Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir resistências SMD?


MGames

Posts recomendados

Opá!

Iniciei recentimente um curso em eletrônica e estou com uma dúvida!

Se possivel for vocês me ajudarem desde já agradeço!

Como faço pra medir uma resistência SMD? Em q escala ponho o multimetro digital em 20, 200 ou 2000 Ohms?

Por exemplo uma Resistência q tem em seu corpo uma referência 220, como faço pra medir e saber se ela está com fulga ou não, qual a diferença pra mas ou menos q pode me mostrar se estar em fulga ou não!

Só tenho 1 mês d curso e os professores só ficam dizendo calma ainda vai chegar o módolo!

Só q estou com umas placas velhas em casa e queria por em prática!

Só mas uma coisa, algumas pessoas q converso dizem q existe algumas formas d medir pra ter um resultado melhor e mas concreto, se possivel mandem uma forma mas simples e dinânica ok!

Obrigado a todos!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma amigao,você vai aprender tem que ter calma.Mais vou te dar uma forcinha.Primeiramente tu tem que saber interpretar o codigo numerico do resistor,no caso 220 dariam 22ohms,então tem que usar uma escala maior que 20 pois pode medir um pouco mais,desde que esteja na tolerancia.Um resistor alterado ele indicara uma resistencia diferente do seu valor,e logo o mesmo tera que ser trocado,pode estar aberto nao indicando resistencia.Espero ter ajudado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a força JorgeLspoles e soschip!

Esclareceram bastante!

Obrigado mesmo!

Agora só mas uma dúvida, essa resistência q estou querendo medir Tem 4 pontos d cada lado!

Eu tenho d medir o ponto de cima com o ponto de baixo porque estão paralelos, ou medir eles lateralmente 1º com o 2º?

Obrigado mas uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega,

A medida de resistores SMD é feita da mesma forma que nos convencionais , como os de filme, por exemplo.

Resistores SMD normalmente possuem uma variação menor.

O melhor multímetro para medição de resistores é o digital. Prefiro o analógico para testes em transistores e capacitores.

Não tenho muito conhecimento, mas coloco-me a disposição para ajudar os colegas que precisarem.

Tenho curso de eletroeletrônica pelo SENAI e experiência em telecomunicações.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Amigo a medição de resistência e a mesma para qualquer uma tanto faz uma resistência de chuveiro como uma resistência SMD de um aparelho telefônico celular, você tem que prestar atenção a algumas regras para isso.

1 - Conheçer o código de cores

2 - Saber fazer a leitura no resistor alguns são por faixas coloridas outros são por números

3 - Saber o grau de precisão, dependendo da utilização e necessidade ela pode ter uma tolerância de 20% ou menor que 1%, sendo que esses resistores de precisão são usados para fins específicos, tais como instrumentos de medição etc...

4 - Faça uma visita nesse link que o assunto é amplamente discutido.

Link: http://www.teletronica.kit.net/resistores.htm

5 - Para você medir resistores se faz necessário o uso de um ohmímetro, hoje em dia existe o MULTITESTE que pode ser analógico (de ponteiro) ou digital (com dígitos) sendo que para você iniciar é mais fácil usar o digital, tem uns baratinhos ai que você pode comprar em qualquer loja de eletrônica por menos de R$20,00. Lógico isso é para você treinar, o dia que já estiver em uma bancada consertando aparelhos de verdade, você vai saber qual o MULTITESTE que melhor atende suas necessidades.

Um abraço e boa sorte,

Hélio Araújo - Téc em Eletrônica

Registro no CREA - 2002247542-3

Opá!

Iniciei recentimente um curso em eletrônica e estou com uma dúvida!

Se possivel for vocês me ajudarem desde já agradeço!

Como faço pra medir uma resistência SMD? Em q escala ponho o multimetro digital em 20, 200 ou 2000 Ohms?

Por exemplo uma Resistência q tem em seu corpo uma referência 220, como faço pra medir e saber se ela está com fulga ou não, qual a diferença pra mas ou menos q pode me mostrar se estar em fulga ou não!

Só tenho 1 mês d curso e os professores só ficam dizendo calma ainda vai chegar o módolo!

Só q estou com umas placas velhas em casa e queria por em prática!

Só mas uma coisa, algumas pessoas q converso dizem q existe algumas formas d medir pra ter um resultado melhor e mas concreto, se possivel mandem uma forma mas simples e dinânica ok!

Obrigado a todos!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!