Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes de PC ligadas em série


Posts recomendados

  • mês depois...

Não posso dar certeza pois não sei a corrente que o amp precisa nessa tensão. Pois ligando em série a corrente fica sendo a da fonte mais fraca.

Mas pode fazer tranquilo até porque muita gente junta 3 fontes na linha dos 5v pra ligar em som automotivo( inclusive eu):lol: ....Apenas tome o cuidado de não encostar as carcaças das fontes para não dar desarmar tudo por curto.Ou desligar o aterramento na carcaça de uma das fontes. Faz ai e posta o resultado pra galera aeww..:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só pra constar no histórico do tópico:

Fonte chaveada tem um sensor que lê a tensão de saída para então "chavear" a entrada. Esse leitor é burro, não lê RMS, e é afetado por ruído, transientes, ripple ou spikes.

Nem sempre a fonte funciona em serie (Não há estabilidade nenhuma a ponto de alguma fonte desarmar), e normalmente o que ocorre é ripple aos montes, e queda da tensão em cada fonte. Queda pequena como 10%, mas é uma queda. Aumentar o ripple é o efeito mais comum.

(Lembrando que "Nem sempre" na lingua portuguesa (pt-br) não significa "sempre", e sim "as vezes". E "normalmente" também não significa "sempre", e sim "quase todas as vezes", e o "quase todas" é um numero aleatorio entre 51% e 99%)

Realmente não recomendo nem um pouco colocar fontes chaveadas em serie (Na verdade nem em paralelo). Por mais que "Tenho uma assim e funciona" não significa que tenha pouco ripple ou grande durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode sim, mas lembre-se de jamais encostar a carcaça de uma com a carcaça de outra..

Isso significa removeres o pino de terra de pelo menos uma delas, de preferência daquela cuja carcaça ficará ligada ao positivo da outra fonte... Tenha você aterramento ou não na sua casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, pessoal. Arranjei duas fontes AT idênticas e liguei-as em série, funcionou perfeitamente. Estou usando as duas (sem a carcaça, somente o circuito) dentro de um receiver antigo que estava com defeito, deixei isolado com espaçadores de placa mãe. Por enquanto elas estão empurrando 3 ampli's baseados no TDA2009A (fiz um 5.1 :) ), mas achei os graves fracos, alguém tem alguma dica de circuito que forneça uns 20+20 RMS, que possa usar nessas duas fontes em 24v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

 

@faller 

Olá Faller. Desculpe comentar em um post tão antigo, mas quando você fala em "removeres o pino de terra de pelo menos uma delas", significa não conectar o terra ao pino da fonte ou alguma outra intervenção interna na fonte deve ser feita?

 

Preciso ligar 2 fontes Chaveadas de 24Vcc em série. Gostaria de saber também se quando mencionou pra não enconstar uma carcaça na outra (fonte com fonte) se corro algum risco em manusear (encostar a mão nas fontes) quando estiverem energizadas.

 

Desde já agradeço! Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!