

Distribuição da Potência
Na Figura 15 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de potência desta fonte.
Figura 15: Etiqueta da fonte de alimentação.
De acordo com a etiqueta esta fonte tem quatro barramentos de +12 V. Internamente nós vimos claramente os quatro sensores de corrente (“shunts”) e embora o circuito de monitoramento tenha apenas dois canais de +12 V em sua proteção contra sobrecarga de potência (OCP), esta fonte usa dois comparadores de tensão para “expandir” essas entradas. Portanto esta fonte realmente tem proteção contra sobrecarga de corrente habilitada e, portanto, quatro barramentos de +12 V.
Figura 16: Quatro sensores de corrente (“shunts”).
Os quatro barramentos estão distribuídos da seguinte forma:
- +12V1 (fio amarelo sólido): Cabo principal da placa-mãe.
- +12V2 (fio amarelo/vermelho): Metade do conector ATX12V/EPS12V.
- +12V3 (fio amarelo/verde): Metade do conector ATX12V/EPS12V, metade dos conectores do sistema de cabeamento modular (dois para placas de vídeo e dois para conectores SATA e para periféricos).
- +12V4 (fio amarelo/preto): Conector EPS12V, metade dos conectores do sistema de cabeamento modular (dois para placas de vídeo e dois para conectores SATA e para periféricos).
Em nossa opinião esta não é uma boa distribuição, especialmente porque os barramentos não estão facilmente identificados fora da fonte e você pode acabar tendo o processador e a placa de vídeo trabalhando no mesmo barramento ou duas placas de vídeo e o processador trabalhando no mesmo barramento.
Vejamos agora se esta fonte pode realmente fornecer 750 W.
Respostas recomendadas