Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
MGames

Como medir resistências SMD?

Recommended Posts

Opá!

Iniciei recentimente um curso em eletrônica e estou com uma dúvida!

Se possivel for vocês me ajudarem desde já agradeço!

Como faço pra medir uma resistência SMD? Em q escala ponho o multimetro digital em 20, 200 ou 2000 Ohms?

Por exemplo uma Resistência q tem em seu corpo uma referência 220, como faço pra medir e saber se ela está com fulga ou não, qual a diferença pra mas ou menos q pode me mostrar se estar em fulga ou não!

Só tenho 1 mês d curso e os professores só ficam dizendo calma ainda vai chegar o módolo!

Só q estou com umas placas velhas em casa e queria por em prática!

Só mas uma coisa, algumas pessoas q converso dizem q existe algumas formas d medir pra ter um resultado melhor e mas concreto, se possivel mandem uma forma mas simples e dinânica ok!

Obrigado a todos!:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma amigao,você vai aprender tem que ter calma.Mais vou te dar uma forcinha.Primeiramente tu tem que saber interpretar o codigo numerico do resistor,no caso 220 dariam 22ohms,então tem que usar uma escala maior que 20 pois pode medir um pouco mais,desde que esteja na tolerancia.Um resistor alterado ele indicara uma resistencia diferente do seu valor,e logo o mesmo tera que ser trocado,pode estar aberto nao indicando resistencia.Espero ter ajudado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueça que medir resistências no circuito pode resultar num valor totalmente diferente do valor real pois pode haver componentes em paralelo que o seu multímetro (ohmímetro) também considera como sendo resistência.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Valeu a força JorgeLspoles e soschip!

Esclareceram bastante!

Obrigado mesmo!

Agora só mas uma dúvida, essa resistência q estou querendo medir Tem 4 pontos d cada lado!

Eu tenho d medir o ponto de cima com o ponto de baixo porque estão paralelos, ou medir eles lateralmente 1º com o 2º?

Obrigado mas uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

4 pontos?resístores só tem dois terminais,o smd é retangular qualquer lado que medir vai dar o mesmo resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, ainda não vi resistor de 4 lados, acho q você esta confundindo, outra coisa, resistor não tem fulga, existem alteracoes na sua resistencia, e como falaram os amigos, tem calma, td tem seu tempo...Boa Sorte!!! Ronaldo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado a todos pela atenção!

Realmente vocês ajudaram bastante!

Quanto a resistência com 4 pontos, vou ver se posto uma foto da danada para vocês, obrigado!

Fui!

Mas uma vez obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos ele esta se referindo a uma ponte de resistores(eu acho,hehehh).Pode medir individualmente ou a resistencia total.

Compartilhar este post

Link para o post
    Muito obrigado a todos pela atenção!

Realmente vocês ajudaram bastante!

Quanto a resistência com 4 pontos, vou ver se posto uma foto da danada para vocês, obrigado!

Fui!

Mas uma vez obrigado!

quero conhecer.ponte resistiva é uma coisa,acho que está confundindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro colega,

A medida de resistores SMD é feita da mesma forma que nos convencionais , como os de filme, por exemplo.

Resistores SMD normalmente possuem uma variação menor.

O melhor multímetro para medição de resistores é o digital. Prefiro o analógico para testes em transistores e capacitores.

Não tenho muito conhecimento, mas coloco-me a disposição para ajudar os colegas que precisarem.

Tenho curso de eletroeletrônica pelo SENAI e experiência em telecomunicações.

w1arn@bol.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo a medição de resistência e a mesma para qualquer uma tanto faz uma resistência de chuveiro como uma resistência SMD de um aparelho telefônico celular, você tem que prestar atenção a algumas regras para isso.

1 - Conheçer o código de cores

2 - Saber fazer a leitura no resistor alguns são por faixas coloridas outros são por números

3 - Saber o grau de precisão, dependendo da utilização e necessidade ela pode ter uma tolerância de 20% ou menor que 1%, sendo que esses resistores de precisão são usados para fins específicos, tais como instrumentos de medição etc...

4 - Faça uma visita nesse link que o assunto é amplamente discutido.

Link: http://www.teletronica.kit.net/resistores.htm

5 - Para você medir resistores se faz necessário o uso de um ohmímetro, hoje em dia existe o MULTITESTE que pode ser analógico (de ponteiro) ou digital (com dígitos) sendo que para você iniciar é mais fácil usar o digital, tem uns baratinhos ai que você pode comprar em qualquer loja de eletrônica por menos de R$20,00. Lógico isso é para você treinar, o dia que já estiver em uma bancada consertando aparelhos de verdade, você vai saber qual o MULTITESTE que melhor atende suas necessidades.

Um abraço e boa sorte,

Hélio Araújo - Téc em Eletrônica

Registro no CREA - 2002247542-3

Opá!

Iniciei recentimente um curso em eletrônica e estou com uma dúvida!

Se possivel for vocês me ajudarem desde já agradeço!

Como faço pra medir uma resistência SMD? Em q escala ponho o multimetro digital em 20, 200 ou 2000 Ohms?

Por exemplo uma Resistência q tem em seu corpo uma referência 220, como faço pra medir e saber se ela está com fulga ou não, qual a diferença pra mas ou menos q pode me mostrar se estar em fulga ou não!

Só tenho 1 mês d curso e os professores só ficam dizendo calma ainda vai chegar o módolo!

Só q estou com umas placas velhas em casa e queria por em prática!

Só mas uma coisa, algumas pessoas q converso dizem q existe algumas formas d medir pra ter um resultado melhor e mas concreto, se possivel mandem uma forma mas simples e dinânica ok!

Obrigado a todos!:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais