corpo humano ofereça uma resistência XX ohms, sob determinadas condições(seco, molhado, etc). Mantidas as condições e os mesmos XX ohms, em 220V, a indução de corrente no corpo será o dobro da oferecida em 110V! Portanto, sob as mesmas condições, 220V sempre será mais letal que 110V.

Questão....porquê, num flyback de TV, apesar da tensão chegar a 25.000V(ou mais), não há tanto risco?

- Ora, quem mata é a corrente(lembram?)....no circuito do flyback, a capacidade de corrente é mínima! O circuito não foi projetado para fornecer altas correntes e assim, não consegue matar uma pessoa, por não conseguir segurar a corrente....o sistema entrará em colapso, antes do indivíduo bater as botas!

Para melhora o entendimento, vamos analisar as razões de não haver maiores riscos no manuseio de uma bateria automotiva, que consegue fornecer altas correntes(50A, 70A. etc) Novamente, lembro que, quem MATA é a CORRENTE, mas quem INDUZ(provoca) a corrente é a tensão! Como os 12V da bateria não conseguem "vencer" a resistência do corpo humano(mãos), uma pessoa que tocar nos polos da bateria não sentirá choque!

Agora, associando-se várias baterias de 12V em série(tensão somada), experimentem tocar nos polos extremos!(melhor não experimentar :D ), que estarão fornecendo tensão da ordem de 120V DC(10 baterias em série)! É uma PORRADA só! Isso mostra que a corrente é que produz efeitos danosos ao corpo humano, mas não se pode esquecer, que essa corrente dependerá da tensão a que é submetido o corpo humano!

Existem tabelas que relacionam as intensidades de corrente e as reações ou efeitos no corpo humano! Nessas tabelas, não é informada a tensão que as gerou, pois como vimos no exemplo do flyback, se a corrente não atingir valores elevados(por diversas razões), mesmo em alta tensão, não haverá riscos!

Só para concluir, lembrem-se. Estando o corpo humano isolado, pode-se tocar num cabo de alta tensão, como por exemplo, 100.000 VOLTS(cem mil volts) e nada ocorrer! Isto é, mesmo submetido a uma elevada tensão, a corrente não terá um caminho para seguir e assim, nada acontecerá!

Espero ter ajudado....

Compartilhar este post

Link para o post

Fala, galera, minha curiosidade é a seguinte: qual é a vantagem de uma cidade ter sua rede de energia domiciliar de 220V em vez de 110V? Ah, e qual é mais perigosa em caso de choque elétrico? Um abraço a todos e aguardo resposta. Obrigado.

Vantagem:

Aquilo que já foi dito anteriormente pelos nobres colegas: redução no custo da compra dos fios.

Pense bem: Tomemos como exemplo um Chuveiro Elétrico de 4400W. Ligado em 220volts, sua Intensidade de Corrente será de 20A, ou seja, um fio de bitola 4,0 (28A) será suficiente para ligá-lo. Já com 110volts, dobraria sua Intensidade de Corrente, ou seja, 40A (neste caso, um fio de bitola segura seria 10 (50A). Atualmente não sei o preço das bitolas citadas, mas no custo final de uma instalação, você verá que faz diferença.

Obs.: os valores das bitolas citados acima são valores seguros. Mas há quem use bitolas de valores menores para as citadas ligações.

Desvantagem:

Para o meu caso em específico, que uso aparelhos que trabalham unicamente em 110volts. Como a tensão aqui onde moro é 220volts, se eu esquecer de usar transformadores, ligar uma tomada por engano, posso mandar "pro balaio" meus pobres equipamentos. Às vezes o prejuízo é pequeno (um fusível, uma fonte), mas nem sempre... :cry:

Já que estão falando em choque, já imaginaram um choque de um chuveiro elétrico (o citado acima, por exemplo)? :ahh: Seria terrível :devil: 220v a 20A :devil:

Lembrem-se de uma questão de segurança: A bitola do fio pode ser maior do que a corrente do aparelho, mas jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho.

Abraços a todos e me corrijam se falhei em alguma coisa, afinal errar é humano... :looka:

Compartilhar este post

Link para o post

Vantagem:

Lembrem-se de uma questão de segurança: A bitola do fio pode ser maior do que a corrente do aparelho, mas jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho.

Olá!

A ÚNICA COISA QUE ME FALTA ENTENDER...

..."jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho"...

O disjuntor é a famosa chave?

15...

30...

40??

é isso?!?!

Então em um choveiro de 20A, eu ligar numa chave de 30 ou 40... O que pode acontecer?

Acho que é isso:

em caso de curtocircuito, a chave não vai cair, devido a ser muito mais forte do que o aparelho, então ocorrerá um incendio elétrico?

Acho que entendi! :goff:

Agradeço aos esclarecimentos anteriores! :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que tudo já foi dito, quanto ao disjuntor ele deve ser especificado o mais proximo possivel do valor de corrente que o aparelho consome. para chuveiros a maioria dos chuveiros consome entre 25 e 30A então nesse caso opta-se por disjuntores de 32A.

um conselho: usem disjuntores daqueles branquinhos eles normalmente desarmam antes do que os disjuntores pretos.

a exeçoes, mas prefiro não cita-las para não criar proplemas como EMPRESA x EMPRESA.

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Olá!

A ÚNICA COISA QUE ME FALTA ENTENDER...

..."jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho"...

O disjuntor é a famosa chave?

15...

30...

40??

é isso?!?!

O referido disjuntor opera com dois tipos de relés (infelizmente não lembro dos nomes). Um serve para desarmar o disjuntor em caso de sobrecarga e o outro para desarmar em caso de curto-circuito. O número que você vê escrito na chave do disjuntor é justamente a Intensidade de Corrente (corrente) máxima suportada. Ultrapassando esta marca, o relé de proteção contra sobrecarga desarma o disjuntor.

Por esse motivo os disjuntores são essenciais a quaisquer instalações elétricas. Se você fizesse a instação elétrica de sua casa e não utilizasse o disjuntor, você só saberia que ultrapassou a corrente máxima suportada pelos fios quando os mesmos sobreaquecessem e provocassem um incêndio e até mesmo danificasse os aparelhos ligados à rede. Com o disjuntor, você não corre esse risco. Da mesma forma com o curto-circuito: em caso de contato entre os pólos (fase e neutro), o curto-circuito só acabaria depois da destruição dos pontos em contato ou da instalação toda, além queimar todos os aparelhos ligados à esta rede. Em caso de curto, o disjuntor desarma e desliga a rede elétrica imediatamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Então em um choveiro de 20A, eu ligar numa chave de 30 ou 40... O que pode acontecer?

Acho que é isso:

em caso de curtocircuito, a chave não vai cair, devido a ser muito mais forte do que o aparelho, então ocorrerá um incendio elétrico?

Mesmo o disjuntor sendo de 30A ou 40A ou até mais, ele provavelmente desarmaria em caso de curto circuito de fato devido a resistência ser muito baixa e a corrente eletrica ser extremamente alta nesses casos.Ex.:

Rede 220v

fio R= 1 Ohmm

I = 220/1

I= 220A Com essa corrente não há disjuntor que aguente

Lembrando que é só um exemplo .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0