Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
rifesil

Temporizador

Recommended Posts

boas pessoal estou com uma duvida num projecto que estou a desenvolver...a duvida é existe algum temporizador do género do NE555, mas que faça percisamentre o contrário? passo a explicar melhor.:wacko:

o ne555 apos dado um impulso no pino 2 activa a saida durante "x" tempo, o que eu quero realmente é um integrado em que eu possa dar um impulso e ele desconte "x" tempo e só depois dê uma saída....se e que me faço entender :mellow:

Editado por rifesil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro, isso se se chama retardo,você pode construir a partir de um amplificador operacional,tanto o retardo ,como o temporizador amigo.....É so por a cuca pra funcionar.Tenta ai ,se nao conseguir grita nois.................Aabraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então meu velho... Tempos atrás tive uma dúvida parecida com a sua.

Acabei esbarrando numa maneira de responder olhando um circuito com dois 555.

Na imagem que coloquei, num pedaço do circuito acontece o seguinte: o segundo 555 é energizado pela saída do primeiro (seta verde), mas ele não pode ser energizado imediatamente, ou seja, tem que aguardar um pouco.

Daí o projetista colocou um resistor e um capacitor eletrolítico do jeito que está na imagem (realce em vermelho).

É uma solução elegante, porém dependendo da tua aplicação, pode não ser viável pois não tem característica de monoestavel, ou seja, o energizamento é crescente (não possui nível 1 e 0 definidos) e posso lhe dizer por experiência que é mais fácil ir testando valores de capacitores do que tentar calcular a curva de carga de um circuito RC para estimar o tempo de retardo.

Agora um jeito mais funcional, certeiro e dimensionável é o usar as configurações do próprio 555.

Essa página aqui: http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html

Nela tem várias maneiras de aplicar o 555, daí veja lá em Power On Delay e Power Off Delay que vai ter o que tu procura.

post-793530-13884961666028_thumb.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×