Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Silent Pro M 850 W


     60.939 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Silent Pro M 850 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Cooler Master Silent Pro M 850 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação tem três pontes de retificação GBU806 em seu estágio primário. Cada ponte suporta até 8 A a 100° C se um dissipador de calor for usado ou apenas 3,5 A a 100° C se um dissipador de calor não estiver disponível. Infelizmente um dissipador de calor não é usado, mas as três pontes são aparafusadas juntas. Na corrente nominal de 8 A a fonte de alimentação seria capaz de extrair até 2.769 W de uma rede elétrica de 115 V, mas a 3,5 A nós temos uma potência CA máxima teórica de 1.208 W a 115 V. Assumindo uma eficiência de 80%, as pontes permitiriam que esta fonte fornecesse até 966 W sem a queima destes componentes. Claro que estamos falando apenas destes componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fonte de alimentação Cooler Master Silent Pro M 850 W
Figura 9: Pontes de retificação.

O circuito PFC ativo usa três transistores de potência MOSFET FCPF21N60N. Infelizmente nós não encontramos este componente no site do fabricante (Fairchild).

Fonte de alimentação Cooler Master Silent Pro M 850 W
Figura 10: Transistores do PFC ativo e diodo.

Esta fonte de alimentação tem um grande capacitor japonês de 680 µF x 420 V para filtrar a saída do circuito PFC ativo, rotulado a 105° C. Isto é bom por dois motivos: primeiro que capacitores japoneses não vazam e segundo porque normalmente os fabricantes utilizam capacitores rotulados a 85° C aqui. É bom ver um fabricante usar um capacitor com um limite de temperatura maior.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET IPI60R125CP são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. Cada transistor suporta até 25 A a 25° C ou 16 A a 100° C (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 82 A em modo pulsante a 25° C, apresentando um RDS(on) de 125 mΩ.

Fonte de alimentação Cooler Master Silent Pro M 850 W
Figura 11: Transistores chaveadores.

Esta fonte de alimentação usa um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

Fonte de alimentação Cooler Master Silent Pro M 850 W
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

pois é após o fiasco do outro modelo olhei com desconfiança para esta fonte, mas... está redimida né CM!?

ah uma pergunta, será que colocando o dissipador neste retificadores melhoraria em alguma coisa? porque não só nela mas em outras fontes boas vem faltando este componente ao meu ver importante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marockosu,

Seria bom se a fonte não conseguisse fornecer a potencia rotulada. Acho que ali como o Gabriel copia alguns textos de outros testes de fotnes, acredito que ficou ali por esse motivo. Mas no caso dessa fonte ela foi muito bem dimensionada que dispensa o uso dos retificadores...

No caso os retificadores ajudar a dissipar o calor, logo pode-se obter uma maior potencia no componente. Nesse caso em especifico dessa fonte não há necessidade.

Senhora fonte!!!! nossa uma fonte perfeita... adoraria ter uma dessas...

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!