

Distribuição da Potência
Na Figura 18 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da Galaxy 1000 W
Figura 18: Etiqueta da fonte de alimentação.
Como explicamos, esta fonte de alimentação possui duas fontes independentes em seu interior. Os barramentos +12V1 e +12V2 são conectados à primeira fonte de alimentação, enquanto que os barramentos +12V3, +12V4 e +12V5 são conectados à segunda fonte.
De acordo com a etiqueta a primeira fonte tem um limite de 408 W (34 A) enquanto que a segunda fonte tem um limite de 492 W (41 A). Isto é curioso, pois internamente as duas fontes são absolutamente iguais e, portanto, em teoria elas possuem os mesmos limites. Estes números, no entanto, provalmente indicam em que nível as proteções da fonte foram configuradas.
Como as saídas de +12 V de cada fonte não estão conectadas juntas a capacidade máxima de cada uma dessas fontes não pode ser somada.
Para uma melhor distribuição de potência e eficiência as duas fontes têm de estar entregando mais ou menos a mesma quantidade de potência. Entretanto, a menos que você tenha um sistema multiprocessado, isto não ocorrerá. Placas de vídeo tendem a puxar mais potência do que processadores e, portanto, a fonte interna onde as placas de vídeo são conectadas tende a estar mais carregada do que a fonte onde os processadores estão conectados.
Infelizmente não temos os equipamentos necessários para fazer um teste de verdade na fonte de alimentação; precisaríamos criar uma carga real de 1.000 W para verificar se esta fonte de alimentação consegue fornecer ou não sua potência rotulada.
Respostas recomendadas