Ir ao conteúdo
Teste da Fonte de Alimentação Huntkey Jumper 600B
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Huntkey Jumper 600B. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte usa duas pontes de retificação T10KB80 conectadas em paralelo, instaladas em um dissipador de calor individual. Infelizmente nós não encontramos o documento técnico deste componente, mas está claro que cada ponte suporta até 10 A. Isto significa que em teoria você seria capaz de extrair até 2.300 W de uma rede elétrica de 115 V. Assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que a fonte fornecesse até 1.840 W sem que elas queimassem. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Huntkey Jumper 600B
Figura 10: Pontes de retificação

Dois transistores de potência MOSFET STW26NM60N são usados no circuito PFC ativo, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25° C ou 12,6 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 80 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência máxima de 165 mΩ quando ligados, uma características chamada RDS(on). Este número indica a quantidade de potência que é desperdiçada e quanto menor este valor melhor, pois significa que o transistor consumirá menos quando estiver ligado, resultando em uma maior eficiência para a fonte.

Huntkey Jumper 600B
Figura 11: O diodo e os transistores do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico de 470 µF x 450 V japonês, da Chemi-Con, rotulado a 85° C.

Na seção de chaveamento, dois transistores MOSFET STW28NM50N são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor suporta até 21 A a 25° C ou 13 A a 100° C em modo contínuo, ou até 84 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de 158 mΩ.

Huntkey Jumper 600B
Figura 12: Transistores chaveadores

O primário é gerenciado por um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

Huntkey Jumper 600B
Figura 13: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!