Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação In Win GreenMe 650 W


     18.010 visualizações    Energia    1 comentário
Teste da Fonte de Alimentação In Win GreenMe 650 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da In Win GreenMe 650 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU605, que estão conectadas ao mesmo dissipador de calor que o circuito PFC ativo e os transistores de chaveamento. Cada ponte suporta até 6 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 1.380 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 1.104 W sem que elas se queimassem. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. O modelo de 750 W usa duas pontes de 8 A aqui.

In Win GreenMe 650w
Figura 11: Pontes de retificação

O circuito PFC ativo utiliza dois transistores MOSFET TK20J50D, cada um suportando 20 A a 25° C em modo contínuo ou até 80 A a 25 ° C em modo pulsante. Infelizmente o fabricante não diz os limites de corrente a 100° C. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 270 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência. O modelo de 750 W usa transistores diferentes aqui.

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês de 390 µF x 420 V da Matsushita (Panasonic), rotulado a 105° C.

In Win GreenMe 650w
Figura 12: Capacitor

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET TK15J50D são usados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada um destes transistores suporta até 15 A a 25°C em modo contínuo ou até 60 A a 25°C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 400 mΩ. Infelizmente o fabricante não diz os limites de corrente a 100° C. O modelo de 750 W utiliza transistores mais potentes aqui.

In Win GreenMe 650w
Figura 13: Um dos transistores do PCF ativo e os dois transistores chaveadores

O primário é gerenciado por um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

In Win GreenMe 650w
Figura 14: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

$78 numa fonte com projeto DC-DC e com bom desempenho (pelo menos aqui, pois nos testes da Legit Reviews o ripple bateu 82mV) é um bom sinal mesmo. A regulação de tensão está dentro da média. Inserindo mais dois conectores PCIe afetaria o bom preço final, apesar de ser mais desejável. Custando $78, chegaria aqui por R$250-260, o que seria interessante mesmo com dois cabos PCIe. Já seria melhor que os modelos de 650W nesta faixa de preço por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!