Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador


rifesil

Posts recomendados

boas pessoal estou com uma duvida num projecto que estou a desenvolver...a duvida é existe algum temporizador do género do NE555, mas que faça percisamentre o contrário? passo a explicar melhor.:wacko:

o ne555 apos dado um impulso no pino 2 activa a saida durante "x" tempo, o que eu quero realmente é um integrado em que eu possa dar um impulso e ele desconte "x" tempo e só depois dê uma saída....se e que me faço entender :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu velho... Tempos atrás tive uma dúvida parecida com a sua.

Acabei esbarrando numa maneira de responder olhando um circuito com dois 555.

Na imagem que coloquei, num pedaço do circuito acontece o seguinte: o segundo 555 é energizado pela saída do primeiro (seta verde), mas ele não pode ser energizado imediatamente, ou seja, tem que aguardar um pouco.

Daí o projetista colocou um resistor e um capacitor eletrolítico do jeito que está na imagem (realce em vermelho).

É uma solução elegante, porém dependendo da tua aplicação, pode não ser viável pois não tem característica de monoestavel, ou seja, o energizamento é crescente (não possui nível 1 e 0 definidos) e posso lhe dizer por experiência que é mais fácil ir testando valores de capacitores do que tentar calcular a curva de carga de um circuito RC para estimar o tempo de retardo.

Agora um jeito mais funcional, certeiro e dimensionável é o usar as configurações do próprio 555.

Essa página aqui: http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html

Nela tem várias maneiras de aplicar o 555, daí veja lá em Power On Delay e Power Off Delay que vai ter o que tu procura.

post-793530-13884961666028_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!