Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2


     60.489 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2
Produto Recomendado

Mais Recursos

Recursos extras é que não faltam a essa placa-mãe. Ela tem duas portas IDE ATA-133 controladas pela ponte sul do chipset e quatro portas IDE ATA-133 adicionais controladas pelo HighPoint HPT374. Duas das quatro portas IDE adicionais do HighPoint foram transformadas em Serial ATA, usando o chip 88i8030 da Marvell. Ou seja, as portas Serial ATA estão conectadas aos chips da Marvell que por sua vez estão conectados ao chip da HighPoint. Como o chip da HighPoint tem recurso RAID, isso significa que o sistema RAID pode ser usado mesmo nos discos rígidos Serial ATA.

Na Figura 7 você confere o chip HighPoint HPT374, as duas portas IDE convencionais adicionais, as duas portas Serial ATA e, abaixo das portas Serial ATA, os chips Marvell 88i8030.

Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2
Figura 7: Portas IDE adicionais da AT7-MAX2.

No tocante à memória, essa placa-mãe usa o chipset VIA KT400, que suporta memórias DDR400/PC3200 e AGP 8x. Ela tem quatro soquetes DDR-DIMM, o que não é muito comum e é um indicador que a placa é de alto desempenho. Ela aceita até 3,5 GB de memória PC1600 (DDR200) ou PC2100 (DDR266) ou até 2 GB de memória PC2700 (DDR333) ou PC3200 (DDR400).

Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2
Figura 8: Soquetes DDR-DIMM da AT7-MAX2.

Ela não tem portas seriais nem paralela. Se você quiser instalar uma impressora nessa placa-mãe, só mesmo através da porta USB. Aliás, essa placa-mãe tem uma fartura de portas USB: são dez portas USB 2.0, sendo que seis delas soldadas diretamente sobre a placa-mãe. Além das portas USB 2.0, ela ainda tem três portas FireWire (IEEE 1394) controladas pelo chip Texas Instruments TSB43AB23, sendo que duas delas soldadas diretamente sobre a placa-mãe.

Em relação aos dispositivos on-board, o áudio on-board dela é de seis canais (codec Realtek ALC650) e dois detalhes são importantes de serem notados. Primeiro, ela tem uma saída SPDIF óptica e, segundo, ela tem saídas separadas para os canais traseiros, central e subwoofer. Em placas-mães que não têm esse recurso, essas saídas são compartilhadas com as entradas line in e mic in. Ela tem ainda rede on-board, controlada pelo chip VT6103.

Placa-Mãe ABIT AT7-MAX2
Figura 9: Plugues da AT7-MAX2.

Um detalhe importantíssimo sobre essa placa-mãe é que, por sua característica de alto desempenho, ela necessita de uma fonte de alimentação ATX12V, a mesma usada por placas-mães soquete 478, isto é, para Pentium 4. Ou seja, essa placa-mãe é uma das poucas placas-mães para processadores AMD que necessita de uma fonte de alimentação "para Pentium 4".

Em seu CD, alguns programas: Norton AntiVirus 2002, 3Deep (ajusta iluminação e sobreamento do vídeo para melhor qualidade de imagem em jogos 3D), WinDVD e alguns aplicativos da Buzzsoft: SoftBulkEmail (para enviar um e-mail para várias pessoas ao mesmo tempo), SoftCardManager (para gerenciar cartões de visitas), SoftCopier (para copiar documentos e enviar faxes) e SoftPostCard (para enviar cartões postais).

Tudo bem, a placa-mãe é cheia de recursos, mas e o seu desempenho? E a porta Serial ATA? Vale a pena usar o adaptador que vem com essa placa-mãe? Veremos tudo isso e mais um pouco nos nossos testes de desempenho realizados com essa placa. Mas antes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!