Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
T3chn0k

Ajuda para aumentar a cobertura em apartamento.

Recommended Posts

Olá, amigos. Tenho uma dúvida.

Um amigo meu possui um router TP-Link 1043ND, o qual possui 3 antenas. O apartamento dele possui cerca de 200m², e possui muitos obstáculos, como paredes e colunas.

As antenas deste router são destacáveis, então gostaria de saber se uma possível solução para o problema seria destacar uma ou duas das antenas, substituindo-as por antenas de 5dBi, e distribuindo-as pelo apartamento fazendo uso de cabos de 10m para cada uma.

Aqui está a URL de uma antena como a que planejo comprar, ela é da própria TP-Link: http://bit.ly/yARD2N

Também não tenho certeza quanto ao cabo correto, deveria ser um com uma ponta RP-SMA macho e outra RP-SMA fêmea? Certo?

Talvez seja necessário utilizar um cabo de até 20m para atingir um dos cômodos! Neste caso, gostaria de saber se um cabo tão comprido reduziria consideravelmente a potência de transmissão. Quanto vocês acreditam que seria perdido? Talvez cerca 1 ou 2 dBi?

Agradeço a quem se dispuser a me ajudar, gostaria de saber a viabilidade desta solução.

Editado por T3chn0k

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado pela resposta, amigo... inicialmente também cogitei a troca das antenas por outras de maior ganho, principalmente pelo fato de se tratar de um apartamento em um único andar — o que dispensaria transmissões verticais —, mas eu temo também pela fraca transmissão dos notebooks que ele usam...

    Corrija-me se estiver errado, mas penso que não adianta nada o sinal do roteador ser super forte e os dispositivos receberem o sinal, se eles não conseguem enviar um sinal de volta capaz de ultrapassar as barreiras para chegar até o router... Isso não faz sentido? Penso que a conexão se trata não apenas da via de download, mas também da de upload. Desta maneira, a solução com as antenas espalhadas por cabos viabilizaria que a transmissão dos notebooks alcançassem o roteador.

    Gostaria de saber se este meu raciocínio está correto, porque realmente, trocar apenas as antenas por outras de maior ganho seria algo muito mais simples. Além disso, também queria saber se colocar antenas de maior ganho exigiria algum tipo de configuração no firmware do roteador, porque estou utilizando o firmware original, que não dá suporte às configurações de dBi das antenas (como o ddwrt oferece, por exemplo).

    Editado por T3chn0k

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Tudo depende de testes e das barreias ai. Trocando as antenas o alcance do sinal certamente sera maior, mais de repente os notebooks mais distante do seu roteador poderão receber um sinal fraco ou até mesmo nem receber o sinal. Em caso de dúvida, compre uma antena adaptador externo e faça um teste no notebook de alguém do condomínio.

    Existem várias opções de antenas usb externas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá,

    Recentemente eu tava pesquisando e o que você falou faz bastante sentido.

    Abri um tópico aqui mas ninguém respondeu, vou postar minhas dúvidas aqui e compartilhar um pouco com o que eu sei.

    Olhei o modem que você citou e as 3 antenas fazem parte de uma tecnologia chamada MIMO. Pelo que eu entendi, na transmissão de um sinal a onda deixa vários espaços vazios, as 3 antenas servem para preencher 3 vezes mais os espaços vazios, de alguma forma aumentando o alcance, a força dela e a velocidade quase que proporcialmente (ex. 16 antenas deixarão a conexão 16x mais rápido). Isso ajuda as pessoas que estão mais longe pois se o sinal de 1 antena falhar vai ter outras 2 antenas que não vão deixar a conexão cair. Como também cada antena pode atender a um usúario diferente compartilhando as funções como se fosse um processador de múltiplos núcleos.

    Eu acho que se botar 1 antena em cada quarto não vai ser muita vantagem pois as antenas provavelmente estão dispostas de fábrica em intervalos ótimos onde 1 sinal vai complementar o outro. Se separar as antenas a tecnologia MIMO pode não funcionar diminuindo o alcance, força e velocidade da conexão.

    Também pensei em trocar a antena mas o usuário que estará recebendo o sinal não irá conseguir transmitir o sinal, se trocar de antena do roteador eu acho que tinha que trocar a antena do usuário também. Além de que disseram que uma antena mais potente sofre mais interferência e não é configurada para a especificação do roteador.

    Na minha explicação acima para ter os benefícios da tecnologia MIMO o usuário também tem que ter 3 antenas. Talvez se você comprar uma placa wireless N de 3 antenas da própria TP-Link o sinal chegue para o seu computador.

    --

    Bom agora é a minha dúvida, por favor, alguém que estudou isso confirme isso:

    Eu disse tudo isso que eu escrevi mas não tenho certeza. Gostaria de saber se no MIMO preciso ter o mesmo número de antenas do roteador no receptor. Caso não, gostaria de saber se o alcance é prejudicado por usar apenas 1 ou 2 antenas num roteador de 3 antenas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A solução mais adequada é colocar um Access Point em um ponto onde o sinal não chega... Não precisa trocar as antenas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×