Introdução
O SPIO é um gabinete para a instalação de HDs IDE comuns do lado de fora do micro, sendo fabricado pela coreana ValuePlus (http://www.valueplus.co.kr) e distribuído no Brasil pela Hayannara Technology (http://www.hayannara.com.br).
Este produto está disponível em várias versões: USB 2.0, USB 2.0 + FireWire, Serial ATA e Serial ATA + USB 2.0. Nós recebemos para testes a versão USB 2.0, chamada 352, contendo um disco rígido Maxtor DiamondMax Plus 8 de 30 GB já instalado em seu interior. Você pode comprar este produto com um HD de até 250 GB em seu interior ou então ele "vazio", para você mesmo instalar o seu disco rígido.
Figura 1: SPIO 352 em sua embalagem.
Figura 2: O SPIO 352 da ValuePlus.
Uma das grandes vantagens deste produto é que ele possui uma fonte de alimentação completa em seu interior, usando um cabo de força tradicional para ser ligado à tomada. Em alguns produtos concorrentes que testamos a fonte de alimentação era externa, o que significava um "trambolho" do lado de fora do gabinete e atrapalhando a instalação de outros cabos de força na tomada ou estabilizador de tensão.
O SPIO é extremamente parecido com o HardBox da Sarotech que testamos, sendo de fácil abertura (não requer chave de fendas) e podendo operar tanto na posição horizontal quanto na vertical. Na Figura 3 você observa o produto aberto.
Figura 3: O SPIO 352 da ValuePlus aberto.
Respostas recomendadas