

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Cooler Master Silent Pro M 600 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação BU1506 em seu estágio primário, que suporta até 15 A a 85° C se um dissipador de calor for usado (que é o caso) ou apenas 3,4 A a 25° C sem um dissipador de calor. Em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 1.725 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 1.380 W sem a queima destes componentes. Claro que estamos falando apenas destes componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação.
No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET STW20NM50, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25°C ou até 12,6 A a 100°C (veja o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo ou até 80 A a 25°C em modo pulsante. Esses transistores apresentam um RDS(on) de 250 mΩ (resistência quando o transistor está ligado; quanto menor este valor melhor, pois maior será a eficiência).
Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. A Cooler Master Silent Pro M 600 W usa dois capacitores de 270 µF x 420 V conectados em paralelo; isto é equivalente a um capacitor de 540 µF x 420 V. Esses capacitores são japoneses da Matsushita e rotulados a 85° C.
Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET STP20NM50FD são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Cada um é capaz de fornecer até 20 A a 25° C ou até 14 A a 100° C em modo contínuo ou até 80 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 250 mΩ.
Figura 10: Transistores chaveadores, diodo do PFC ativo e transistores do PFC ativo.
O primário é controlado por um chip CM6806 PFC/PWM.
Figura 11: Controlador PFC/PWM.
Respostas recomendadas