Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

16 computadores e 1 servidor


ihugo

Posts recomendados

E ai galera beleza?

É o seguinte, eu presto manutenção para uma empresa aqui em Belo Horizonte e essa empresa só funciona se o servidor funcionar, e são 16 maquinas acessando através de acesso remoto 1 servidor com windows 2003 server. Só que às vezes esse servidor fica muito lento o programa da empresa trava e aparece aquela ampulheta do mouse na tela por uns 40 segundos e so depois volta ao normal.

O cabeamento da empresa feito através de vários hubs 10/100 da encore e um da D-link e o ip é distribuído via DHCP através do modem router da velox (speedstrem 4200).

Já me pediram para olhar como posso fazer para melhorar a rede e eu estou no aperto, pois minha intenção era colocar apenas um sweet grande e todos os cabos partirem dele para cada computador, só que isto é uma coisa inviável, pois eu teria que reestruturar toda a rede com equipamentos novos, nem aproveitando cabos e nada (Já apresentei está solução para eles e não aprovaram).

Cheguei a seguinte conclusão e gostaria da opinião de vocês para saber se vai funcionar...

Estou pensando em comprar uma placa de rede 100/1000 e um Hub 100/1000 e trocar a placa de rede do servidor por está nova e o Hub que serve ao servidor por este Hub Gigabit para que o servidor tenha mais velocidade de transmissão de dados com os terminais.

Será que vai funcionar?

Agradeço a atenção de todos.

Igor Hugo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as vezes o gargalo não está nem no servidor

eu acho que 1o. você precisaria ter certeza que é o servidor... no 2003 tem algumas ferramentas de monitoramento, veja se a placa de rede está chegando ao limite, ou então o processador, ou memória.

se a rede estiver no limite mesmo então coloca giga e boa

eu acredito que o problema está mesmo no cascateamento desses hubs... acredito que a sua ideia está certissima... se o cara não quer mudar, você vai fazer o que?

só por curiosidade.. quantos hubs tem cascateados e qual a config do servidor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xucrute Valeu cara...

Hubs, acho que tem uns 8 ou 9...

Quando cheguei lá pela primeira vez fiquei assustado com o serviço que fizeram na rede...

Tinha um cabo com uma grande distancia para 2 computadores...

O cara pegava branco verde, verde, branco laranja, laranja para uma maquina e branco marrom, marrom, branco azul, azul para outra maquina...

Dá para acreditar nisso? sei que funciona, mais isso acho que nem em casos de emergencia.

Você saberia me dizer qual a ferramenta do windows 2003 server que monitora isso?

Abraço xucrute

Ops esqueci...

O programa da empresa é relativamente leve o que me parece que pesa mesmo são 16 maquinas acessando remotamente a area de trabalho desse servidor.

O servidor é um Pentium 4 socket 478 3,06Ghz HT com 1Gb de memoria DDR 400, HD IDE normal e etc.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ihugo.

Não entendi algumas coisas:

- esses 16 PCs estão onde relativamente ao servidor? Parece que estão próximos pois tem um monte de Hubs para interligá-los.

Mas se estão próximos para que o acesso remoto?

E a solução de placa-de-rede/Hub Gigabit implica que todos os outros Hubs pra terem melhoria de velocidade sejam Gigabit também.

No servidor o próprio Gerenciador de Tarefas na guia Rede dá pra você monitorar a taxa (%) de uso da placa de rede deste servidor.

Ai você sabe se a conexão está congestionada ou não antes de comprar equipamentos Gigabit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa e aí pessoal beleza?

Olá ihugo.

Não entendi algumas coisas:

- esses 16 PCs estão onde relativamente ao servidor? Parece que estão próximos pois tem um monte de Hubs para interligá-los.

Mas se estão próximos para que o acesso remoto?

E a solução de placa-de-rede/Hub Gigabit implica que todos os outros Hubs pra terem melhoria de velocidade sejam Gigabit também.

No servidor o próprio Gerenciador de Tarefas na guia Rede dá pra você monitorar a taxa (%) de uso da placa de rede deste servidor.

Ai você sabe se a conexão está congestionada ou não antes de comprar equipamentos Gigabit.

Alcy beleza?

Cara o server está longe das maquinas, tipo sai um cabo do server que vai para um hub que serve para 2 maquinas e desse hub sai mais um cabo que vai para mais hub que serve mais 3 maquinas e desse outro hub sai mais um cabo que vai para mais outro hub que serve mais X maquinas e etc...

Acho que é isso que está pesando na rede, pois chega no ultimo hub já não passa mais nada!

Ainda não voltei na empresa para fazer os testes e ver a rede do server tá sobrecarregada, mais com toda certeza esse ultimo hub mais proximo do server já deve estar no limite!

Andei pensando e olhando todos os comentários nesse post cheguei a essa conclusão (temporariamente até conferir se a placa de rede está sobrecarregada ou não).

Vou fazer os teste quando eu voltar lá e posto para vocês o que está acontecendo.

Valeu pessoal.

Obrigado a todos.

Abraço

Igor Hugo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ihugo.

Mais uma pergunta: quantos cabos da LAN saem do Hub onde está ligado o servidor?

Outra coisa: ai tem Hub mesmo ou é Switch?

Porque se for Hub mesmo é uma explicação do grande tráfego na rede pois cada Hub replica a informação que recebe pra todas as portas de saida.

O melhor é o Switch pois ela manda a informação só pra quem solicitou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa beleza...

Cara do servidor sai um cabo só.

Agora num sei porque a encore nomeia os Hubs dela de Hub Switch. Acredito eu que ele não tenha essa função do Switch de mandar o sinal so para aquele que pediu.

Mais o modelo do Hub lá é Encore ENH908-NWY

Abraço cara.

Igor Hugo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ihugo.

voce disse que: "são 16 maquinas acessando através de acesso remoto 1 servidor com windows 2003 server".

Seria mesmo o que se chama de acesso remoto?

Estou propenso a achar que não pois este tipo de acesso normalmente é feito por alguém que esteja fora da empresa e quer acessar um PC dentro da empresa.

Neste tipo de acesso pode-se usar recursos do próprio Windows ou então programa de terceiros.

Você disse tb: "4 computadores e mais 1 para o proximo Switch"

Neste caso você tem 16 PCs acessando o servidor passando tudo por apenas UM único cabo (imagine o tráfego).

De qualquer maneira uma solução boa deverá contemplar trocar o 1o. Switch e a placa-de-rede do servidor por Gigabit (10/100/1000) e ainda seria bom trocar este cabo do servidor (Cat5e) por outro Cat6.

Mas a melhor solução pra sua rede é cabear de novo (desde que a distância não cheque a 100 metros) e manter apenas um Switch, retirando os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ihugo.

voce disse que: "são 16 maquinas acessando através de acesso remoto 1 servidor com windows 2003 server".

Seria mesmo o que se chama de acesso remoto?

Estou propenso a achar que não pois este tipo de acesso normalmente é feito por alguém que esteja fora da empresa e quer acessar um PC dentro da empresa.

Neste tipo de acesso pode-se usar recursos do próprio Windows ou então programa de terceiros.

Você disse tb: "4 computadores e mais 1 para o proximo Switch"

Neste caso você tem 16 PCs acessando o servidor passando tudo por apenas UM único cabo (imagine o tráfego).

De qualquer maneira uma solução boa deverá contemplar trocar o 1o. Switch e a placa-de-rede do servidor por Gigabit (10/100/1000) e ainda seria bom trocar este cabo do servidor (Cat5e) por outro Cat6.

Mas a melhor solução pra sua rede é cabear de novo (desde que a distância não cheque a 100 metros) e manter apenas um Switch, retirando os outros.

Amigo acesso remoto não é somente de fora para dentro. Acesso remoto é o controle de qualquer computador através de outro computador.

Lá funciona com múltiplos acessos remotos, o windows 2003 server faz isso e varias maquinas podem acessar remotamente e simultaneamente o mesmo computador.

Pois é a única solução mesmo é refazer a rede. Muito congestionada os cabos no final do servidor.

Valeu aí.

Abraço

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olha o melhor mesmo é trocar todos os cabos e fazer um serviço bom com um switch de 24 portas e talves seria bom colocar mais uma placa de rede no servidor só por garantia mesmo e ai sim dar uma garantia de que o serviço fai ficar 100%. :bandeira:

OBS: Pelo o que já li aqui o servidor só é usado para acessar um banco de dados do programa da empresa, então é provavel que a placa de rede não seja o gargalo e sim a configuração dos hubs. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!