Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gameower

Pequeno problema teórico sobre redes.

Recommended Posts

Olá,

(Se postei no local errado me perdoem, mas nao sei mais onde pedir ajuda)

Sou aluno de ciências da computação, e atualmente estou cursando redes de computadores, e recebi os seguintes exercícios,

Sincronização em canal T1

Dois equipamentos se comunicando através de um canal T1 podem sofrer um "deslize", ou seja, pequenas diferenças no clock eletrônico entre os dois equipamentos faz com que a sincronia entre ambos seja temporariamente perdida.

Quando a portadora desliza, ela tenta se ressincronizar usando o primeiro bit de cada quadro, que possui o padrão fixo 010101... . Quantos quadros deverão ser inspecionados em média para ressincronizar com uma probabilidade de 0,001 de estar errado?

Eu nao compreendi bem o que a pergunta diz, considerando apenas o primeiro bit, por que se cada quadro possui 0101010... existem N possibilidades, e nao entendi como ver a probabilidade de erro!

e o segundo :

Codigo de Hamming

O código de Hamming permite a correção de erros de transmissão de até um bit por palavra-código, através da adição de alguns bits de redundância à mensagem transmitida. Por exemplo, uma mensagem de 8 bits recebe 4 bits de redundância, resultando em uma palavra-código de 12 bits. Esta palavra-código resultante é resistente contra erros de até um bit, e portanto não é resistente contra rajadas de ruído.

Um fluxo arbitrariamente longo de bytes deve ser transmitido através de um meio de transmissão que sofre constantes rajadas de ruído de até x bits de comprimento cada uma. Entre duas rajadas de ruído consecutivas, há sempre um intervalo de no mínimo 20x bits de distância onde a transmissão é totalmente confiável.

Lhe foi atribuída a tarefa de desenvolver um protocolo de enlace de dados que permita esta transmissão sobre este meio de comunicação, sem erros e sem a necessidade de retransmissão de dados. Seu protocolo de enlace pode ter um overhead (sobrecarga) de no máximo 50% da taxa de dados útil.

É possível utilizar o código de Hamming para atingir este objetivo? Em caso afirmativo, explique como a transmissão deverá ser feita.

Estudei um pouco sobre o codigo, e aparentemente é possivel utilizar, com um overhead de 40% da taxa, mas nao tenho certeza se como eu fiz está correto.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

É proibido a postagem de trabalhos/exercícios/TCC e afins...

Por favor estude, e volte apenas para tirar dúvidas pontuais.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×