

Análise do Secundário
Esta fonte de alimentação usa quatro retificadores Schottky.
A saída de +12 V é produzida por dois retificadores Schottky STPS60L45CW instalados em paralelo, cada um suportando até 60 A (30 A por diodo interno a 135° C). A corrente máxima teórica que a linha de +12 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por dois diodos de 30 A em paralelo). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 86 A ou 1.029 W para a saída de +12 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina. Esta saída está claramente superdimensionada.
A saída de + 5V é produzida por um retificador Schottky STPS40L45CW que pode suportar até 40 A (20 A por diodo interno a 130° C). A corrente máxima teórica que a linha de +5 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, um diodo de 20 A). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 29 A ou 143 W para a saída de +5 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.
A saída de +3,3 V também é produzida por um retificador Schottky STPS40L45CW que pode suportar até 40 A (20 A por diodo interno a 130° C). Usando o mesmo cálculo achamos uma corrente máxima teórica de 29 A ou 94 W.
Apesar de as linhas +5 V e +3,3 V terem retificadores separados, elas compartilham a mesa saída do transformador. Portanto a corrente máxima que essas linhas podem fornecer dependerá muito do transformador.
Na Figura 19 você pode ver os quatro retificadores Schottky usados no secundário, além do sensor térmico localizado no dissipador de calor secundário.
Figura 19: Retificadores de potência usados no secundário.
A saída de +5VSB (também conhecida como “tensão de standby”) utiliza um retificador Schottky SBL1040CT que pode fornecer até 10 A (5 A por diodo interno a 95° C).
Respostas recomendadas