Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
welfialho

Instalar Skype no BigLinux

Recommended Posts

Colegas, estou pensando em começar a usar Linux e tentei o BRLIX, mas ficava dando um erro de resolução do vídeo e o comando xres=1024x768 não funcionou nem com 800x600.

Resolvi então que vou baixar o Big Linux, mas, antes entrei no site do Skype para baixar a versão correspondente, existem várias opções e não sei qual baixar:

Centos; Debian Etch; Dynamic, Static, Static OSS; Fedora 7, Fedora Core 6; Mandriva; OpenSUSE 10+; Ubuntu 7.04-8.04, Xandros.

Qual a distribruição correta para o Big Linux? Esse Linux é bom para leigos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro welfialho. No Linux certas coisas são tão mais simples que no Windows (no Windows há muita coisa complicada propositalmente pra manter o domínio sobre o usuário que paga) que você vai ter que se acostumar de novo c/ o 'bom senso.'

No Linux (e no Big também, é claro) você baixa o programa de dentro do sistema, ele já é instalado e configurado. Se eu não me engano, o Big já vem c/ o Skype, mas se não vier é coisa de 2 ou 3 cliques pra instalar.

Pode baixar ele tranquilamente e gravar o cd. O Big é bom pros iniciantes, entre outras razões, porque é Brasileiro e tem um fórum bem ativo http://www.biglinux.com.br/forum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu cipolla, acabei de gravar o cd do Big Linux, mas deixarei para testá-lo outro dia. No site informa que já vem com o Skype, só não diz se é a versão mais nova, que é a que tem chamade de vídeo gratis.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caro, os repositórios do Big (onde estão os pacotes de programas e atualizações) são os do ubuntu 8.04, que é a versão de suporte prolongado do ubuntu. Os programas de lá não são os mais atuais, mas eu imagino que você poderá instalar o Skype mais novo baixando a versão pro ubuntu 8.04 do site do Skype (aí instalar como no Windows, depois de desinstalar o que vem no Big).

    O Big é bom pra quem está bem inseguro pra começar no Linux, mas eu recomendo (se você ainda não instalou ele) que você experimente o ubuntu 9.04 (a versão atual) 64-bit. Ele é mais moderno, você tira mais proveito do seu hardware e é igualmente fácil (a única coisa que você tem de saber é que o ubuntu, por questões de licença nos EUA, não vem c/ codecs, drivers e fontes proprietários, mas ele instala automaticamente: o driver da nvidia ele vai avisar pra instalar depois de você ter instalado o sistema e os codecs de áudio/vídeo ele vai instalar na primeira vez que você precisar). Qualquer coisa pergunta no fórum: http://ubuntuforum-br.org/

    http://www.ubuntu.com/GetUbuntu/download

    post-345161-13884952266978_thumb.png

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu cipolla, este fim de semana farei os testes, mas, quanto ao ubuntu, me parece que ele estava com um bug que detonava o HD, isso já fo corrigido?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ih, cara, isso aí é coisa antiga... http://forum.clubedohardware.com.br/ubuntu-vida-util/626806

    Pode usar sossegado.

    PS - se você quiser o Ubuntu c/ uns extras, dê uma olhada aqui: http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=22:whats-new-in-15&catid=29:the-cms&Itemid=29 (mas o driver da placa-de-vídeo continuaria igual - só é instalado depois).

    Editado por cipolla

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Gostei muito, embora tenha mais do que preciso.

    Pelo que entendi, não tem versão 64bits para Intel, é isso?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não, isso é só o 'apelido'.

    O pioneiro do 32-bit foi o Pentium então os 32-bit são chamados i386, i586, i686, ou seja "compatíveis c/ intel 386, 586, 686 etc." mesmo que seja um processador da AMD.

    Já o pioneiro do 64-bit foi o AMD64 então os sistemas 64-bit são chamados "tipo AMD64", mas desde o Pentium 4 (ou o Celeron D 351) os processadores intel são compatíveis c/ sistemas 64-bit.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • No Windows 32bit tenho que procurar programas com a mesma compilação, no Linux é assim também? Se eu instalar uma versão 64bits terei que procurar programas 64bits também? Há diversos sites fornecendo programas para Linux, como saberei se o programa é para 32bits ou 64bits?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu não uso 64-bit porque o meu processador não suporta, mas os testes de desempenho mostram que o 64-bit leva vantagem sobre o 32-bit.

    Quanto aos pacotes, se você instalar os programas pelo repositório do Ubuntu (ou seja, pelo 'Instalar/Remover Programas...', Synaptic ou apt-get, que são as maneiras de instalar no Ubuntu), você já baixa os programas compilados p/ 64-bit. Pelo que eu li, você tem de tomar cuidado p/ não baixar de um site (tipo o Skype) um pacote p/ 32-bit, mas mesmo assim é possível instalar c/ alguns comandos específicos.

    Como eu disse, eu não tenho uma máquina apropriada p/ 64-bit mas instalaria ele num pc como o seu pois assim aproveitaria todo o potencial do processador.

    http://ubuntuforum-pt.org/

    http://ubuntuforums.org/

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×