Conclusões
Em nossos testes, podemos primeiramente notar que o Crucial BX300 de 1200 GiB não apresenta variações sensíveis de desempenho entre dados compactáveis e não-compactáveis em testes de leitura e escrita, o que significa que sua controladora não utiliza compactação de arquivos para aumentar o desempenho.
Pudemos notar que, nos testes com dados compactáveis, o modelo testado foi um pouco mais lento do que o seu principal concorrente, o Kingston A400. Porém, nos testes com dados não compactáveis, a situação se inverteu e o Crucial BX300 foi um pouco mais rápido, em geral.
Porém, nos testes com grande quantidade de dados é que o SSD da Crucial se destacou: ele foi consistentemente mais rápido do que todos os outros modelos, principalmente nos testes de escrita. Isto, claramente, deve-se ao fato deste modelo utilizar memórias MLC, enquanto os outros modelos utilizam memórias TLC. Além disso, ele possui o cache SLC utilizado para acelerar a gravação de dados nos modelos TLC, e também se diferencia por ser um dos poucos modelos de baixo custo que trazem uma memória cache DRAM.
Juntando o seu excelente desempenho com o fato de que este é um dos SSDs de 120 GiB mais baratos encontrados à venda no Brasil no momento, podemos concluir que o Crucial BX300 é uma das melhores opções do momento para quem quer adquirir um SSD de baixo custo e deixar para trás a lentidão causada por um sistema operacional instalado em um disco rígido convencional.
Respostas recomendadas