Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Coolmax CUL-750B 750 W


     48.829 visualizações    Energia    14 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Coolmax CUL-750B 750 W
Produto Bomba

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Coolmax CUL-750B 750 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação PBU1005 instalada em um dissipador de calor, qu suporta até 10 A a 100°C se um dissipador de calor for usado. Em uma rede elétrica de 115 V esta fonte seria capaz de puxar até 1.150 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitira que esta fonte fornecesse até 920 W sem que ela queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

Coolmax CUL-750B 750 W
Figura 8: Ponte de retificação.

Dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 são usados no circuito PFC ativo, cada um capaz de fornecer até 20,7 A a 25° C ou 13,1 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 62,1 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência máxima de 190 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Quando menor este valor, melhor, o que significa que menos potência será desperdiçada e, portanto, maior será a eficiência da fonte.

Coolmax CUL-750B 750 W
Figura 9: Transistores do PFC ativo e diodo.

O capacitor eletrolítico usado para filtrar a saída do circuito PFC ativo está rotulado a 105° C, o que é excelente, e fabricado por uma empresa chamada “CS”.

Na seção de chaveamento outros dois transistores de potência MOSFET SPP20N60C3 são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. As especificações desses transistores já foram publicadas acima.

Coolmax CUL-750B 750 W
Figura 10: Transistores chaveadores. O transistor na direita é da fonte de alimentação +5VSB.

O primário é controlado pelo chip controlador PFC/PWM CM6805.

Coolmax CUL-750B 750 W
Figura 11: Controlador PFC/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

burrice do fabricante, negativa a imagem do seu produto e o proprio nome por besteira.

Simples, se esta fonte fosse rotulada como 470W ela seria um produto excelente.

mesmo ela sendo rotulada pelo teste como bomba, ainda prefiro comprar ela por 60 dolares do que muitas outras que nao conseguem fornecer nem 250w reais com eficiencia e qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo menos ela não explode como as Huntkey...eu também estava esperando por fogos de artifício no vídeo...:D

Em plenos EUA os caras tentarem vender esta fonte com potência falsa é pedir para ser processado já que lá é onde se mais abre processo até por bobagens, apesar que aqui no Brasil estas empresinhas como a Leadership e cia deveriam também ser processadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembrou mais a C3 Tech do que a Leadership.

Tem uma boa fonte, porém rotulada errada.

Exemplo da Puf4050 e da DSA5060. Já a Leadership além de rotular errado, as fontes são realmente ruins.

Concordo plenamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!