Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL: Converta seu filtro APC para 220V.


rau

Posts recomendados

Convertendo seu filtro APC para 220V:

Esse tutorial tem como intuito ajudar as pessoas que gostariam de ter um protetor da qualidade dos APC, mas em 220V, auxiliando-os assim a converter o Filtro APC Surge Arrest (em principio qualquer modelo), pra 220V-240V. Vou me focar apenas nos dois modelos melhores e mais vendidos por eles no Brasil, que são muito semelhante ao meu, comprado no exterior, o PF11VNT3.

Não recomendo converter esse filtro se o intuito é ligá-lo numa rede 220 Fase-Fase, essa conversão é válida apenas para ligar o filtro entre Fase-Neutro 220V. No caso de redes 220 F-F, poderia haver alguma avaria no circuito de diagnostico do aterramento e inversão de "polaridade" ou no minimo um mal funcionamento.

Há alguns meses atrás tive essa ideia e postei no ForumPCs pedindo ajuda de alguém que entendesse mais e analisasse o circuito do mesmo pra mim e me indicasse quais os componentes que eu deveria trocar. O grande Akira386, do ForumPCs, me ajudou fazer essa conversão, que funcionou muito bem. Hoje pensei, porque não fazer um passo a passo pra galera que tanto deseja ter um bom filtro 220V? Obrigado Akira!

O topico original pra quem quiser ver:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=235747

Não tive dificuldade alguma em fazer a conversão nem em comprar os componentes, só o custo de mais ou menos 60 reais com frente.

Com os componentes em mão, basta apenas que você saiba dissoldar e soldar componentes eletrônicos, caso não saiba, procure tutoriais no Google que ensinam soldagem de componentes eletrônicos, tenho certeza que você encontrará, já que esse tutorial apenas enfoca no que deve ser trocado, como trocar cada um procure ou peça alguém que entenda de soldagem, mas é muito fácil!

A única dificuldade que tive no meu modelo específico de protetor é que ele tem uma espécie de compartimento plástico onde 6 varistores ficam enclausurados quando a tampa do filtro é fechada, isso é feito pra que os varistores fiquem bem junto dos fusíveis térmicos pra que o calor se acumule ali dentro e também evitar que em caso de condução pelos varistores que os façam estourar, eles não propaguem chamas pros lados, nem pedaços. Abaixo darei uma dica pra minimir esse problema.

Material necessário:

1 - Ferro de solda de uns 30W.

2 - Solda de estanho pra eletrônicos

3 - Uma pequena pinça, pode ser de sombrancelhas. Ajuda na dissoldagem dos resistores, mas dependenod de como você dissolda, só tocar o ferro de solda e dar uma pequena empurradinha q o resistor ja sai. Uma chave de fenda fina ajuda tb pra ir cutucando o resistor pra cima enquanto você esquenta suas perninhas por baixo.

Componentes necessários:

1 – Resistores com valores entre 82-83% do valor dos resistores originais. No caso eu usei resistores de 24.3kOhms (24300 Ohms). A potência suportada por eles não precisa ser alta, esses indicado abaixo tem 0.6W. Como é pra acende um pequeno LED, tá mais do que bom, eu poderia até ter escolhido uns mais fracos:

Código de pedido da Farnell: 9466304

2 – Varistores de 250V ou 275V de 20mm de diâmetro. A escolha entre os de 250V e os de 275V vai depender de dois fatores principais que são:

Os de 275V são mais duráveis operando em 220V do que os de 250V e são mais recomendados que sejam usados esses, mas o encaixe deles nos protetores APC P8T3V, PH8VT3 e outros de carcaça semelhante, vai ser um pouco difícil. E ai que é recomendável o de 250V.

Nesse caso o de 250V ainda está 30V acima do valor nominal RMS de 220V da rede, já no caso dos varistores originais, a APC usa modelos de 130V ou seja, apenas 3V acima do valor nominal da nossa rede, que é 127V e 10V acima do valor nominal da rede 120V deles, ou 20V caso considerem o valor nominal 110V. Então o de 250V podem ser usados, provavelmente terão a mesma vida útil dos varistores originais.

Código de pedido na Farnel:

Varistor Epcos 275V 20mm: 95B8041

Varistor Litte Fuse 275V 20mm: 85C4506 (usei esses)

Varistor Little Fuse 250V 20mm: 58K7415

3 – 1 - Transistor NPN 400V – MPSA44G

Códigos de pedido na Farnell: 9556850

www.farnell.com.br

Veja que esses componentes indicados são os que eu usei, mas pode-se muito bem procurar outro de especificação igual/semelhante em outra loja ou nessa mesma loja.

Alguns componentes podem não estar disponíveis no estoque nacional da Farnell, então demora mais pra chegar do exterior.

------------------------------------------------------

O trabalho que se tem agora é o de dissoldar e ressoldar os componentes no local, lembrando que o único que tem polaridade é o pequeno transistor, mas não tem erro, na própria serigrafia da placa vem um desenho que oriente a posição do mesmo.

Fotos:

Na fotos estão marcados os componentes à serem trocados, o transistor está embaixo do fio branco, mas vou postar uma foto do mesmo em detalhe logo abaixo:

APC09_mod.jpg

Obs: Nesse modelo há dois locais vagos pra dois varistores a mais. No meu modelo importado esses dois locais estão ocupados por dois varistores, então caso queiram incrementar a sua proteção, pode adquirir mais varistores e solda-los ai nesse local. No caso de comprarem os varistores da Farnell, invariavelmente irá sobrar varistores, já que tem uma quantidade mínima para a venda.

Os varistores não circulados são varistores de 300VAC, então não precisam ser trocados, mas de qualquer forma, verifique a especificação dos mesmos antes de ligar em 220V. Veja se são 20D471K, esses são de 300V.

Transistor:

APC14_Mod.jpg

Nessa foto abaixo mostra o compartimento dos varistores. Como falei, os varistores de 275V são mais gordinhos e fica bem difícil coloca-los ai dentro, mas com jeitinho eles entram.

APC10_mod.jpg

Aqui vai a foto do meu filtro, do antes e depois. Esse filtro foi queimado ao ligar por engano em 220V quando ainda era 120V, então as marcas que vocêm podem ver, vêm dessa queima:

Antes:

dsc01743bl8.jpg

Depois:

DSC02223-1.jpg

Obs: A fita em volta dos dois varistores pode ser removida e deixada sem, ela ta ai com o intuito de conter o calor perto do fusível sanduichado ai nesse meio, no caso de falha dos varistores, mantedo o fusível tocando nos mesmos, absorvendo o calor e seccionando o circuito. Mas com varistores mais gordinhos, assim que você encaixar a tampa, eles vão ser empurrados contra o fusível, mantendo-os em contato. Mas caso queira manter a originalidade, talvez só conseguirá manter a fita caso use varistores de 250V ou menores, mas ai vai ter que comprar a fita própria também, ou passar uma fita isolante em volta. Essa fita se chama fita termo-contrátil ou retrátil, ela é uma espécie de borracha que quando é aplicado calor em volta dela, ela se retrai, apertando os componentes ou isolando-os. Pode ser usado um mini maçarico ou um isqueiro pra ela encolher, na embalagem geralmente vem a instrução de uso.

Componentes comprados:

Varistores (os discos de cor vermelha), os transistores que são os pequenos componentes pretos e os resistores. Os resistores vieram 50, que é o minimo que a Farnell vende, mas são baratos:

DSC02222.jpg

Bem pessoal, na falta de bons filtros 220V, essa aí é uma boa forma para se ter um bom filtro, com ótimo design, funcionalidade e componentes. A conversão é muito simples e exige pouco conhecimento em eletrônica.

Os componentes de proteção telefônica e coaxial não precisam ser mexidos, já que são independentes da rede elétrica.

Então é isso, qualquer dúvida, tentarei respondê-la!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!