

Estágio de Filtragem de Transientes
Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma ideia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Em fontes de alimentação genéricas este estágio tem apenas uma bobina, dois capacitores cerâmicos, um ou dois capacitores de poliéster metalizados e, se tivermos sorte, um varistor (MOV).
Esta fonte de alimentação da Thermaltake usa um varistor, quatro capacitores cerâmicos, dois capacitores de poliéster metalizados e três bobinas de ferrite.
Neste estágio mais uma coisa curiosa, um fio terra cortado e isolado com fita adesiva verde, como você pode ver na Figura 13. Vai entender.
Figura 13: Estágio de filtragem de transientes (parte 1).
Figura 14: Estágio de filtragem de transientes (parte 2).
Nós encontramos mais coisas curiosas aqui. O filtro de entrada é conectado na ponte de retificação usando dois fios (fios marrom e azul indicados com uma seta vermelha na parte superior esquerda da Figura 14), enquanto que em outras fontes de alimentação esta conexão é feita através de trilhas da própria placa de circuito impresso. Na Figura 14 você pode ver ainda que o porta-fusível usado por esta fonte não é muito prático.
Vamos falar agora em mais profundidade sobre os componentes usados na Toughpower 750 W.
Respostas recomendadas