Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Maurício de Santos

Compartilhar rede Windows Vista vs XP

Recommended Posts

O CDH ainda não fez nenhum artigo de como fazer o compartilhamento de arquivos e impressoras em redes com Windows Vista e Windows XP e estou aqui juntando tudo o que encontrei na internet e no forum do CDH sobre o tema:

1) Se você tiver um computador na rede operando com Windows XP SP2 então você terá que instalar nele o KB922120 (LLTD - no final deste post vou indicar um site com a explicação detalhada).

2) Se você tiver um computador na rede operando com Windows XP SP3 (idioma inglês) então você terá que instalar nele, além do KB922120, um hotfix (No final tem o link).

3) Se você tiver um computador na rede operando com Windows XP SP3 (idioma português) não tem solução.

Retirei estas informações deste site do blog de António Eduardo Marques.

Segue transcrição do texto editado:

"LLTD no Windows XP SP3

OK, acredito que não serão muitos os que conseguirão decifrar este título e ainda menos os que estão preocupados com isto. Mas eu explico:

O Windows Vista tem uma interessante funcionalidade a partir do Centro de Rede e Partilha, que permite mapear graficamente uma rede, mostrando os dispositivos ligados e a forma como partilham ou não o acesso à Internet, com e sem fios.

Acontece que isto só funciona eficazmente se todos os dispositivos tiverem Windows Vista. No entanto, a Microsoft disponibilizou uma actualização para Windows XP, chamada LLTD, que resolve este problema (está aqui).

So far, so good, certo? Pois. Não. É que com o Service Pack 3 (SP3) do Windows XP, isto deixou de funcionar. É verdade, não só o SP3 não inclui o protocolo LLTD, como as instalações XP SP2 que o tinham, deixaram de aparecer no mapa de rede do Vista. Reinstalar não serve de nada, porque a versão disponível no site da Microsoft indica que estamos a tentar instalar sobre um SO não suportado (porque está à espera do XP SP2 e não do SP3).

Por razões que só a razão conhecerá, a Microsoft já disponibilizou uma actualização do LLTD para XP SP3 sob a forma de um hotfix... que não é possível descarregar! Só para "quem precisa" e que o solicite à Microsoft. Ora eu tenho uma ideia sobre as pessoas que dele necessitam: TODAS AS QUE FIZERAM A ACTUALIZAÇÃO DO XP COM O SP3!

Bem, finalmente, ontem, descobri esta hotfix aqui. E verifiquei entretanto que já anda por outro locais, como aqui. A verdade é que instalei e funciona perfeitamente."

Se alguém souber de alguma solução para o Windows XP SP3 em português seria de grande utilidade.

Depois siga as etapas descrita pelo BHP no POST que transcrevo abaixo:

vai em iniciar e depois clique em rede.

quando abrir uma tela clique em "Central de Redes e Compartilhamento"

quando abrir outra janela role um pouco para baixo e deixa ativado o item "descoberta de rede", o "compartilhamento de arquivos", "compartilhamento de pasta pública", "compartilhamento de impressoras" e se quiser deixar ativado ou não o item "compartilhamento protegido por senha".

feito isso volta um pouco pra cima e deixa a rede definido "rede privada", se estiver em "rede pública" clique em personalizar e selecione em "particular", feito isso clique em gerenciar conexões de rede.

quando abrir a proxima tela clique com direito e vá em propriedades e depois clique em continuar.

ao abrir a tela procure por "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)" e selecione e clique em propriedades.

dai tu define o endereço de ip, a mascara de sub-rede e o gateway padrão.

feito tudo isso a rede esta pronta.

se na rede o computador não aparecer tu vá em iniciar e clique com direto em computador e clique em propriedades, com a tela q aparece na tela verifique se o computador onde você esta fazendo a rede esta no mesmo grupo q os outros, se não estiver clique em "alterar configurações" localizado a direita.

feito isso e com o computador reiniciado, tente faze com q os outros localizem ele.

se você compartilhou a particição inteira onde esta instalado o vista, e quer que os outros computadores consigam entrar nessa partição você tem q ir em iniciar e depois clique em computador.

depois q abrir a tela clique com direito na partição e va em propriedades, e clique na aba segurança, depois clique em avançadas.

na outra tela clique em editar, e na outra tela q abre, você clique em adicionar.

na outra tela q aparece clique em avançado.

na outra tela q aparece clique em "localizar agora"

depois procure por "REDE" e clique em ok.

e depois cliquem em ok de novo.

quando aparecer uma outra tela clique no quadro "controle total" e de ok

e depois e so clicando em aplicar e ok.

e depois e so verificar se os outros ocmputadores conseguem acesar essa partição.

Por fim, verifique o firewall do seu antivirus ou o firewall do Windows, liberando o acesso as pastas compartilhadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×