Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte GN-A17GU (Access Point 802.11g) e GN-WMAG (Placa de rede PCMCIA 802.11b/g)


     78.575 visualizações    Outros    0 comentários
Gigabyte GN-A17GU (Access Point 802.11g) e GN-WMAG (Placa de rede PCMCIA 802.11b/g)
Produto Recomendado

Desempenho

O desempenho de uma rede Ethernet quase nunca atinge a taxa máxima (100 Mbit/s para fast Ethernet ou 54 Mbit/s para wireless 802.11g). Há inúmeras razões para que isso aconteça: interferência eletromagnética, placas mal configuradas, excesso de tráfego inútil na rede e até mesmo o projeto do equipamento (problemas de hardware ou software), entre outras razões. Além disto, temos que nos lembrar que a taxa de transferência máxima teórica inclui a transmissão de dados de controle (tais como cabeçalhos), ou seja, a banda disponível é tanto usada para transmitir dados quanto informações de controle.

Usamos o programa Qcheck ( http://www.ixiacom.com/products/performance_applications/pa_display.php?skey=pa_q_check) para fazer a medição da taxa de transferência máxima suportada pelo equipamento da Gigabyte. Passamos a empregar o Qcheck para realizar os testes de desempenho de rede devido à sua simplicidade de operação, sem que haja alterações no método empregado na medição de desempenho, o que impossibilitaria comparações com nossos testes antigos.

Em nossos testes o equipamento atingiu uma taxa de transferência de 2.830 KB/s com a criptografia WEP 128 bits habilitada. As taxas médias obtidas foram rigorosamente iguais nos dois equipamentos testados (roteador wireless e placa PCMCIA). O desempenho do equipamento realmente nos impressionou e foi tipicamente 527% superior à média do desempenho de equipamentos wireless padrão 802.11b (até 11 Mbit/s) já testados aqui no Clube do Hardware, como você pode conferir no gráfico abaixo. Por outro lado o desempenho do equipamento foi 16% inferior aos equipamentos X-Micro padrão 802.11g que testamos.

Desempenho wireless (em MB/s)
Gigabyte GN-A17GU (Access Point 802.11g) e GN-WMAG (Placa de rede PCMCIA 802.11b/g)

Ao habilitarmos o modo “Turbo”, recurso de compressão de dados por meio do qual o fabricante assegura o desempenho máximo teórico de 108 Mbit/s, tivemos outra surpresa ao constatar uma taxa de transferência de 5.590 KB/s, que nos permitiu transferir a imagem (ISO) de um CD-ROM (648 MB) em bem menos de 3 minutos, garantindo que o algoritmo de compressão de dados utilizado pela Gigabyte em seu equipamento é realmente bom. O modo “Turbo” deu um ganho de 198% de desempenho sobre a taxa de transferência típica que obtivemos sem esse modo habilitado, mas foi 7% inferior ao desempenho obtido com o modo Turbo do equipamento 802.11g da X-Micro.

O desempenho do ponto de acesso da Gigabyte é mais do que suficiente (nota 3).

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!