Ir ao conteúdo
Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 750 W (W0116RU)

Distribuição da Potência

Na Figura 20 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da Toughpower 750 W.


Figura 20: Etiqueta da fonte de alimentação.

Com base nos dados mostrados na página anterior concluímos que a potência máxima teórica da linha +12 V é de 1.029 W, a da linha de +5 V é de 143 W e da linha de +3,3 V é de 94 W.

Como dissemos na página anterior, a corrente/potência máxima que cada linha pode realmente fornecer dependerá de outros componentes usados, especialmente do transformador, da bobina e da largura das trilhas da placa de circuito impresso.

Uma coisa interessante nesta fonte de alimentação é que a Thermaltake não colocou a potência máxima para cada saída individual na etiqueta da fonte de alimentação, o que é muito raro. Para a saída de +12 V, por exemplo, eles colocaram 18 A para cada um dos quatro barramentos virtuais. Isto é traduzido em 216 W por barramento ou 864 W no total, muito mais do que a potência máxima rotulada. De qualquer maneira este número é menor do que a corrente máxima que os retificadores de +12 V podem fornecer.

Para a saída de +5 V a Thermaltake atribuiu uma corrente máxima de 28 A, que é igual a 140 W, enquanto que para a saída de +3,3 V o fabricante atribuiu uma corrente máxima de 30 A, ou 99 W. Entretanto, na etiqueta a Thermaltake diz que a potência combinada das saídas +5 V e +3,3 V é de 180 W (já que elas estão ligadas na saída do mesmo transformador).

A saída de +5VSB é rotulada como tendo uma potência máxima de 3 A, o que significa 15 W.

Todas as saídas foram rotuladas com uma corrente muito abaixo da corrente máxima que cada retificador pode fornecer.

Infelizmente não temos os equipamentos necessários para fazer um teste de verdade na fonte de alimentação; precisaríamos criar uma carga real de 750 W para verificar se esta fonte de alimentação consegue fornecer ou não sua potência rotulada.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Prezados Gabriel Torres e Cássio Lima:

Boa tarde.

Muito bom o artigo sobre a fonte Thermaltake Toughpower, no entanto, permita-me fazer uma pequena correção sobre o mesmo. Salvo melhor juízo, entando eu, o PFC corrige apenas o fator de potência e não interfere em outros detalhes da fonte que influenciem na sua eficência energética. Assim sendo, julgo ser necessário esclarecer ao consumidor doméstico que o PFC por encarecer, e muito, a fonte, só é interessante

para os grandes consumidores, que possuem muitos computadores e que se enquadram entre aqueles que podem ser multados pelas distribuidoras de energia elétrica pelo consumo exagerado de potência reativa (KVA). O consumidor doméstico ou pequenos consumidores só pagam pela potência ativa (KW) e o PFC de nada adianta para eles.

Atenciosamente.

Anazeil Bragança Fernandes

e-mail: [email protected]

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 750 W (W0116RU)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1271

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Toughpower 750 W é atualmente a fonte de alimentação mais topo de linha da Thermaltake, sendo que eles lançarão em breve modelos de 850 W, 1.000 W e 1.200 W nesta mesma série. A Toughpower 750 W, conhecida internamente como W0116RU, vem com um sist..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...