Introdução
Os gabinetes para instalação de discos rígidos externos são ideais por permitir que você transporte uma grande quantidade de informação (dados, músicas, vídeos, fotos, etc) de casa para o trabalho e vice-versa. O principal problema com os discos rígidos externos é a taxa de transferência, já que a maioria deles utiliza a interface USB 2.0, que limita a taxa de transferência a 60 MB/s (480 Mbit/s). O Max 4 Active Cooling da Thermaltake, no entanto, tem também uma porta eSATA, que é a melhor maneira de conectar um disco rígido externo ao micro, pois permite que o disco seja acessado com a mesma taxa de transferência como se ele estivesse instalado dentro do PC. Vamos dar uma olhada em detalhes neste produto da Thermaltake, incluindo testes de desempenho.
O interessante no Max 4 Active Cooling é que ele continua tendo uma porta USB 2.0, o que pode ser prático para quando você transportar o seu disco rígido para algum lugar onde não exista uma porta eSATA disponível – por exemplo, na casa de um amigo – e ligar o Max 4 em qualquer porta USB 2.0 disponível.
O Max 4 Active Cooling, a propósito, aceita apenas discos rígidos SATA. Por essa razão você precisará comprar um disco rígido SATA para usar com ele (ele não vem com um disco rígido e você precisará instalar um por conta própria; a instalação, no entanto, não é complicada, como mostraremos na próxima página).
Como o próprio nome do produto já sugere, ele tem uma ventoinha de 80 mm para refrigerar o disco rígido. A carcaça do Max 4 é feita em alumínio.
Figura 1: Thermaltake Max 4 Active Cooling.
O Max 4 vem com um suporte para que ele fique em pé e não ocupe muito espaço na sua mesa de trabalho.
Figura 2: Thermaltake Max 4 Active Cooling.
Na Figura 3 você ver a parte traseira do produto onde estão localizadas as portas eSATA e USB 2.0.
Figura 3: Parte traseira do Max 4 Active Cooling.
Na Figura 4 você ver a fonte de alimentação e os cabos que acompanham o produto. Como você pode ver ele vem com um adaptador eSATA que é necessário para você converter qualquer porta SATA em eSATA, se sua placa-mãe não tiver uma porta eSATA “on-board” em seu painel traseiro. Portanto você não precisará comprar nenhum acessório extra para fazer com que este gabinete funcione com o seu computador de modo a obter a maior taxa de transferência possível oferecida pela interface SATA. É importante saber que o padrão eSATA usa um plugue diferente do SATA e, portanto, o cabo é diferente do cabo SATA padrão que vem com a placa-mãe.
Figura 4: Fonte de alimentação, cabos e suporte.
Vamos agora dar uma olhada no interior do Max 4 Active Cooling.
Respostas recomendadas