Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
arh

Como juntar estes 2 projetos... (ligar luz por som e apagar por tempo)

Recommended Posts

Fala galera, to querendo montar um circuito que seria o seguinte.

Quando ele escutar um barulho, ele ligar um relé e com isto ligar a carga, e após uns 5 minutos sem escutar barulho ele desligar.

Este esquema aqui, ele liga e desliga a carga a cada pulso.http://imageshack.us/photo/my-images/823/interruptorporsom.jpg/

E este daqui ele liga uma carga depois de determinado tempo. http://imageshack.us/photo/my-images/855/4541j.jpg/

A ideia então seria unir os 2, ficando então assim:

O primeiro pulso (som) ele ligar a carga, e os outros pulsos ele ir resetando a contagem do 4541, ai depois que ele ficar sem escutar o som e passar o tempo estabelecido ele desligar a carga.

Como posso fazer pro primeiro pulso ele ligar a carga e o resto ir resetando o 4541, e a carga so ser desligada depois do tempo.

Editado por arh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que um unico 555 resolve o problema. Configuado no modo monoestavel, o primeiro pulso activa o temporizador por 5min e depois desliga.

Para fazer o reload antes dos 5 min acabarem podes montar um temporizador tranzistorizado com um condensador da base até ao positivo. Se possivel posto um esquema depois.

Editado por LEOPUENA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • inteo brother, tudo tranquilo?

    nao entendi o seu reciocínio, poderia ser um pouco mais especifico?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Seriam dois temporizadores, um com 555 responsavel pelos 5 min, e outro com um transistor para fazer o reload (caso haja um outro som). Sendo que o transistor activaria o 555. Para uma boa eficiência (testei e teve uma eficácia de 100%), faz-se uma realimentação com um diodo entre os pinos de controle (6,7) e o disparo (2).

    Editado por LEOPUENA

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • intao leu, eu ainda nao tenho um bom conhecimento na eletronica, e nao consegui ainda entender, poderia passar o esquema pra mim entender?

    e valeu ai por estar ajudando.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O circuito é mais ou menos esse.

    temppuena.png

    Só falta ligar o amplificador no lugar do push button. O circuito RC na base pode ser despresado.

    Editado por LEOPUENA

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×