Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multiplicador quebrado?


anjinho66

Posts recomendados

Eu vi num topico q foi fechado a pouco a questao do multiplicador quebrado no atlhon x2 4800 +, eu n entendi direito o porque q o processador com multiplicador quebrado(12.5 x) é ruim.. Na teoria ele n seria melhor por multiplicar a mais? Por favor alguem poderia me explicar direito como funciona? muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele não é "ruim", essa afirmação é um grande exagero.

No caso dos K-8 o divisor de memória precisa ser inteiro e o clock das memórias não pode exceder a capacidade delas, ficando sempre o menor divisor que não exceda essa valor, no caso dos multiplicadores quebrados e impares não é possível manter 800MHz (máximo suportado) nas memórias por causa disso, mas a perda no clock costuma ser pequena, só abaixo uma tabela para comparação, clock do processador x possíveis clocks das memórias:


533 667 800
2.0 500 667 800
2.1 525 600 700
2.2 489 628 733
2.3 511 657 766
2.4 533 600 800
2.5 500 625 714
2.6 520 650 742

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não é "ruim", essa afirmação é um grande exagero.

No caso dos K-8 o divisor de memória precisa ser inteiro e o clock das memórias não pode exceder a capacidade delas, ficando sempre o menor divisor que não exceda essa valor, no caso dos multiplicadores quebrados e impares não é possível manter 800MHz (máximo suportado) nas memórias por causa disso, mas a perda no clock costuma ser pequena, só abaixo uma tabela para comparação, clock do processador x possíveis clocks das memórias:


533 667 800
2.0 500 667 800
2.1 525 600 700
2.2 489 628 733
2.3 511 657 766
2.4 533 600 800
2.5 500 625 714

Ahh entendi, assim diminui o clock da memoria, quais os processadores q tem multiplicador quebrado? Estou em duvida entre o 4600+,4800+ ou o 5000+, só o 4800+ tem multiplicador quebrado? muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei meu post anterior para adicionar o 5000+, é só olhar para ver quais vão tirar o máximo da sua memória ;)

Mas honestamente, não precisa se preocupar com isso, a diferenã sera mínima em todos os casos.

Blzz, por exemplo o 4600+ ira trabalhar com as memorias a 800 certo?No caso do 4600 pro 5000 + n vai ter tanta diferença de performance? e vai trabalhar no maximo das memorias.. N seria um melhor custo beneficio ficar com o 4600? pois ele é em media 70 reais mais caro.. Se caso eu fizer um over nele, ai ele vai ficar como o 4800? por exemplo? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, na minha opinião os processadores com multiplicador 'quebrado' são melhores custo benefícios. A situação do clock pode ser revertida aumentando o FSB. É só fazer um cálculo simples e irá reverter isso. Por exemplo, comprei o meu 4800+ sabendo sobre o multiplicador, mais o preço dele é bem próximo do 4600+ (que por sinal parece está saindo de linha). Então ao instala-lo aumentei sua frequencia em 224 que multiplicando por 12.5 da 2.8Ghz. Veja bem, o clock dele é 2.5Ghz, então aumentou 0.3Ghz. Qual o resultado? Antes a frenquencia da memória era de 348 (se não me engano), com este aumento do fsb (que tem por padrão 200), a frequencia se estabilizou em 400. Ou seja, consegui desempenho sem aquecer as cabeças das memórias. Não houve nenhum aquecimento e instabilidade no processador com isso e obtive um computador bem mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, na minha opinião os processadores com multiplicador 'quebrado' são melhores custo benefícios. A situação do clock pode ser revertida aumentando o FSB. É só fazer um cálculo simples e irá reverter isso. Por exemplo, comprei o meu 4800+ sabendo sobre o multiplicador, mais o preço dele é bem próximo do 4600+ (que por sinal parece está saindo de linha). Então ao instala-lo aumentei sua frequencia em 224 que multiplicando por 12.5 da 2.8Ghz. Veja bem, o clock dele é 2.5Ghz, então aumentou 0.3Ghz. Qual o resultado? Antes a frenquencia da memória era de 348 (se não me engano), com este aumento do fsb (que tem por padrão 200), a frequencia se estabilizou em 400. Ou seja, consegui desempenho sem aquecer as cabeças das memórias. Não houve nenhum aquecimento e instabilidade no processador com isso e obtive um computador bem mais rápido.

só aumento o HT? n preciso mexe em tensão das memoria e do processador? n preciso mexe em mais nda? vlwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Blzz, por exemplo o 4600+ ira trabalhar com as memorias a 800 certo?

Sim.

No caso do 4600 pro 5000 + n vai ter tanta diferença de performance?

O 5000+ sera mais rápido, mais ou menos 8% mais rápido.

e vai trabalhar no maximo das memorias.. N seria um melhor custo beneficio ficar com o 4600?

Depende do preço de cada um, trabalhar com 100% das memórias não torna o 4600+ uma melhor opção.

Se caso eu fizer um over nele, ai ele vai ficar como o 4800?

Sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

O 5000+ sera mais rápido, mais ou menos 8% mais rápido.

Depende do preço de cada um, trabalhar com 100% das memórias não torna o 4600+ uma melhor opção.

Sim.

Estava olhando os preços e o preço do 5000+ n esta estão longe, seria uma melhor opção doq o 4600 e o 4800? E qual núcleos usao os tres processadores? eles esquentao muito? Estou pensando em pegar um 5000+ a n ser q me façao mudar de ideia rsrsrs.. vlwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os Brisbanes consomem menos de 65W, são bem econômicos.

Os brisbanes sao bons de over? O multiplicador dele é quebrado? Me disserao q se eu aumetar só o clock base a frequencia da memoria se ajusta e funciona ao maximo isso procede? Estou me decidindo pelo 5000+ é preferivel ele aos 4600 ou 4800? sem questao de preço q no caso a diferença é poca...Ira dar gargalo numa gf 9600 gt? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os brisbanes sao bons de over? O multiplicador dele é quebrado? Me disserao q se eu aumetar só o clock base a frequencia da memoria se ajusta e funciona ao maximo isso procede? Estou me decidindo pelo 5000+ é preferivel ele aos 4600 ou 4800? sem questao de preço q no caso a diferença é poca...Ira dar gargalo numa gf 9600 gt? obrigado

Como nosso amigo disse anteriormente.

Se você tem um processador com multiplicador quebrado, vamo supor que a memoria trabalhe á 350mhz, com um over de 220, ele trabalha á 400mhz, mas se não fosse quebrado? com esse over ele trabalharia a 450mhz. Só estou supondo um exemplo.

Fica seu critério, meu Windsor tem temperatura baixa, cerca de 55º Full.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nosso amigo disse anteriormente.

Se você tem um processador com multiplicador quebrado, vamo supor que a memoria trabalhe á 350mhz, com um over de 220, ele trabalha á 400mhz, mas se não fosse quebrado? com esse over ele trabalharia a 450mhz. Só estou supondo um exemplo.

Fica seu critério, meu Windsor tem temperatura baixa, cerca de 55º Full.

Abraços!

Intao me recomendam pegar o 5000? ou o 4600 é melhor? o 5000+ da gargalo na gf 9600 gt? vlwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os três aguentam a 9600GT, se a diferença de preço for pequena o 5000+ é a melhor opção.

Vou pegar o 5000+ mas quando fui olhar no site pra fazer a incomenda, me deparei com uma situaçao n esperada, fiquei confuso pois o site da poucas informaçoes, havia dois 5000+ com o mesmo preço, mas um dizia ter 640k de cache total (eu imagino q seja isso) e outro com cache de 1M.. Qual deles devo pegar? Pois sei q existem alguns x2 q sao de arquiteturas mais antigas e eu quiria pegar o modelo mais atual... vlwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois são o mesmo processador, o vendedor que se confundiu na hora de digitar a descrição.

Quanto ao mais atual, qual o site?

O site é de uma loja do PY

http://www.navenet.com/v1/index.php?mpath=produtos&class_merc=1.13&tit=Processador

é q eu vi em algum outro topico do porum dizendo q um era 90nm e o outro era 65nm mas n sei bem, achei ingraçado pois o preço é igual.. Pode me dizer desses ai qual é o melhor dos q eu citei? muito obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!