Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com motor eletrico


Latinock

Posts recomendados

eae gente beleza?

olha to com um projeto aqui, de um tv lift, q é basicamente um elevador de lcd..

arranjei o motor dele.. mas n sei se o motor consegue levantar o peso do lcd, q é aproximadamente 3 a 3,9kg.. fiz uma relação entre a potencia do motor e o peso do lcd, segue abaixo:

_______________________

Motor elétrico: EM-529 RS445PA14233R

Características:

Tensão nominal: 42 V;

Trabalhando tensão: 12-42 V

Rotação: 6500/min;.

Corrente de carga: 0,060 A;

Corrente de curto circuito: 1,47 A;

Alimentação: 7,78 W;

Torque: 81,8 mN ∙ m;

Diâmetro: 3,17 mm;

Motor Diâmetro: 30 mm;

Motor com comprimento do eixo: 67 mm;

Comprimento: 230 mm;

Condição: muito bom, usado;

Fabricante: Mabuchi.

___________________

Monitor Philips 161VW 15,6" LCD

Monitor/TV: Não

Widescreen: Sim

Contraste: 1500:1

Brilho (cd/m²): 250

Cabo 15 PIN D-SUB: Não

Resolução Recomendada: 1366 x 768

Tempo de Resposta (ms): 8

Cabo DVI-D: Não

Conector 15 PIN D-SUB: Não

Peso Bruto (Kg): 3.7

Dimensões (L x A x P) mm: 376 x 304 x 190

Tamanho da Tela (polegadas): 156

Peso Bruto: 3,51

________________

Então pessoal, não entendo muito de torque, rotação, rpm, tensão.. uq vocês acham? Sera q ele consegue subir quase 4kilos? queria colocar mais ou menos uns 35 ~ 40V saida de uma corrente de 110v .. Liguei esse motor em uma carregador de cel.. 12v acho q deu pra "arrastar" 1 kilos..

uq vocês acham?:unsure:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 19/02/2012 às 13:56, Latinock disse:

eae gente beleza?

olha to com um projeto aqui, de um tv lift, q é basicamente um elevador de lcd..

arranjei o motor dele.. mas n sei se o motor consegue levantar o peso do lcd, q é aproximadamente 3 a 3,9kg.. fiz uma relação entre a potencia do motor e o peso do lcd, segue abaixo:

_______________________

Motor elétrico: EM-529 RS445PA14233R

Características:

Tensão nominal: 42 V;

Trabalhando tensão: 12-42 V

Rotação: 6500/min;.

Corrente de carga: 0,060 A;

Corrente de curto circuito: 1,47 A;

Alimentação: 7,78 W;

Torque: 81,8 mN ∙ m;

Diâmetro: 3,17 mm;

Motor Diâmetro: 30 mm;

Motor com comprimento do eixo: 67 mm;

Comprimento: 230 mm;

Condição: muito bom, usado;

Fabricante: Mabuchi.

___________________

Monitor Philips 161VW 15,6" LCD

Monitor/TV: Não

Widescreen: Sim

Contraste: 1500:1

Brilho (cd/m²): 250

Cabo 15 PIN D-SUB: Não

Resolução Recomendada: 1366 x 768

Tempo de Resposta (ms): 8

Cabo DVI-D: Não

Conector 15 PIN D-SUB: Não

Peso Bruto (Kg): 3.7

Dimensões (L x A x P) mm: 376 x 304 x 190

Tamanho da Tela (polegadas): 156

Peso Bruto: 3,51

________________

Então pessoal, não entendo muito de torque, rotação, rpm, tensão.. uq vocês acham? Sera q ele consegue subir quase 4kilos? queria colocar mais ou menos uns 35 ~ 40V saida de uma corrente de 110v .. Liguei esse motor em uma carregador de cel.. 12v acho q deu pra "arrastar" 1 kilos..

uq vocês acham?:unsure:

Vendo sua duvida com esse motor, tenho um mesmo, porém pra dar torque nele você precisa de uma caixa redutora, Isso da mais forca(torque), mas o deixa mais lento, já que as engrenagens vão reduzir a velocidade, espero ter ajudado, já existem motores DC com caixa de redução embutido mas o custo é um pouco salgado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Eu tinha olhado este post antes e estava esperando mais alguém se pronunciar.

Vamos aos dados , este motor diz ter um torque de 81,8 miliNewton por metro, o que equivale a uns 820 gfcm ( grama força por centimetro )

Então, seu aparelho pesa 4 Kg , que seriam 4000 gramas, esse peso necessita de aproximadamente 392 miliNewton por metro, o que significa uma multiplicação de  5 vezes o torque do motor.

 

Necessita no mínimo uma caixa de redução 5x1 , aumenta o torque 5x e diminui a velocidade 5x  ,  em torno de 1300 rpm rodando com a tensão no talo, em 42 Volts. 

 

Perceba que essa força será aplicada a  UM CENTIMETRO de deslocamento angular. Considerando que um  sistema pinhão-cremalheira ( ou transmissão angular ) tem normalmente 3cm entre o centro do eixo e a engrenagem movida voce precisaria triplicar o torque obtido até aqui, então para trabalhar com alguma folga usaria outra redução de 5x1 e isso resultaria em um movimento final  aproximado  de 1 cm por minuto no seu elevador.

 

Como a altura de TV é de 30cm iria demorar TRINTA MINUTOS para que ela entrasse ou saisse do alojamento.

 

Conclusão, me parece inviável esse motor para o seu propósito, precisaria um motor mais potente.

 

Fiz apenas alguns cálculos, posso ter errado. Se falei bobagem os peritos podem ( e devem ) descer a lenha , vou acatar humildemente.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!