Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Corsair GS800


     110.613 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Corsair GS800
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dá uma olhada no primário da Corsair GS800. Para uma melhor compreensão do que falaremos aqui sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1506, instalada no mesmo dissipador de calor onde estão localizados os transistores do circuito PFC ativo. Esta ponte suporta até 15 A a 55° C, portanto em teoria você seria capaz de extrair até 1.725 W de uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 1.380 W sem que ela queimasse. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Corsair GS800
Figura 10: Ponte de retificação

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET TK20J60U, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25°C (infelizmente o fabricante não informou o limite de corrente a 100° C) ou até 40 A em modo pulsante a 25°C. Esses transistores possuem uma resistência de 165 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

Corsair GS800
Figura 11: Transistores do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor da Samxon rotulado a 105° C.

Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET SPA16N50C3 são usados, instalados na configuração de chaveamento direto com dois transistores. Esses transistores suportam até 16 A a 25° C ou até 10 A a 100° C em modo contínuo, ou até 48 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de 280 mΩ.

Corsair GS800
Figura 12: Transistores chaveadores

O primário é controlado pelo famoso controlador PFC ativo/PWM CM6800.

Corsair GS800
Figura 13: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário esta fonte de alimentação.

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

:) Realmente a Corsair é uma marca de respeito e de qualidade, que dá segurança e desempenho. Uma coisa que eu acho ótima é a qualidade dos cabos da Corsair, no que se refere a construção e ao seu comprimento, dispensando adaptadores, e também porque não, a cor preta, que é uma característica forte da Corsair. O estilo é muito importante :D. Os 4 cabos PCI-E de 6 e 8 pinos já são um exemplo da não necessidade de adaptadores para colocar outra placa de vídeo, que necessite dos mesmos pinos, e isso já é mais uma economia. "80 Plus Padrão"? Então tá!

Parabéns ao CdH por mais um teste de confiabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ótima fonte de alimentação, preço acessível, corsair não nem o que fala aqui, dispensa comentário.Para usuário que pretende fazer SLI com duas placa de vídeo top de linha, essa fonte é uma ótima opção.

Para usuário como eu, 800W é muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bacana!

Comprei na BestBuy, hj mesmo (irma irmã está lá e irá trazer) o modelo GS 700 (99,99 doletas).

Será que são iguais, mudando somente a potência oferecida?

Procurei reviews da GS 700 mas nao encontrei nada! Apesar deste ótimo review da GS 800 ja ter me acalmado um pouco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!